O Akbash, também chamado de Coban Kopegi, ou Akbas, ou Aky, é uma antiga raça de cães grandes da Turquia que surgiu há mais de 3.000 anos. Os primeiros cãezinhos da raça foram levados para a América do Norte em 1970.

Esses cachorros são leais, alertas e inteligentes. Os Akbash têm algumas das melhores qualidades que você poderia esperar de um cãozinho!

Esses filhotes incríveis são muito protetores de suas famílias e têm fortes instintos de guarda. Eles são cães grandes e mais adequados para casas maiores com quintais ou perto de áreas abertas onde podem vagar. Além disso, os Akbash são independentes, mas também adoram estar perto de sua família humana. Esses cães são ótimos com crianças.

Se você quer um cão protetor e que ame os seus donos de forma incondicional, então o Akbash pode ser o ideal para você!

Conheça o Akbash

O Akbash é um dos melhores cães de guarda que existem e é também muito famoso na Turquia. O seu nome significa “cabeça branca” e o seu pelo branco o distingue facilmente dos predadores.

Com um temperamento calmo, independente e alerta, excelente visão e corpo magro e musculoso, o Akbash é poderoso contra predadores, sendo usado como um excelente cão de guarda, o que ainda é na Turquia. Ainda, o seu temperamento calmo faz com que ele seja também um bom animal de estimação, muito carinhoso com os seus donos. Eles também são o cachorro nacional da Turquia, fazendo parte da história do país de diversas formas.

História

Não se sabe muito sobre a raça Akbash, embora muitos acreditem que eles já são criados há mais de 3.000 anos para proteger os rebanhos de pastores de predadores.

O nome Akbash é uma palavra turca que significa “cabeça branca”. Isso é muito relevante, uma vez que é pelagem branca que os ajuda a se misturar com o rebanho que estão protegendo.

Embora o Akbash seja a raça canina turca de outras raças de cães de guarda brancos nativas do norte da bacia do Mediterrâneo, ele é a única raça a ter a combinação distinta de características de Mastim e do Lebréu.

Na década de 1970, alguns pesquisadores americanos estavam estudando esta raça no oeste da Turquia. Intrigados com o Akbash, eles decidiram introduzir a raça na América do Norte. A partir de então, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos passou a usar o Akbash em seu programa de controle de predadores.

O cão Akbash é uma raça antiga nativa das planícies e montanhas do oeste da Turquia, onde foi criado por aldeões e pastores para proteger o gado de lobos e outros predadores.

Tamanho do Akbash

Como o Akbash é uma raça relativamente pura, existem alguns padrões que podem ser observados em diversos cães dessa raça em relação ao tamanho.

O Akbash é um cachorro grande e imponente. Os cães dessa raça possuem um tamanho médio de 70 a 85 centímetros.

Em relação ao peso, o Akbash pode pesar de 35 a 60 quilos na idade adulta, com diferenças entre os machos e as fêmeas da raça.

Temperamento

O Akbash é um cão gentil e que possui um grande senso de proteção com sua família. Eles são independentes e gostam de ter seu próprio espaço de vez em quando. Por serem independentes, eles geralmente não têm ansiedade de separação em relação aos seus donos.

Ainda, como os Akbash eram originalmente criados para proteger rebanhos de gado, eles ainda têm esses fortes instintos de guarda hoje.

Os cães dessa raça são muito inteligentes  e, embora não tenham tanta energia como outras raças, são muito ágeis e fortes e agem quando sentem qualquer tipo de perigo.

Se eles acharem que algo está errado, por exemplo, eles vão rosnar ou latir, mas não são, ao mesmo tempo, excessivamente agressivos.

Se você quer um cão de guarda que o alerte sobre qualquer pessoa que possa se aproximar de sua porta, você pode escolher o Akbash tranquilamente!

Este cão precisa de um dono forte e consistente, que também possa ser sensível às suas necessidades durante os treinamentos.

Os Akbash podem ser facilmente treinados, mas os donos precisam se certificar de que eles serão corretamente socializados com os animais de estimação da casa para que a convivência entre eles seja harmoniosa. Esse treinamento deve ser feito desde a idade jovem.

O Akbash tem um temperamento que não é nem tímido nem agressivo. Sua personalidade é adaptável.

