Porque meu cachorro… Me segue?

 

Não importa aonde você esteja na casa – cozinhando, lavando roupa, de molho na banheira – ele está sempre lá no seu pé, como uma sombra em todos os seus passos. Estamos falando do seu leal, amigo de quatro patas, também conhecido como cachorro.

Mas porque um cachorro segue os passos de seus respectivos donos, enquanto um gato supostamente é indiferente a sua posição na casa? Isso tudo é amor? Curiosidade ao manter o nariz dele informado em tudo que você faz? Ou simplesmente instinto?

Se sua opção de escolha foi ‘instinto”, então você está certo. Um dos primeiros truques que um cachorro aprende é seguir seus companheiros. Se você observa um filhote de apenas semanas em ação, você vai notar no minuto que um cachorro começa a buscar a mãe para ser amamentado, os outros seguem em fila, bem conscientes que o primeiro está em busca de algo que os outros também querem.

O cachorro inteligente é bem conectado com seu bando, até mesmo quando adulto. Não só ele gosta da boa e velha camaradagem e de ser parte de uma comunidade – canina ou humana – mas também sabe por instinto que ele deve manter atenção redobrada nos alfas, que fornecem abrigo, segurança, comida e carinhos na barriguinha. E tem outra razão para ele manter um olho sempre em você: Você é quem o alimenta!

Fonte