Os fãs do filme ”Quatro de vidas de um cachorro” foram pegos de surpresa com a divulgação de um vídeo gravado nos bastidores mostrando Hércules, um dos atores caninos da raça pastor alemão, sendo claramente forçado por seu treinador a gravar uma cena na piscina, que no momento tinha uma forte correnteza criada por motores especiais. No fim, ele afunda e rapidamente precisa ser resgatado pelos membros da produção.

Acredita-se que a cena tenha sido filmada em Winnipeg, no Canadá, no fim de 2015, porém, só ontem (18) o material caiu na rede divulgado pelo site norte-americano de entretenimento TMZ.

O represente da American Humane Association que estava no set e era o responsável em aplicar as regras que garantem o bem estar dos animais atuando foi demitido imediatamente e uma investigação está em andamento.

A empresa responsável pela produção, Amblin Entertainment, se pronunciou sobre o caso e deixou claro que Hércules está bem, saudável e que não foi forçado contra a sua vontade a performar. Segundo eles, o cão treinou por vários dias para se sentir confortável com o momento e ao verem que ele não queria gravar naquele dia, eles garantiram que não seguiram com as filmagens. Mais tarde o cão teria supostamente seguido a gravação mais tranquilo.

 

 

Vários membros do filme, incluindo o diretor Lasse Hallstrom e o ator Josh Gad, se mostraram chocados com as imagens. Josh, responsável pela narração dos pensamentos do cachorro, declarou estar abalado e triste e que já entrou em contato com o time de produção e o estúdio para receber uma explicação sobre as imagens recém divulgadas.

Já o diretor compartilhou sua indignação com uma série de tweets:

Eu estou muito perturbado com o vídeo divulgado hoje no set do filme Quatro vidas de um cachorro. Eu não presenciei essas ações. Nós todos estávamos comprometidos em oferecer um ambiente amoroso e seguro para todos os animais no filme. Me prometeram que uma investigação séria está em andamento e que qualquer maus-tratos serão denunciados e punidos. Eu sempre fui um apaixonado por cães e esse filme é o meu terceiro com cachorros.

Para analisar melhor as imagens, pedimos a opinião de nosso parceiro e especialista em comportamento canino, Olivier Soulier, que com mais de 30 anos de experiência no ramo, tem uma visão profissional não só do ocorrido, mas de como poderiam ter lidado melhor com a situação.

Não tenho dúvida nenhuma que: (1) O cachorro estava apavorado, consequentemente muito estressado; (2) não recebeu nenhum preparo adequado para confrontar tal situação que nunca teria escolhido enfrentar naturalmente; (3) foi forçado, apesar disso,  e provavelmente jogado nessas águas muito agitadas;  (4) consequentemente sofreu maus-tratos psicológicos evidentes e até físicos por quase ter-se afogado, ainda que possa ter sobrevivido.

Para não ter sido maus-tratos, teriam que ter tornado, antecipadamente e progressivamente, o animal um perito da natação em águas turbulentas. É teoricamente possível, mas vale a pena mesmo? Mesmo assim teriam ainda colocado a integridade física do cachorro em risco! Com todos os recursos de animação gráfica que existem, não me parece necessário, nem justificável.

É uma pena saber que essa história tão linda, feita por tantas pessoas que verdadeiramente amam animais, tenha sido manchada por esse infeliz ocorrido.

 

Atualizado no dia 24 de janeiro de 2017.