Os cães policiais que atuam com a Polícia Militar do Distrito Federal (DF) passaram a contar com uma novidade. De acordo com reportagem do Correio Braziliense, as viaturas foram ajustadas para possuir um compartimento próprio para transportar os animais no dia a dia.

Portanto, os 51 cães policiais passam a viajar dentro de um tipo de gaiola específica para o transporte animal. Essa estrutura fica situada no banco de trás da viatura policial. Ao todo, a força policial canina de Brasília conta com 51 integrantes. Esses animais pertencem às raças pastor belga malinois, pastor alemão e labrador.

Portanto, a adição dos compartimentos específicos para acomodar os animais tem o intuito de facilitar a locomoção desses agentes. Além disso, o conforto e o bem estar dos cachorros também são beneficiados com essa adaptação nas viaturas policiais.

Atuação dos cães policiais no Distrito Policial

Afinal, os cães policiais realizam o trabalho de um quarto agente. Portanto, o cachorro fica logo atrás do comandante da guarnição, que deve estar ao lado do motorista. Conforme avaliação do batalhão de cães do Distrito Federal, a contribuição do melhor amigo do homem é indispensável no trabalho diário.

Isso porque os cachorros tem a capacidade de identificar milhares de cheiros a mais do que uma pessoa. A Polícia Militar de Brasília revelou o tempo médio de busca em uma nota oficial. Afinal, o tempo que um animal precisa para localizar  drogas e munição em uma operação não ultrapassar cinco minutos.

Além disso, os cães policiais também entram em ação no momento de imobilizar algum suspeito e no reconhecimento de itens explosivos. Outro trabalho de vital importância que depende da atuação canina é o processo de localização de pessoas desaparecidas nos mais variados terrenos.

Afinal, o ambiente pode dificultar o trabalho de averiguação dos policiais. No entanto, o auxílio dos cachorros pode fazer toda a diferença para encontrar pessoas em locais de difícil acesso, situações de risco, mata fechada, entre outros cenários.