Inegavelmente, o cĆ£ozinho da raƧa Shih-Tzu faz sucesso por onde passa. E nĆ£o Ć© para menos! Seu focinho achatado, os olhinhos amendoados e aquela personalidade forte conquistam qualquer um!

Esse cachorrinho Ć© muito fofo e especial. Mas serĆ” que vocĆŖ sabe tudo sobre o Shih-Tzu? Veja se vocĆŖ conhece bem essa raƧa com a leitura desse artigo. AliĆ”s, nĆ£o se surpreenda se por acaso vocĆŖ descobrir coisas novas sobre esses fofos. Afinal, eles sĆ£o uma caixinha de surpresas.

HistĆ³ria da raƧa Shih-Tzu

Shih Tzu

Esses cĆ£ezinhos sĆ£o mais antigos do que possa parecer. Eles surgiram, primeiramente, na China a partir de 624 a.C. O Shih-Tzu tambĆ©m conquistou a famĆ­lia real, assim como o Pug. A raƧa nĆ£o foi extinta por pouco, durante a RevoluĆ§Ć£o comunista.

Foi apenas em 1930, na Inglaterra, que a raƧa comeƧou a ser criada, de fato. A descendĆŖncia deles vem de 7 machos e 7 fĆŖmeas. AliĆ”s, no comeƧo o Shih-Tzu fazia parte da categoria Ilhasa Apso. Mas isso logo foi desfeito pelo Kennel Club, que separou as duas raƧas.

Tudo sobre o Shih-Tzu com relaĆ§Ć£o as caracterĆ­sticas

As caracterĆ­sticas do Shih-Tzu sĆ£o muito marcantes, sem dĆŗvida. No entanto, por vezes eles sĆ£o confundidos com Ilhasa Apsa, por conta de algumas semelhanƧas. ConheƧa tudo sobre o Shih-Tzu e suas caracterĆ­sticas.

Quais sĆ£o as cores do Shih-Tzu?

Quando os Shih-Tzu ainda sĆ£o filhotes, eles apresentam uma pelagem mais escura. No entanto, com o tempo os pelos comeƧam a clarear. AlĆ©m disso, o Shih-Tzu nĆ£o tem um padrĆ£o de cor definido, nem mesmo as cores. Sendo assim, para saber tudo sobre o Shih-Tzu no quesito cores Ć© um serviƧo bem trabalhoso.

Qual Ʃ o temperamento dessa raƧa?

Como levar o cachorro no Uber

Essa pergunta sobre o temperamento nĆ£o poderia faltar quando se estĆ” querendo saber tudo sobre o Shih-Tzu, nĆ£o Ć©? Se vocĆŖ procura um cachorrinho alegre e que leve muita direĆ§Ć£o para a casa, com o Shih-Tzu vocĆŖ tem.

Os Shih-Tzus adoram ficar com os seus donos, por isso nĆ£o se importam muito se estĆ£o brincando ou recebendo um colinho. AlĆ©m disso, esse cĆ£ozinho estĆ” sempre muito atento e late a qualquer sinal de novidade. EntĆ£o, prepare-se para ouvir muitos latidos ou adestrar o seu bichinho.

Como estĆ” sempre atento a tudo a sua volta, Ć© possĆ­vel que esses cĆ£ezinhos percam o foco muito rĆ”pido. AliĆ”s, como todo o cĆ£o de personalidade forte, nĆ£o se surpreenda se o seu Shih-Tzu demonstrar certo grau de teimosia.

A sua teimosia, de fato, Ć© um grande desafio para quem estĆ” a cargo da sua educaĆ§Ć£o. Mas, nĆ£o se preocupe. Com muito amor, muita paciĆŖncia e uma boa dose de petiscos, esse problema Ć© solucionado rapidamente.

Como Ć© a convivĆŖncia do Shih-Tzu?

shih tzu

Ɖ claro que para saber tudo sobre o Shih-Tzu, Ć© preciso saber sobre a sua convivĆŖncia em diversos aspectos. Inegavelmente, esse cachorrinho Ć© muito sociĆ”vel e consegue conviver de forma tranquila e harmoniosa com todos.

Os Shih-Tzus aceitam numa boa as crianƧas, as pessoas estranhas e os outros animais. Ɖ claro que o melhor Ć© que ele seja adaptado a esses convĆ­vios desde filhote. AlĆ©m disso, Ć© preciso ter muita atenĆ§Ć£o para que as crianƧas nĆ£o firam os olhos desse cachorrinho.

Esses cĆ£es latem muito?

Essa informaĆ§Ć£o Ć©, sem dĆŗvida, muito importante pata quem deseja saber absolutamente tudo sobre o Shih-Tzu. Principalmente para quem deseja ter esse cĆ£ozinho em um apartamento.

Os cĆ£es da raƧa Shih-Tzu estĆ£o sempre em alerta. A qualquer movimentaĆ§Ć£o ou barulho estranho ou novo, eles irĆ£o latir. Sendo assim, eles podem fazer um bocado de barulho sim.

Mas, se vocĆŖ deseja ter um cĆ£ozinho desses em seu apartamento, nĆ£o desista. Ɖ possĆ­vel que se diminua os barulhos com um bom adestramento, muito amor, carinho e paciĆŖncia.

