Narrando a história de resgate do cão Rusty, Jared Piper viu além de uma suposta agressividade e soube compreender os motivos por trás de tal comportamento.

Dia após dia, nos 3 anos que avistava de longe o cachorro no quintal de um desconhecido, amarrado, nunca presenciou ninguém lhe dar atenção. Ele estava sempre sozinho. Faça chuva ou faça sol, sem nenhum alento. O cão, por sua vez, não se mostrava amigável com estranhos e aparentemente só passava uma mensagem: Fique longe.

Porém, um dia, Jared resolveu dar o primeiro passo para estabalecer um contato e sentou ao lado da cerca, esperando até que o cão parasse de latir. Depois de um tempo, o animal chegou perto e surpreendentemente permitiu ser acariciado. O medo, a sollidão e o descaso o fizeram criar barreiras, mas ele estava mais do que pronto para se abrir. A partir de então, ele ganhou o nome de Rusty Diamond (Diamante enferrujado, tradução livre).

Esse contato se repetiu todos os dias pelas próximas semanas, sempre levando à Rusty a atenção e comidinhas que tanto necessitava.

Em um desses dias, a dona do cão apareceu, e ao escutar de Jared que deixar um cachorro acorrentado era considerado crime de maus-tratos, ela riu e contou que o animal tinha passado pelo menos 10 à 15 anos acorrentado fora de casa. Mesmo não podendo adotá-lo, Jared não iria sair dali sem levar o cachorro. Depois de alguns minutos de insistência, ela deu o cachorro, avisando que ele iria morder se alguém chegasse perto.

A primeira parada tão necessária foi a clínica veterinária. A corrente que o prendeu durante toda a vida estava tão corroída, que precisou ser cortada. Rusty tinha pulgas em todo o corpo, partes de sua orelha estavam em carne viva, seu corpo tinha tumores e seu pelo estava extremamente sujo, com uma espécie de óleo de motor de carro que precisou ser tirado com sabão especial.

Com um tempo sendo cuidado por veterinários, Rusty voltou a ser saudável e enfim encontrou uma família disposta a dar todo o amor em seus anos na terceira idade. Com humanos amorosos, irmãos caninos e um grande quintal para brincar, ele recebeu a vida que deveria ter tido desde o começo.

Durante todo o processo, Rusty não demonstrou nenhum sinal de agressividade com nenhuma das pessoas que lidaram com ele.