Uma das dúvidas mais comuns entre pessoas que adotam um cachorro é, como ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo. Desta forma, muitas questões são levantas e discutidas a respeito do assunto. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados e providências para que você consiga acostumar seu cão do jeito certo. Tudo é uma questão de treino e paciência. Acompanhe para entender tudo.

xixi no lugar certo

Xixi no lugar certo: como ensinar o seu cachorro?

Quando o cão acabou de chegar na nossa casa, ainda filhote, nossa primeira dúvida sempre é: e agora, como vou ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo? Esta é uma das questões mais difíceis de serem respondidas, pois cada raça é diferente e possui diferentes necessidades.

No entanto, como tudo é uma questão de treino, adaptação e paciência, saiba que é plenamente possível ensinar o seu cão a urinar no lugar certo. Acompanhe as nossas dicas e coloque em prática hoje mesmo.

Separe muito bem a comida do banheiro

Se tem uma coisa que cão merece, é dignidade para ir ao banheiro e para comer. Assim como o ser humano, eles não gostam de fazer refeições próximas do banheiro. Ou seja, caso você queira que ele faça xixi próximo do pote de ração, saiba que este será um dos maiores empecilhos do processo.

Assim sendo, fazer xixi no lugar certo, no início, pode ser muito desafiador para o cão. Visto que ele não consegue entender o que você quer dizer com aqueles jornais ou tapetes, ele simplesmente fará onde ele mais sentir-se bem.

Desta forma, você já consegue prever que um dos locais em que menos ele vai se sentir bem, é próximo da comida, não é mesmo? Ele se incomodará ao extremo e você também, visto que a sensação de frustração será grande de não conseguir educá-lo.

Encontre um local adequado para ir treinando e testando com o seu cão. Se ele não tiver muito espaço, coloque o tapete de necessidades no mínimo do outro lado da comida. Assim será o máximo que você ainda pode fazer em um ambiente pequeno.

Quando filhote, os cães até podem fazer xixi no lugar certo que você estipulou previamente. Porém, isto não é uma regra, pois eles não estão acostumados com o ambiente todas as vezes que eles acertarem o banheiro, pode ser que tenha sido na sorte.

xixi no lugar certo

Elogiar sempre que acertar

A maioria dos seres humanos foram criados e educados na base brigas e palavras de ordem. E assim, querem que seus cães muitas vezes também sejam acostumados. Porém, dificilmente você conseguirá acostumar seu animal de estimação na base de broncas e brigas, principalmente para fazê-lo fazer xixi no lugar certo.

Assim sendo, recomendamos que ao invés de você criticá-lo quando isto acontecer, elogie quando ele acertar. Assim, você acionará dispositivos na mente dele em que toda vez que ele fizer xixi no lugar certo, ganhará um elogio.

Quando o cão faz xixi na frente do dono em locais aleatórios da casa, isso significa muitas vezes que ele quer chamar a sua atenção. E se você der corda suficiente para ele entender que fazendo isso, você dá atenção, mais difícil será a educação.

Portanto, toda vez que seu cão errar, não diga nada e nem limpe na frente dele. Deixe-o com a sensação de que isso não significa nada para você. Agora, quando ele acertar o local, aí você entra em ação, elogiando-o e, até mesmo, presenteando-o com um biscoito canino.

xixi no lugar certo

Deixar em um local mais pequeno quando filhote

Isto não é uma regra, mas cães filhotes tendem a criarem um fluxo de respeito e educação de forma mais ágil quando jeito do jeito certo. Ou seja, é importante você aproveitar que seu cão ainda é filhote e treiná-lo do jeito que você quer que ele aja.

Isto envolve, inclusive, deixá-lo em um local com menos espaço. Desta forma, você conseguirá educa-lo dentro daquele espaço. Por mais que cachorros precisem de espaço, quando filhotes, eles não demandam tanta área assim. E não chega a ser maléfico para ele.

No entanto, é importante que você busque educá-lo de formas séries, sem muitas broncas e com muitos elogios quando ele fizer o que tem que ser feito. Afinal, eles são cachorros. E sua paciência deve ser um ponto forte para que tudo dê certo.