Cachorro de pelo branco: No artigo de hoje listarei as raças mais comuns e algumas raridades de cachorro de pelo branco.

Os cães brancos representam, em alguns lugares do mundo, o símbolo de requinte e elegância. Apreciado desde a antiguidade, o pelo branco costuma ser o resultado de um cuidadoso processo de seleção.

Do pequeno maltês ao gigante Dogo Argentino, vejamos quais são as raças mais características de cães de pelo branco.

Vamos ver quais são as raças de cães com pelo branco.

Raças de cães com pelo branco

Os cães de pelo branco são, em alguns lugares do mundo, o símbolo de requinte e elegância.

Antigamente este detalhe da pelagem do cão era considerado uma mais-valia especialmente para os cães pastores, pois os distinguia facilmente dos lobos que se aproximavam das pastagens para tentar atacar no pastoreio, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer.

1. Poodle

poodle grande

Poodle de boca aberta. Foto: Pixabay

A pelagem deste cão é crespa e são permitidas 5 cores que devem ser uniformes, uma delas é precisamente branca.

O Poodle, em todas as suas dimensões e cores, é um amante da água e do tempo que passa na companhia da sua família. Particularmente é também um cão muito sólido e resistente do ponto de vista da personalidade.

Cachorro de pelo branco – 2. Maltês

Maltês

Poodle na cadeira. Foto: Freepik

Ao contrário do que o seu tamanho pode fazer crer, o maltês é um grande explorador de ambientes desconhecidos.

O maltês tem, de fato, uma motivação social mais marcante para com seus semelhantes do que para com seres humanos desconhecidos. Na verdade, este cachorrinho de pelo branco e muito comprido poderia optar por não querer hóspedes em casa, avisando com um latido, como uma sentinela, se alguém se aproxima.

Cachorro de pelo branco – 3. Bulldog inglês

cachorro de pelo branco

Cachorro na grama. Foto Freepik.

Já foi usado em arenas como um cão para touros de briga, daí o nome Bulldog. Após a primeira metade do século 19, uma versão mais atarracada com um nariz mais curto começou a evoluir e assim permanece até hoje.

Seu tamanho não permite que defenda sua antiga reputação de cão de briga e a seleção pela mão humana tem feito com que esta raça tenha uma expectativa de vida muito menor do que as demais.

Na verdade, devido ao formato do focinho, ele se esforça para umedecer o nariz com a língua, arriscando-se mais do que os outros a ser vítima de insolação.

A pelagem curta, muitas vezes branca, e a pele enrugada conferem-lhe um aspecto dócil e simpático, razão pela qual é cada vez mais considerado um cão de companhia.

4. Bull Terrier é do grupo de cachorro de pelo branco

cachorro de pelo branco

Cachorros no galho. Foto Freepik

O Bull Terrier é um animal considerado por muitos como impróprio para quem não tem experiência com cães. Ele tem uma forte motivação que o torna um cão muito ativo.

Mesmo a motivação predatória o leva a ser extremamente reativo com relação a objetos em movimento: bolas, pássaros, bicicletas.

Sua pelagem é geralmente branca, mas às vezes mostra manchas pretas ou tigradas, especialmente no dorso ou no focinho.

5. Samoieda é do grupo de cachorro de pelo branco

cachorro de pelo branco

Samoieda – Foto: Pixabay

A pelagem deste cão de origem siberiana é tão espessa que no passado era utilizado como fonte de calor para os donos que, nas noites frias da Rússia, dormiam ao lado dele ou mesmo debaixo do seu cão.

Foi originalmente usado como cão de trenó. Ainda hoje mantém comportamentos de guardião, quando um estranho se aproxima tende a latir para avisá-lo.

O que o tornou famoso no Ocidente foi sobretudo o seu “sorriso” característico, dado pelo formato do focinho que o faz parecer que está dando uma risada.

6. Dogo Argentino é do grupo de cachorro de pelo branco

cachorro de pelo branco

Dogo filhote – Foto: Freepik

Este cão de raça grande é o resultado do cruzamento de várias raças. Os imensos territórios em que foi selecionada esta raça são habitados por grandes predadores, por isso o dogo possui este aspecto forte e poderoso.

No passado foi utilizado como cão de caça, mantendo de facto uma forte motivação predatória que, dada a sua dimensão, sugere a necessidade de um guia humano sólido, capaz de estabelecer com o Dogo uma relação profunda de confiança.

Ele também, como outras raças de pelo branco e fortemente selecionado pelo homem, pode manifestar surdez congênita.