Animais de diferentes espécies como cães, gatos, raposas, entre outros, participaram dos ensaios desta vacina.

Nesta quarta-feira, da Rússia, Konstantín Sávenkov, vice-diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária deste país, anunciou o registro da primeira vacina contra o covid-19 para animais de estimação no mundo.

Vacinas para o cachorro

Cachorro sendo vacinado – Foto: Freepik

Essa é a nova vacina que recebeu o nome de Carnivac-Cov e foi desenvolvida pelo Centro Federal de Proteção à Saúde Animal.

Desde outubro começaram os ensaios clínicos com a participação de cães, gatos, raposas e outros animais.

Os primeiros resultados das primeiras investigações mostraram que a vacina tem alta atividade imunogênica, pois todos os animais vacinados que participaram dos ensaios desenvolveram anticorpos em 100% dos casos, conforme anunciou Savenkov.

Quanto tempo dura a proteção da vacina?

vacina contra a raiva

Foto: Freepik

No momento, os cientistas desenvolvedores ainda estão analisando a duração da proteção oferecida pelo novo medicamento, mas é estimada em pelo menos seis meses, entretanto, ainda não há dados concretos que confirmem ou refutem essas suposições.

Durante o anúncio da nova vacina pet, o oficial russo foi enfático ao apontar que não há evidências científicas sobre a possibilidade de transmissão da Covid-19 de animais de companhia para humanos, porém os animais podem contrair a doença.

Por fim, estima-se que a produção em massa do novo medicamento comece imediatamente em abril, além do fato de, segundo Savenkov, já haver interesse pelo medicamento de empresas dos Estados Unidos, Canadá, Áustria, Cingapura, Grécia e na Polônia, pelos casos de contágio entre animais registrados em todo o planeta.

Conheça também os cães farejadores de COVID-19

Pastor Belga deitado na grama

Pastor Belga deitado na grama – Foto: Freepik

Os cães para farejar COVID-19 já estão sendo treinados e podem ajudar a mudar o cenário dessa pandemia.

Uma instituição de caridade britânica chamada Medical Detection Dogs (MDD) está colaborando com a London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e a Durham University para treinar cães a usar seu poderoso olfato para detectar o novo coronavírus (COVID-19).

Durante anos, o MDD treinou com sucesso cães para detectar malária, câncer de próstata e cólon, Parkinson e infecções bacterianas. Eles pesquisaram extensivamente a ciência do olfato canino e acreditam que podem treinar cães para detectar essa última ameaça.

O professor Steve Lindsay, da Universidade de Durham, disse:

“Se a pesquisa for bem-sucedida, poderíamos usar cães de detecção COVID-19 nos aeroportos no final da epidemia. Isto para identificar rapidamente as pessoas portadoras do vírus. Isso ajudaria a evitar o ressurgimento da doença depois de controlarmos a atual epidemia. ”

Esse método. portanto, permitirá que os cães examinem até mesmo as pessoas que não apresentam sintomas como uma espécie de triagem para determinar quem precisa ser testado.

Existem inúmeros heróis, portanto, que emergem diariamente durante essa pandemia global – de profissionais de saúde e socorristas a caminhoneiros e mercearias. Parece que, por conseguinte, poderemos adicionar cães a essa lista em um futuro próximo!

Não deixe de conferir: