O problema dos animais vivendo soltos na rua é um absolutamente complexo, que envolve não apenas a falta de cuidado e o descaso com o bem estar de milhões de animais, mas também a falta de responsabilidade com a saúde pública – são mais de 10 zoonozes ocasionadas devido a esse descontrole.

Para resolver essa questão, é preciso esforço e comprometimento da população em parceria com o poder público, com o intuito de gerar não só conscientização, como também uma estrutura focada na saúde dos animais e no controle de natalidade.

É necessário haver um uma discussão honesta e um plano a longo prazo para um dia chegar a uma situação mais equilibrada.

Porém, o que muitas vezes vemos são pessoas que têm o poder de realmente fazer alguma mudança, sem levar a sério o assunto.

Na última terça-feira (20) enquanto a questão dos cães de rua e a implementação de um serviço de castração local era discutida na Câmara de Ituiutaba, Minas Gerais, o vereador Wellington Arantes, também conhecido como Batuta, fez a infeliz declaração que, para resolver o problema, “Tínhamos que fazer igual no Japão: comer esses cachorros e acabar com isso”.

Com a repercussão negativa que o comentário causou, o vereador voltou atrás e pediu desculpas.

Na hora falei, saiu da boca pra fora, mas hoje estou falando com vocês para pedir desculpas ao público por ter falado desse jeito, porque comer cachorro para nós nunca vai existir. Eu tenho animais em casa, na minha chácara, foi uma infantilidade, uma palavra boba que saiu da minha boca.

O que queremos é uma mudança, pessoas sérias que entendam a urgência de uma ação.