Alabai está na lista das maiores raças, legalmente em oitavo lugar. O nome “Alabai” é secundário, o nome principal desta raça é o Pastor da Ásia Central.

Esses cães tem um instinto de guarda altamente desenvolvido, não recuam mesmo na frente de grandes animais. Seu comportamento é orgulhoso e independente.

Alabai desde o nascimento está pronto para proteger os proprietários e proteger sua propriedade. Desde os tempos antigos até os dias atuais, os Alabai estão no serviço de segurança, mas além disso, eles podem ser apenas verdadeiros amigos.

A história da raça

As raízes da história desta raça estão perdidas no passado distante. Afinal, o alabai é um molossoide pertencente aos tipos mais antigos de cães. A raça surgiu como resultado da seleção popular.

Inicialmente, o alabai foi criado pela natureza para proteger casas e animais de estimação. A natureza desses cães foi formada em condições perigosas, houve confronto com predadores. Em tais confrontos, os mais fortes sobreviviam.

Padrão da raça

alabai

Alabai – Fonte: Freepik

Alabai é um representante de cães grandes. De acordo com o novo padrão, a altura na cernelha dos machos adultos é de 65 a 70 cm. As fêmeas – 62-65 cm. O peso desses cães é de 40 a 80 kg.

A cabeça é grande e larga. As orelhas são relativamente pequenas, de formato triangular. O focinho é volumoso. Olhos redondos escuros bem separados.

O nariz grande pode ser marrom ou preto. A mandíbula é poderosa, dotada de tanta força que é capaz de causar ferimentos graves quando ataca.

O Alabai têm dois tipos de pelagem:

  • Pelagem curta e lisa (3-4 cm)
  • Pelagem longa e reta (7-8 cm)

Independentemente da variedade, a pelagem é áspera. Há um subpelo espesso, graças ao qual o cão é capaz de suportar geadas severas.

De acordo com a norma, são permitidas as seguintes cores:

  • branco,
  • vermelho,
  • preto,
  • fulvo,
  • marrom,
  • cinza.

Manutenção e cuidados

Alabai é um cão amante da liberdade, precisa de espaço, não tolera espaços fechados e apertados. Portanto, é indesejável manter esse animal de estimação em um pequeno apartamento.

Além disso, o Alabai é um cão extremamente grande, simplesmente não terá espaço suficiente para a habitação e nenhuma caminhada longa ajudará o cão a jogar fora toda a energia acumulada.

Apesar do grande peso e crescimento, o alabai não requer cuidados especiais. Sua pelagem tem uma excelente propriedade, a sujeira praticamente não gruda nela, graças à qual o cão sempre parece limpo.

Isso não significa que o dono não deva cuidar de seu animal de estimação. Regras simples de cuidados devem ser seguidas rigorosamente:

  • Escove a pelagem 1-2 vezes por semana. Durante o período de muda, deve-se pentear diariamente, pois esses cães perdem muito pelo. Em tempos normais, o pelo cai moderadamente.
  • Limpe os ouvidos com cotonetes, certifique-se de que a secreção do ouvido não se acumule.
  • Corte as garras à medida que crescem, isso deve ser feito com cuidado para não ferir o animal.
  • Se necessário, se o cão se sujar durante o passeio, lave o estômago e as patas com água morna, não é necessário usar sabão.
  • O pelo do alabai possui propriedades de autolimpeza, portanto, não é necessário banhá-lo sem necessidade.

Alimentação do Alabai

O proprietário é obrigado a fornecer ao seu animal de estimação uma dieta equilibrada. A dieta devser baseada na idade, estado de saúde, atividade física do cão.

Se você decidir alimentar o Alabai com comida seca, ela deve ser da mais alta qualidade. Ao alimentar com produtos naturais, o mesmo requisito é aplicado: alimentos de alta qualidade.

Também vale a pena notar que na dieta do Alabai deve haver comida suficiente com alto teor de cálcio devido ao fato de que os representantes da raça estão predispostos a doenças articulares desde o nascimento.

Com um método natural de alimentação, você deve seguir as seguintes regras:

  • Alimente os filhotes 5-6 vezes ao dia. À medida que envelhecem, reduza o número de para 3 vezes ao dia.
  • Um cão adulto deve receber comida 2 vezes ao dia.
  • A dieta de um alabai adulto deve incluir: legumes (exceto batatas), mingau (arroz, trigo), peixe do mar e carne magra. Frango e porco não são recomendados.

Saúde

Apesar da boa saúde desde o nascimento, desde os primeiros meses de vida é necessário mostrar o animal ao veterinário para exames preventivos.

O especialista elaborará um calendário de vacinação. Em nenhum caso você deve automedicá-lo, caso encontre sintomas de alguma doença em seu pet, contate imediatamente o seu veterinário para obter ajuda.

Na maioria das vezes, o alabai sofre das seguintes doenças:

  • Doenças articulares (artrose , artrite) – a causa da doença é uma grande carga do corpo pesado do cão nas patas. Você pode evitar esses problemas nas articulações se fizer uma dieta correta e equilibrada.
  • Doenças do sistema cardiovascular (ataque cardíaco, arritmia) – problemas cardíacos ocorrem frequentemente no Alabai, que são mantidos em apartamentos apertados. Um estilo de vida sedentário leva a essas doenças.
  • Doenças do sistema endócrino – Problemas com o sistema endócrino afetam negativamente o metabolismo do corpo.
  • A displasia articular é uma doença que leva à destruição das articulações do quadril. Como tratamento, várias terapias e medicamentos são usados ​​para ajudar a parar esse problema.

Um cão não pode dizer em linguagem humana o que o está incomodando, o que o está machucando. Portanto, a saúde do animal de estimação é completamente dependente do dono do animal de estimação.

Além disso, certifique-se de desparasitar seu cão duas vezes por ano com produtos comprovados e eficazes. Isso é ainda mais relevante, uma vez que alguns tipos de helmintos representam um sério perigo para os seres humanos.

Os sintomas de uma infecção parasitária em cães são letargia, falta de apetite, fezes moles e perda de peso. A ação oportuna evitará que o problema ocorra.

Personalidade

Alabai não conhece o medo, ele nunca recuará, mesmo que o inimigo o ultrapasse em altura e peso.

O principal traço de caráter dos representantes da raça é o destemor. Se um estranho violar a fronteira estabelecida pelo Alabai, ele irá atacá-lo. Tudo devido ao fato de que a raça foi formada em condições perigosas.

Os ancestrais dos Alabais modernos tiveram que lutar contra predadores. Cães fracos não sobreviveram em tais condições, apenas os mais fortes permaneceram.

Alabai trata todos os membros da família, bem como animais de estimação, de maneira amigável.

the-dog-runs-on-the-grass

Cachorro treinando. Foto Freepik

Treinamento

Estes são cães muito inteligentes, mas são difíceis de treinar. O principal é não perder tempo e iniciar o processo educacional desde os primeiros meses de vida do animal.

Até os seis meses de idade, um alabai deve conhecer e seguir claramente os comandos: “senta”, “deita”, “vem”, “não”.

Aos três anos de idade, o Alabai está totalmente desenvolvido física e intelectualmente. É quase impossível acostumar um Alabai adulto incontrolável à obediência; apenas um adestrador de cães experiente pode fazer isso.

Durante o treinamento, a calma persistente e a perseverança por parte do proprietário são necessárias.

Existem algumas nuances que você deve prestar atenção no processo de criação de alabai:

  • Você não pode mostrar sua fraqueza para Alabai, ele definitivamente notará e usará para seus próprios propósitos.
  • Não querendo cumprir o comando do proprietário, o alabai pode fingir estar doente. Se o dono cair em tal truque, no futuro o cão usará esse truque o tempo todo para desobedecer aos comandos.
  • Desde filhote, você precisa passear frequentemente com seu animal de estimação em lugares onde cães de diferentes raças são passeados. Isso contribuirá para o fato de que Alabai tratará outros cães pacificamente, e com ele será possível participar com segurança de exposições, passear por ruas movimentadas.

Como escolher o Alabai

É melhor comprar um filhote de Alabai em um criadores desta raça. