Visitas em domicílio de veterinários é uma tendência que está voltando.

 

Há uma tendência crescente entre os 85,000 veterinários norte-americanos quanto as visitas em domicílio aos pacientes, segundo a Dr Bonnie Beaver.

Pelo menos para McCarthy e seu gatinho Duke, que tinha tanto medo de ir ao veterinário que precisava de um tranquilizante para sair de casa, a visita em domicílio foi um salva vidas. Com o tempo, e com a adição da cadelinha Pooch (raça Shih Tzu), eles acharam uma veterinária que fazia visitas em casa, Elisabetta Coletti.

“Quando Pooch comeu uma tortinha de hortelã na semana passada, a veterinária chegou rápido com conselhos, o que nos tranquilizou durante a noite”, disse McCarthy, professora no Brooklyn, em Nova York.

A tendência é uma tradição que está voltando, segundo Beaver “Nós costumávamos chamá-las de visitas à fazenda. Enquanto o veterinário cuidava das vacas e cavalos, aproveitava a viagem e também cuidava dos cachorros e gatos da família.”

“Visitas em casa costumavam ser o pão e a manteiga do nosso negócio.” continua a Dr. Margarita Abalos.

E então as clínicas e os hospitais, onde ficavam os raios X e o ambiente para cirurgia, se tornaram a norma.

Agora as visitas em domicílio estão voltando a ser comuns, pelo menos em cidades grandes e em áreas com um poder aquisitivo maior, segundo Dr. Abalos.

Os veterinários acreditam que visitar um animal em sua casa aumenta o laço entre o veterinário, o bichinho de estimação e seu dono.

Começando pelo estresse que diminui, disse Lisa Beagan. Não há espera e o tempo de chegar ao local.

“Para muitos animais, é estressante ir em um hospital estranho com os mais variados tipos de odores. Como cachorros e gatos são muito sensitivos quanto ao cheiro, é como ser bombardeado com um caleidoscópio de cores. Em casa, eles nem percebem que estão sendo examinados ou recebendo remédios”, afirma Lisa.

As visitas em casa podem ajudar em problemas comportamentais.

Beagan tinha um cliente que não conseguia entender porque seu gato não estava fazendo xixi dentro da caixa. Parece que a caixa estava perto da portinha do gato e quando ele passava pela porta e ia para a caixa, a aba da porta batia atrás da caixa, empurrando-a. Foi só tirar a aba e o problema foi resolvido, disse Beagan.

Em outros casos, alguns donos de pet precisam de uma dose de realidade.

“Eu tive uma cliente que tinha esses gatos muito, muito gordos. Eu acompanhei o caso por muitos anos para lidar com o problema do excesso de peso. Ela continuava dizendo que eles só comiam a medida certa de comida. Então eu resolvi fazer uma visita a casa dela de surpresa. Havia tigelas com comida em todo canto. Só então conseguimos começar a tratar o problema”, disse Abalos.

Outra parte do público são donos de pets idosos que têm dificuldade em sair de casa.

Visitas em casa podem custar o dobro do que as convencionais na clínica, pois os veterinários incluem no preço o tempo gasto na viagem.

Em Nova York, por exemplo, visitas em casa podem ser necessárias pela conveniência, diz Coletti, já que muitos motoristas de taxi não param para pessoas que estão com um cachorro ou gato, e também pelo fato de Nova Yorkinos não constumarem andar de carros.

Os veterinários que fazem visitas dizem que a eutanásia em casa é uma das partes mais importantes para os pacientes. “Foi tão importante. Nós estávamos de coração partido. Nós pudemos ter nosso último momento com nosso gato sem sermos apressados ou puxados em várias direções. Ela estava tão interessada em respeitar o animal quanto nós.” disse Dirks Amodeo.

 

 

Texto traduzido por Portal do Dog. Fonte Washington Post.