Dentre os principais adjetivos que descrevem as características desses cães, podemos mencionar: gentil, calmo, paciente, protetor, carinhoso, alerta, leal, independente e corajoso.

Os cachorros dessa raça são escolhidos frequentemente por agricultores que precisam de pastores para o gado ou por famílias com crianças, uma vez que ele exibe o mesmo comportamento em relação ao rebanho que aos membros da família, especialmente quando socializado desde muito cedo.

O Akbash é brincalhão, mas tem também um pequeno impulso de caça. Ao mesmo tempo, podemos dizer que os cães dessa raça possuem uma baixa tendência a morder.

O Akbash se dá bem com crianças?

Os cachorros da raça Akbash são cães de baixa energia e podem preferir estar perto de adultos ou de crianças mais velhas que sabem brincar com calma. Dito isto, para crianças que aprendem a se aproximar e brincar adequadamente com um cachorro grande, o Akbash pode ser um ótimo companheiro ótimo.

O Akbash se dá bem com outros animais?

O Akbash pode se dar bem com outros animais se eles forem, desde filhotes, introduzidos devagar e por meio de um treinamento adequado. A socialização precisa acontecer desde cedo, uma vez que os cães dessa raça não gostam naturalmente de outros animais, mas podem se dar muito bem com outros animais se forem treinados com calma.

Aspecto

Uma combinação única de características de Mastim e Lebréu, as características do Akbash permitem que ele atue como guardião de gado. Isso porque, ele é todo branco, magro, de pernas compridas e musculoso e tem, dessa forma, uma aparência alerta e real, transmitindo poder, força e coragem. Ele possui, ainda, a velocidade e agilidade necessárias para desafiar e perseguir predadores.

A cabeça do Akbash é em formato de cunha. As suas orelhas são pendentes e a sua cauda longa é enrolada sobre as costas quando se move.

Os cachorros dessa raça, são ainda, caracterizados por suas pernas longas e pelo tronco profundo. A influência do Mastim sobre a raça é encontrada principalmente por sua altura, peso, cabeça larga e aparência imponente.

Pelagem

A pelagem do Akbash é totalmente branca. Não existem outras cores aceitas nos cães que fazem parte dessa raça pura.

Os cachorros Akbash têm uma pelagem de comprimento médio. Eles caem moderadamente, então uma boa escovação uma ou duas vezes por semana ajudará a remover os pelos mortos.

Saúde do Akbash

A raça Akbash está predisposta a algumas das mesmas condições que os Mastins também podem enfrentar, pois há uma relação distante entre os dois.

Embora a maioria dos Akbash seja, de uma forma geral, saudável, alguns podem estar propensos a alguns problemas de saúde. Assim, é importante que donos de cães dessa raça mantenham bons cuidados e levem o cachorro para fazer visitas regulares ao veterinário.

Os donos de cachorros da raça Akbash devem considerar os fatores relacionados à raça. Quer se trate de problemas de saúde como displasia da anca ou diferentes cuidados relacionados com o seu pelo e tamanho grande, o Akbash possui fatores únicos que devem ser considerados.

Alguns dos problemas de saúde mais comuns que os Akbash sofrem incluem: displasia do quadril, hipotireoidismo, cardiomiopatia dilatada e torção gástrica.

cropped-cachorro-se-coçando-3.jpg

Cachorro sentado na grama se coçando. Foto Freepik

Cuidados

Assim  como acontece com todos os cães, os donos de um Akbash devem realizar exames veterinários regulares para detectar quaisquer problemas de saúde precocemente. O veterinário pode, ainda, ajudar o cachorro a desenvolver uma rotina de cuidados que o manterá saudável.

Devemos ter em mente também que o Akbash é propenso ao ganho de peso, especialmente quando ele não gasta muita energia.

Assim, para evitar problemas de obesidade, certifique-se de que seu cão faça pelo menos uma boa caminhada de meia hora a uma hora por dia, com algumas boas sessões de brincadeiras ativas e caminhadas misturadas.

Além disso, você também deve verificar os ouvidos do seu Akbash com frequência, realizando limpezas nos mesmos.

Apare as unhas do seu cão antes que fiquem muito longas – geralmente uma ou duas vezes por mês.

