Inegavelmente, o cãozinho da raça Shih-Tzu faz sucesso por onde passa. E não é para menos! Seu focinho achatado, os olhinhos amendoados e aquela personalidade forte conquistam qualquer um!

Esse cachorrinho é muito fofo e especial. Mas será que você sabe tudo sobre o Shih-Tzu? Veja se você conhece bem essa raça com a leitura desse artigo. Aliás, não se surpreenda se por acaso você descobrir coisas novas sobre esses fofos. Afinal, eles são uma caixinha de surpresas.

História da raça Shih-Tzu

Shih Tzu

Esses cãezinhos são mais antigos do que possa parecer. Eles surgiram, primeiramente, na China a partir de 624 a.C. O Shih-Tzu também conquistou a família real, assim como o Pug. A raça não foi extinta por pouco, durante a Revolução comunista.

Foi apenas em 1930, na Inglaterra, que a raça começou a ser criada, de fato. A descendência deles vem de 7 machos e 7 fêmeas. Aliás, no começo o Shih-Tzu fazia parte da categoria Ilhasa Apso. Mas isso logo foi desfeito pelo Kennel Club, que separou as duas raças.

Tudo sobre o Shih-Tzu com relação as características

As características do Shih-Tzu são muito marcantes, sem dúvida. No entanto, por vezes eles são confundidos com Ilhasa Apsa, por conta de algumas semelhanças. Conheça tudo sobre o Shih-Tzu e suas características.

Quais são as cores do Shih-Tzu?

Quando os Shih-Tzu ainda são filhotes, eles apresentam uma pelagem mais escura. No entanto, com o tempo os pelos começam a clarear. Além disso, o Shih-Tzu não tem um padrão de cor definido, nem mesmo as cores. Sendo assim, para saber tudo sobre o Shih-Tzu no quesito cores é um serviço bem trabalhoso.

Qual é o temperamento dessa raça?

Como levar o cachorro no Uber

Essa pergunta sobre o temperamento não poderia faltar quando se está querendo saber tudo sobre o Shih-Tzu, não é? Se você procura um cachorrinho alegre e que leve muita direção para a casa, com o Shih-Tzu você tem.

Os Shih-Tzus adoram ficar com os seus donos, por isso não se importam muito se estão brincando ou recebendo um colinho. Além disso, esse cãozinho está sempre muito atento e late a qualquer sinal de novidade. Então, prepare-se para ouvir muitos latidos ou adestrar o seu bichinho.

Como está sempre atento a tudo a sua volta, é possível que esses cãezinhos percam o foco muito rápido. Aliás, como todo o cão de personalidade forte, não se surpreenda se o seu Shih-Tzu demonstrar certo grau de teimosia.

A sua teimosia, de fato, é um grande desafio para quem está a cargo da sua educação. Mas, não se preocupe. Com muito amor, muita paciência e uma boa dose de petiscos, esse problema é solucionado rapidamente.

Como é a convivência do Shih-Tzu?

shih tzu

É claro que para saber tudo sobre o Shih-Tzu, é preciso saber sobre a sua convivência em diversos aspectos. Inegavelmente, esse cachorrinho é muito sociável e consegue conviver de forma tranquila e harmoniosa com todos.

Os Shih-Tzus aceitam numa boa as crianças, as pessoas estranhas e os outros animais. É claro que o melhor é que ele seja adaptado a esses convívios desde filhote. Além disso, é preciso ter muita atenção para que as crianças não firam os olhos desse cachorrinho.

Esses cães latem muito?

Essa informação é, sem dúvida, muito importante pata quem deseja saber absolutamente tudo sobre o Shih-Tzu. Principalmente para quem deseja ter esse cãozinho em um apartamento.

Os cães da raça Shih-Tzu estão sempre em alerta. A qualquer movimentação ou barulho estranho ou novo, eles irão latir. Sendo assim, eles podem fazer um bocado de barulho sim.

Mas, se você deseja ter um cãozinho desses em seu apartamento, não desista. É possível que se diminua os barulhos com um bom adestramento, muito amor, carinho e paciência.