O Shih-Tzu Ć© um cĆ£ozinho destruidor?

shih tzu

Tudo o que vocĆŖ precisa saber sobre o Shih-Tzu Ć© que ele nĆ£o Ć© destruidor. No entanto, Ć© preciso que ele receba atenĆ§Ć£o e tenha atividades para que nĆ£o foque em nenhum chinelo que esteja ā€œdando sopaā€.

Esse cĆ£o Ć© agitado?

Outra pergunta que nĆ£o poderia ficar de fora para vocĆŖ, que deseja saber tudo sobre Shih-Tzu. EntĆ£o, a resposta para a sua pergunta Ć© nĆ£o. Isso pois o cĆ£o nĆ£o tem tanta energia se comparado as outras raƧas. Ele adora, sobretudo, um colinho do seu dono.

A sua falta de energia se deve ao fato de que uma de suas caracterĆ­sticas Ć© o focinho curto e achatado, assim como o Pug. Por isso, a sua respiraĆ§Ć£o pode ser um pouco mais dificultosa, o que explica a sua falta de disposiĆ§Ć£o para exercĆ­cios mais longos ou mais intensos.

PorĆ©m, nĆ£o se engane pensando que esse cĆ£o Ć© totalmente preguiƧoso. Muito pelo contrĆ”rio, os Shih-Tzu adoram uma brincadeira, especialmente se envolver o seu dono tambĆ©m.

Tudo sobre Shih-Tzu e cuidados

Cuidados com o Shih-Tzu

Grande parte dos cuidados serĆ” com os pelos longos que esses cĆ£ezinhos apresentam. NĆ£o se preocupe que os Shih-Tzus nĆ£o soltam muitos pelos. HĆ” apenas a exceĆ§Ć£o de um pequeno perĆ­odo no momento em que eles atingem a fase adulta. Ɖ nessa Ć©poca que os pelos mais jovens sĆ£o trocados por pelos de um cĆ£o adulto.

Pode dar colo

shih tzu

Por mais que essa raƧa seja muito fofa e fique difƭcil resistir quando o assunto Ʃ colo, Ʃ melhor se controlar. Isso pois o colo em demasia pode causar problemas na coluna do seu cachorrinho. AlƩm disso, ele pode ficar muito mimado com tanto colo e latir sem motivo para pessoas e outros animais.

Qual Ć© a frequĆŖncia de banho de um Shih-Tzu

Os cĆ£es dessa raƧa necessitam de banho semanal. Isso por conta dos pelos, que podem ficar embaraƧados.

Quais cuidados deve-se ter com os olhos do Shih-Tzu

Uma informaĆ§Ć£o muito importante quando se trata de saber tudo sobre Shih-Tzu Ć© sobre o cuidado com os olhos. De fato, Ć© muito importante que o pelo do topete nĆ£o entre em contato as vistas do bichinho para nĆ£o causas irritaƧƵes.

VocĆŖ deve manter os olhos do seu Shih-Tzu sempre limpinhos e secos. EntĆ£o, quando for dar banho em seu cachorro, nĆ£o se esqueƧa de secar bem os olhinhos dele. E com cuidado, para nĆ£o machucar.

E como cuidar dos pelos?

Os pelos longos sĆ£o muito caracterĆ­sticos do Shih-Tzu. No entanto, eles demandam muitos cuidados. Um deles, por exemplo, Ć© a escovaĆ§Ć£o diĆ”ria. Ela deve ser feita para que evitar os nĆ³s e tambĆ©m que se acumule a sujeira.

Se vocĆŖ nĆ£o quiser lidar com a escovaĆ§Ć£o diĆ”ria, Ć© possĆ­vel optar pela tosa ou a tosa higiĆŖnica. VocĆŖ escolhe, de acordo com o seu desejo.

Tudo sobre o Shih-Tzu e sua saĆŗde

personalidade do shih tzu

NĆ£o hĆ” grandes preocupaƧƵes com relaĆ§Ć£o a saĆŗde do Shih-Tzu, de fato. Os Ćŗnicos problemas dele sĆ£o o focinho curto, que causa dificuldades na respiraĆ§Ć£o, e a tendĆŖncia a coprofagia, que Ć© caracterizada pelo consumo do prĆ³prio cocĆ“, ou de outros animais.

Ɖ claro que, assim como com outros cachorros, vocĆŖ deve cuidar dos dentes do seu Shih-Tzu. Isso porque ele pode desenvolver tĆ”rtaros e infecƧƵes e, portanto, perder os seus dentinhos muito cedo sem os devidos cuidados.

AliĆ”s, nĆ£o se esqueƧa das unhas do seu Shih-Tzu. Elas precisam ser cortadas para que seu cĆ£ozinho se locomova de maneira tranquila e sem dificuldades.

Como funcionam os exercĆ­cios com o Shih-Tzu?

O Shih-Tzu precisa de estimulo para que se mantenha ativo. EntĆ£o, nĆ£o hesite em brincar com ele. AtĆ© mesmo para controlar o seu peso. No entanto, lembre-se do que foi mencionado sobre o focinho e a dificuldade de respiraĆ§Ć£o e nĆ£o exponha o seu cĆ£ozinho a exercĆ­cios intensos demais ou ao calor.

Os Shih-Tzus sĆ£o demais!

Saber tudo sobre Shih-Tzu ajuda a decidir na hora de ter um. NĆ£o se esqueƧa que esse cachorrinho demanda cuidados, mas que oferecerĆ” todo o amor e carinho do mundo a vocĆŖ!