Outra preocupação quando se trata de cuidar do seu Akbash é manter sua saúde bucal. Você deve escovar os dentes conforme recomendado pelo seu veterinário, pois muitos cães desta raça são propensos a problemas dentários.

Seu veterinário pode instruí-lo sobre como escovar os dentes do seu cão corretamente.

Por fim, podemos dizer que o Akbash precisa de cerca de um banho por mês, dependendo, ainda, de quão sujo ele fica.

Exercício

Como o Akbash é um cão de guarda e não um cão de pastoreio, ele não precisa de exercícios físicos em grande quantidade. Isso porque, esses cães não possuem o hábito natural de correr por aí reunindo e movendo o gado, mas vigiam seu rebanho de um ponto de vista confortável.

Com isso em mente, procure fazer pelo menos uma hora por dia de exercício com o seu cão para mantê-lo saudável. Caminhar, correr e caminhar são formas ideais de gastar energia. Brinquedos de quebra-cabeça também podem desafiar a mente do seu Akbash.

Escovação

Tente manter o hábito de escovar o seu Akbash pelo menos uma vez por semana para remover pelos mortos e evitar a formação de nós. Preste atenção especial às áreas da pelagem que são mais longas, uma vez que essas podem formar nós mais facilmente. Nos períodos de maior queda de pelos, durante a primavera e no outono, você pode ter que escovar a pelagem do seu cão diariamente para remover os pelos mortos.

Treinamento

O Akbash deve ser instruído em treinamentos desde filhote, para evitar a formação de maus hábitos. A natureza independente e teimosa da raça pode dificultar o treinamento, mesmo que o Akbash seja bastante inteligente e capaz de entender comandos.

Para garantir a eficiência do treinamento, sempre use métodos de treinamento de reforço positivo, como aqueles com snacks e elogios. Ainda, também tente ser sempre consistente no comportamento que você espera ao dar um comando.

Porém, saiba que é difícil dominar o instinto natural do Akbash totalmente. Assim, os donos de cães dessa raça devem ter cuidado quando os próprios pets estiverem em contato com estranhos e outros cães.

Alimentação

Uma dieta ideal para o Akbash deve ser pensada tendo em mente uma raça grande com baixa energia.

Por causa de sua baixa energia, eles tendem a ganhar peso se forem superalimentados. Assim, os donos de cães dessa raça devem manter um horário regular de alimentação e não deixar comida à disposição durante todo o tempo.

Também é recomendável limitar o número de guloseimas também. Lembre-se, ainda, de retirar a comida do prato do Akbash após 10-15 minutos. Exercícios também devem ser evitados por uma hora antes ou depois das refeições.

A dieta do Akbash deve fornecer nutrição suficiente para manter a visão, a consciência mental e a saúde óssea do cão em dia, bem como a sua velocidade e agilidade.

O Akbash precisa de fibras em sua dieta, que pode ser encontrada em diversos tipos de ração para cães.

Ao mesmo tempo, devemos levar em consideração que, devido ao seu tamanho e composição genética, o Akbash tem uma tendência a desenvolver displasia da anca.

Assim, a ração seca ou comida enlatada úmida, a comida que é dada para o Akbash não deve apenas ser apenas para cães de raça grande e apropriada para a idade do cachorro, mas deve conter também grandes quantidades de carne, cálcio e outros nutrientes para suas necessidades físicas.

Porém, assim como acontece com todos os cães, as necessidades alimentares do Akbash mudarão desde a infância até a idade adulta e continuarão a mudar ao longo de sua vida.

Você deve pedir ao seu veterinário recomendações sobre a dieta do seu cão, uma vez que existe muita variação entre cães dependendo de fatores como peso, energia e saúde.

Akbash

Akbash – Fonte: Instagram coldrenrodney

Onde comprar um filhote de Akbash?

É considerada uma raça rara. Sendo assim, cachorros dessa raça não podem ser facilmente encontrados em canis. Encontrar um criador também não é uma tarefa tão simples.

Um filhote de Akbash custa, em média, 3000 reais.

Adequado como companheiro e cão de guarda, o Akbash é calmo, carinhoso e independente. Os cães dessa raça são, ainda, leais e afetuosos com os seus donos, bem como com crianças e outros animais.

Por fim, podemos dizer que o Akbash é naturalmente alerta e desconfia de pessoas e animais que ele não conhece.