ShihTzu

Alegre e carinhoso.
Grupo 9
Tem raízes asiáticas, tem um caráter equilibrado e um forte sentimento de carinho pelo proprietário.
Também conhecido como: Chinese Lion Dog, Chrysanthemum Dog.
[+] Ver mais

INFORMAÇÕES GERAIS

O Shih Tzu, originalmente o cão de guarda dos monges tibetanos, é uma raça adaptada para viver em apartamentos. Ele é particularmente afetuoso com sua família e com as crianças.

Mostra excelente tolerância ao frio, mas pode sofrer com o calor. É sociável com outros animais. Possui uma excelente relação de fidelidade e amor com o dono e a unidade familiar.

Embora tenha uma aparência singular e um aspecto “mal-humorado”, o Shih tzu é, ao contrário, um cão muito doce e afetuoso, embora tenha um temperamento muito orgulhoso.

Ele ama muito a vida confortável, mas precisa de espaço suficiente onde possa se mover. O Shih Tzu também é muito conhecido por sua pelagem colorida e abundante.

Geralmente é um cão obediente e inteligente que gosta muito de passear e encontrar seus companheiros.

Estatisticas

Expectativa de vida

10 anos
Expectativa
Mínima
18 anos
Expectativa
Máxima

Altura

20
cm
Altura
Minima
26
cm
Altura
Máxima

Peso

4
kg
Peso
Minimo
8
kg
Peso
Máximo

caracteristicas

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do ShihTzu

País: Tibet

As raízes do Shih Tzu podem ser encontradas no Tibete: foi lá que os primeiros espécimes foram vistos (alguns documentos já falam dele por volta do século 16), mesmo que o padrão tenha se desenvolvido na China por volta do início do século 19.

Logo se tornou um dos animais mais presentes nos palácios imperiais e o presente mais “popular” dos monges para os imperadores.

A raça foi plenamente reconhecida apenas em 1934, quando chegou ao Ocidente. A partir daí sua fama cresceu dramaticamente: agora ele é definitivamente um dos cães de companhia e de exibição mais amados do planeta.

Curiosidades sobre a origem do Shih Tzu

  • ➡Os lamas presenteavam cães da raça para imperadores e governantes chineses, e foram eles que deram o nome de Shih Tzu, que em chinês significa “cão leão”.
  • ➡No século XVI, ele era oferecido a todo visitante chinês importante. Ele chegou a dividir a atenção e favoritismo da corte imperial com o Pequinês.
  • ➡Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949.
  • ➡Na Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da raça foi temporariamente interrompido, mas voltou com toda força nas décadas de 50 e 60.
  • ➡O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1969, e hoje é um dos mais populares, em 10º lugar no ranking das raças mais registradas da AKC.

Curiosidades sobre o ShihTzu

  • ➡A menor raça de origem tibetana é o Shih Tzu;
  • ➡O nome Shih Tzu foi dado na China e significa “pequeno leão”;
  • ➡Eles também receberam o nome de Chrysanthemum canino, pois o pelo no rosto cresce em todas as direções, como as pétalas da flor;
  • ➡De acordo com a lenda, os Shih Tzus dormiam na cama, nos pés de nobres chineses para aquecê-los;
  • ➡Shih Tzu era a raça oficial da dinastia Ming – Shih Tzus foram populares na China durante séculos, mas especialmente durante a dinastia Ming;
  • ➡Depois da invasão inglesa na China, apenas 7 fêmes e 7 machos da raça continuaram vivos. Ou seja, todos os Shih Tzus modernos descendem desses 14 cães;
  • ➡O Shih Tzu possui o incrível número de 19 combinações de cores na pelagem;
  • ➡Celebridades que têm, ou já tiveram, um Shih Tzu: Dalai Lama, Beyonce, Bill Gates, Rainha Elizabeth, Mariah Carey, Colin Farell, Geri Halliwell, Nicole Richie.

Cuidados e Bem Estar

O pelo do Shih Tzu cresce continuamente. Muitos proprietários optam por cortar o pelo curto, tornando-o um pouco cacheado e macio.

Outros proprietários preferem manter o pelo longo e luxuoso. O Shih Tzu deve ser escovado uma ou duas vezes por semana (até uma vez por dia se o pelo for usado por muito tempo).