O Shih-Tzu é um cãozinho destruidor?

shih tzu

Tudo o que você precisa saber sobre o Shih-Tzu é que ele não é destruidor. No entanto, é preciso que ele receba atenção e tenha atividades para que não foque em nenhum chinelo que esteja “dando sopa”.

Esse cão é agitado?

Outra pergunta que não poderia ficar de fora para você, que deseja saber tudo sobre Shih-Tzu. Então, a resposta para a sua pergunta é não. Isso pois o cão não tem tanta energia se comparado as outras raças. Ele adora, sobretudo, um colinho do seu dono.

A sua falta de energia se deve ao fato de que uma de suas características é o focinho curto e achatado, assim como o Pug. Por isso, a sua respiração pode ser um pouco mais dificultosa, o que explica a sua falta de disposição para exercícios mais longos ou mais intensos.

Porém, não se engane pensando que esse cão é totalmente preguiçoso. Muito pelo contrário, os Shih-Tzu adoram uma brincadeira, especialmente se envolver o seu dono também.

Tudo sobre Shih-Tzu e cuidados

Cuidados com o Shih-Tzu

Grande parte dos cuidados será com os pelos longos que esses cãezinhos apresentam. Não se preocupe que os Shih-Tzus não soltam muitos pelos. Há apenas a exceção de um pequeno período no momento em que eles atingem a fase adulta. É nessa época que os pelos mais jovens são trocados por pelos de um cão adulto.

Pode dar colo

shih tzu

Por mais que essa raça seja muito fofa e fique difícil resistir quando o assunto é colo, é melhor se controlar. Isso pois o colo em demasia pode causar problemas na coluna do seu cachorrinho. Além disso, ele pode ficar muito mimado com tanto colo e latir sem motivo para pessoas e outros animais.

Qual é a frequência de banho de um Shih-Tzu

Os cães dessa raça necessitam de banho semanal. Isso por conta dos pelos, que podem ficar embaraçados.

Quais cuidados deve-se ter com os olhos do Shih-Tzu

Uma informação muito importante quando se trata de saber tudo sobre Shih-Tzu é sobre o cuidado com os olhos. De fato, é muito importante que o pelo do topete não entre em contato as vistas do bichinho para não causas irritações.

Você deve manter os olhos do seu Shih-Tzu sempre limpinhos e secos. Então, quando for dar banho em seu cachorro, não se esqueça de secar bem os olhinhos dele. E com cuidado, para não machucar.

E como cuidar dos pelos?

Os pelos longos são muito característicos do Shih-Tzu. No entanto, eles demandam muitos cuidados. Um deles, por exemplo, é a escovação diária. Ela deve ser feita para que evitar os nós e também que se acumule a sujeira.

Se você não quiser lidar com a escovação diária, é possível optar pela tosa ou a tosa higiênica. Você escolhe, de acordo com o seu desejo.

Tudo sobre o Shih-Tzu e sua saúde

personalidade do shih tzu

Não há grandes preocupações com relação a saúde do Shih-Tzu, de fato. Os únicos problemas dele são o focinho curto, que causa dificuldades na respiração, e a tendência a coprofagia, que é caracterizada pelo consumo do próprio cocô, ou de outros animais.

É claro que, assim como com outros cachorros, você deve cuidar dos dentes do seu Shih-Tzu. Isso porque ele pode desenvolver tártaros e infecções e, portanto, perder os seus dentinhos muito cedo sem os devidos cuidados.

Aliás, não se esqueça das unhas do seu Shih-Tzu. Elas precisam ser cortadas para que seu cãozinho se locomova de maneira tranquila e sem dificuldades.

Como funcionam os exercícios com o Shih-Tzu?

O Shih-Tzu precisa de estimulo para que se mantenha ativo. Então, não hesite em brincar com ele. Até mesmo para controlar o seu peso. No entanto, lembre-se do que foi mencionado sobre o focinho e a dificuldade de respiração e não exponha o seu cãozinho a exercícios intensos demais ou ao calor.

Os Shih-Tzus são demais!

Saber tudo sobre Shih-Tzu ajuda a decidir na hora de ter um. Não se esqueça que esse cachorrinho demanda cuidados, mas que oferecerá todo o amor e carinho do mundo a você!