Você já observou um tremor do cachorro mesmo com o tempo quente e se perguntou o por quê? Embora seja tentador pensar que tremores são o resultado de estar com muito frio, há muitas outras causas a considerar.

1. Termorregulação (controle de temperatura)

O tremor  do cachorro é um meio muito eficaz de criar calor corporal e é uma resposta normal à diminuição da temperatura corporal. Quando um cão está com febre, o termostato do corpo é reajustado para uma temperatura mais alta. Quando a temperatura tenta voltar ao normal, tremores ocorrem para restaurar o novo ponto de ajuste de temperatura elevado.

2. Excitação / Ansiedade / Medo

cachorro

Todas essas respostas emocionais são capazes de evocar tremores em alguns cães.

3. Dor

O tremor do cachorro pode ser por causa da dor, quer devido a trauma agudo ou uma condição mais dolorosa. Esteja ciente de que nem todos os cães demonstram tremor em resposta à dor. O tremor é simplesmente um dos vários sintomas que um cão com dor pode apresentar.

4. Doença

dog

Uma variedade de problemas médicos subjacentes, variando de insuficiência renal a desequilíbrios hormonais, pode produzir tremores. Distúrbios neurológicos e doenças musculares geralmente causam tremores também.

Uma variedade de toxinas causa tremores como um dos primeiros sintomas neurológicos. Alguns exemplos incluem chocolate e anticongelante.

5. A fraqueza muscular

Atrofia ou fraqueza dos músculos, especialmente aqueles nas patas traseiras, muitas vezes faz tremer. Esta pode ser a razão pela qual a tremulação das pernas traseiras como resultado da fraqueza muscular relacionada à idade é tão comum em cães mais velhos.

6. Cães pequenos tremem

cachorro pequeno

Para muitos cães pequenos, o tremor parece ser apenas um fato normal da vida. Teorias abundam sobre o porquê, mas nenhuma foi documentada como verdadeira. Esteja avisado, se você tiver um cão muito pequeno, você provavelmente observará ele tremendo muito de vez em quando.

Se você observar tremor no cachorro, um bom primeiro passo é determinar se algo no ambiente está fazendo com que seu cão se sinta ansioso ou com medo. Nesse caso, elimine a fonte do estresse ou remova o seu cão da situação para ver se o tremor diminui.

Outro bom primeiro passo é verificar a temperatura do seu cão. A presença de uma febre exige atenção veterinária.

Se o seu cão não parecer ansioso ou medroso e a sua temperatura corporal estiver normal, aconselho-o a contactar o seu veterinário, especialmente se:

  • O tremor no cachorro continua por mais de uma ou duas horas.
  • Você observa qualquer outro sintoma, como letargia, perda de apetite, vômito, diarreia, dificuldade para respirar, etc.
  • Você identifica uma toxina em potencial no ambiente que seu cão pode ter acessado.

Como acontece com a maioria dos problemas médicos, quanto mais cedo a causa do tremor do cachorro for identificada e tratada adequadamente, maior a probabilidade de um resultado positivo.

Perguntas para o seu veterinário sobre tremor do cachorro

  • Por que meu cachorro está tremendo?
  • Algum tipo de tratamento é necessário?
  • Quais outros sintomas eu deveria estar observando?

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário. Ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e bem-estar de seus animais de estimação.

Veja também: Raiva Canina – Como Identificar no Seu Cão