Quem tem um cachorro em casa sabe muito bem o quanto os barulhos de fogos de artifício podem afetar de forma grave e fazer mal aos nossos bichinhos, além de deixá-los bastante estressados.

Pensando em tudo isso e em oferecer bem-estar aos animais, principalmente em épocas de festas de fim de ano, vereadora Fabiane Rosa, do PSDC, apresentou em seu primeiro dia de mandato um projeto de lei que tem como objetivo a proibição da queima de fogos de artifício na cidade de Curitiba.

Vereadora apresentou o projeto de lei em seu primeiro dia de mandato. (Foto: Divulgação)

Empossada no dia 1º de janeiro, em cerimônia onde levou um cachorro para acompanhá-la, a vereadora não quis perder tempo para começar a exercer sua função e apresentou o texto do projeto já no seu primeiro dia de trabalho.

O projeto de lei apresentado na última segunda-feira, 2 de janeiro, na Câmara Municipal de Curitiba prevê a proibição de fogos de artifício e shows pirotécnicos no município. De acordo com o texto de número 005.0002/2017, a prática deverá ser proibida em recintos fechados e ambiente aberto e em áreas públicas ou privada de toda a cidade.

No dia da posse, Fabiane Rosa levou um cão para acompanhá-la. (Foto: Reprodução / Henry Milleo / Gazeta do Povo)

Segundo a vereadora, que foi eleita com uma plataforma de defesa do direito dos animais, o barulho causado pelos fogos de artifício faz mal aos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Além disso, os fogos podem levar os animais a quadros de ansiedade, tremores, taquicardia, latido e choro excessivo e até mesmo à morte em casos extremos.

De acordo com informações, a vereadora já está conversando com outros parlamentares para falar sobre a importância de aprovar a medida.