A erupção do vulcão do Fogo na Guatemala deixou até o momento 69 mortos e um rastro de tragédias que parece não acabar.

Ao todo 3 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 1,7 milhão de pessoas foram afetadas. No meio de todo esse drama, o tutor Ignacio López Benítez voltou para casa para resgatar sua cadela de nome Brava.

O tutor admitiu estar com o coração cheio de emoção por ter encontrado a cachorrinha viva e bem animada em encontrar seu humano, apesar da dog estar coberta com cinzas vulcânicas .

”Eu perdi tudo, minha família está viva, graças a Deus, eles estão queimados mas vivos. Eu consegui salvar algumas roupas, mas o resto Deus vai cuidar, e minha cadela que é toda minha alma”, disse Ignácio já com a pet em seus braços e deixando sua casa já destruída pelo vulcão.

Vídeo- vulcão na Guatemala

As equipes de resgate locais estão fazendo um trabalho incríveis em meio ao caos e  também estão demonstrando muita compaixão ao resgatar todos, independente de sua espécie.

Em 19 de novembro de 2018, o vulcão Fuego, na Guatemala, entrou em erupção pela quinta vez no ano, com duração de 32 horas.

As colunas de cinzas atingiram uma altura de 7 km e um dos fluxos de lava da boca do vulcão se estendeu por 3 km.

Em conexão com a erupção, quase 4 mil pessoas foram evacuadas, que posteriormente voltaram para suas casas.

Fuego é considerado um dos vulcões mais ativos da Guatemala. As consequências de sua erupção mais poderosa dos últimos anos, ocorrida em junho de 2018, afetaram mais de 1,7 milhão de guatemaltecos.

Em 21 de novembro, um fluxo piroclástico desceu sobre o vulcão, considerado um fenômeno muito perigoso. Um fluxo piroclástico é uma mistura de cinzas, rochas e gases que ocorre durante uma erupção, cuja temperatura pode chegar a 1000 ° C.

Já está claro que esta tragédia se tornou uma das maiores para um pequeno país latino-americano – dezenas de mortos, 46 feridos, mais de mil pessoas ficaram desabrigadas.

O povoado de El Rodeo, localizado a 12 quilômetros da cratera do Fogo, foi o que mais sofreu com as intempéries.

Veja mais: Dicas para cuidar de cães