duke-ensaio-ultimo-dia-eutanasia-noticias-01

Foto: Reprodução

Todos nĂłs nos emocionamos com o ensaio do Ășltimo dia de Duke, um Labrador Retriever muito querido que foi eutanasiado devido a um quadro avançado de cĂąncer nos ossos (veja a matĂ©ria aqui).

Entretanto, nĂŁo sabĂ­amos muito sobre todos os muitos dias vividos antes do Ășltimo. AtĂ© agora. Segundo o relato de Crystal Dunn, adestradora e amiga de Jordan Roberts, tutora de Duke, o cachorro recebeu muitas chances e, apesar das circuntĂąncias contrĂĄrias, persistiu em todos os obstĂĄculos.

Foi abandonado por sua primeira famĂ­lia quando houve um divĂłrcio. Ao encontrar um lar temporĂĄrio, ganhar um vĂ­deo e ir para a adoção, se encontrou fazendo parte de um grupo de cĂŁes que tĂȘm mais dificuldade em serem escolhidos: De coloração preta, idoso e porte grande. Realmente as estatĂ­sticas nĂŁo estavam a seu favor.

Enquanto isso, em algum lugar de Austin, no Texas, Jordan Roberts estava presa no trùnsito e encontrou por acaso o vídeo de Duke. O assistiu 3 vezes e soube logo de cara que precisava adotå-lo.

 

 

Foto: Reprodução

Ao chegar em sua nova casa, foi recebido por Jordan, gråvida na época, e seus dois cães, Nuni, um Grayhound amistoso e Brinks, um cachorrinho com complexo de Napoleão e dono do pedaço.

Os dois começaram a se estranhar e Duke era extremamente protetor de Jordan, a humana que o deu um lar. AlĂ©m de ser uma situação estressante por si sĂł, o fato de que um bebĂȘ estaria chegando em pouco tempo tornava tudo muito instĂĄvel, e potencialmente perigoso.

Mesmo sobrecarregada com tudo que estava acontecendo em sua vida, Jordan não desistiu de Duke e seguindo as instruçÔes de sua adestradora de confiança, que muitas vezes precisavam vir por emails longos e detalhados, jå que Crystal morava a 3 horas de carro da casa dos Roberts, o trabalho valeu a pena e os dois encontraram o equilíbrio necessårio para viverem juntos e pacificamente.

A chegada da bebĂȘ e de outro cachorro, Dax, tambĂ©m foi recebida por um ambiente tranquilo.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Duke e Elliot. Foto: Reprodução

Duke e Elliot. Foto: Reprodução

Infelizmente, pouco tempo depois, Duke foi diagnosticado com cùncer. Afundados em dívida para pagar o tratamento e a amputação de uma perna, a sorte mais uma vez sorriu para Duke quando um doador anÎnimo pagou todo o tratamento. Até hoje ninguém sabe quem foi o responsåvel pela doação, apenas alguém que, sem nenhum interesse, resolveu dar uma nova chance para aquele cachorro.

E mesmo com as dores da doença, ele continuou um “cavalheiro”, como descreve Crystal, e viveu o restante da sua vida da melhor maneira possĂ­vel, correndo como se nunca tivesse tido uma quarta perna.

O ensaio do Ășltimo dia de Duke antes da eutanasia Ă© muito mais um tributo e uma linda recordação da vida e do presente que Duke foi na vida de todos que o conheceram.