Cuidado com os pelos

Podem ser necessários cortes a cada poucas semanas. Quando os pelos faciais não são aparados, podem irritar os olhos. É por isso que é comum ver Shih Tzu com um topete.

O Shih Tzu é chamado de raça de cachorro hipoalergênico devido ao seu baixo padrão de perda de pelo. O pelo solto tem maior probabilidade de ficar retido na pelagem do que espalhar alérgenos no ar. No entanto, lembre-se de que os alérgenos que desencadeiam as alergias caninas estão presentes na pelagem e na saliva, portanto, ainda haverá alguns presentes no ambiente ao redor do cão.

Se você for sensível, é aconselhável passar um tempo com um Shih Tzu para ver se essa raça causa alergias ou não antes de adotar um.

Unhas e dentes do Shih Tzu

As unhas do cão devem ser aparadas cerca de uma vez por mês. Ajude seu cão a escovar os dentes regularmente com higiene bucal.

O treinamento adequado e a socialização são importantes para manter o seu Shih Tzu feliz. Não pule essas etapas só porque o Shih Tzu é um cachorrinho. A raça é relativamente inteligente, mas também tem uma tendência um pouco teimosa.

Exercícios

O Shih Tzu tem um nível moderado de energia e requer exercícios de rotina. Caminhadas diárias e atividades divertidas como jogos podem ajudar a manter seu Shih Tzu mental e fisicamente estimulado.

Eles se adaptam muito bem a um apartamento, desde que você dê a eles esse jogo ativo. Eles não se dão bem no calor devido às suas faces planas e podem ficar exauridos pelo calor, então tome cuidado no calor.

Shih Tzu pode ser difícil de dominar e você precisará ser diligente em treiná-lo desde filhote.

Predisposição à Doenças:
➡ Alergias;
➡ Alterações endócrinas;
➡ Alterações Dermatológicas;
➡Alterações do sistema digestivo;
➡Alterações da coluna.

Aparência Física

"Alguns quilos de puro charme". É assim que você pode descrever a aparência desses glamorosos peludos.

O crescimento do Shih Tzu médio chega a 27 cm e seu peso oscila entre 4,5 e 8,5 kg.

Se você olhar rápido é fácil confundir o "filhote de leão" com outro famoso "tibetano": o Lhasa Apso, que tem a mesma constituição forte, mas se distingue por dimensões mais impressionantes.

Pelagem do ShihTzu

Tipo duplo, composto por uma pelagem superior longa e um subpelo macio.

A cabeça do Shih Tzu é decorada com um "pelo" comprido e espesso, e "bigode" e "barba" se destacam em seu focinho.

Cor da Pelagem

Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.

Filhotes

Muitos filhotes de Shih Tzu que estão se aproximando de um ano de idade, tendem a mudar de pelagem; durante este período, eles perdem tão profusamente que você não pensaria ser possível.

Mantenha a escovação diária, se não mais frequentemente, através da mudança. Felizmente, esta é uma condição de curto prazo que dura apenas cerca de três semanas.

Conhecido como um dos cães mais difíces de serem adestrados, é importante começar o treinamento o mais cedo possível.

Preço

R$1200 à R$3500

Perguntas Frequêntes

O ShihTzu pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, o Shih Tzu é um excelente cão para viver em apartamento, pois ele não necessita de muito espaço e não precisa gastar uma grande quantidade de exercícios.

O ShihTzu é recomendado para crianças?

Sim, o Shih Tzu é um cão doce e geralmente se dá muito bem com crianças. Adestramento é sempre recomendado para cães de todas as raças, para que convivam bem com o mundo ao seu redor.

O ShihTzu pode ficar sozinho em casa?

Não, o Shih Tzu é um cão muito apegado à sua família e ele não suporta ficar sozinho.

O ShihTzu late muito?

Ele têm a tendência de latir apenas para avisar que estranhos estão chegando. Fora isso, ele é no geral silencioso.

O ShihTzu solta muito pelo?

Não, o Shih Tzu não solta muito pelo, porém, sua pelagem longa exige cuidados diários.

Fotos do ShihTzu

Videos do ShihTzu

Raças similares ao ShihTzu

Cão de Crista Chinês

Buldogue Francês

Papillon

Grifo da Bélgica

Poodle

Cavalier King Charles Spaniel

Explore outras raças

ou

X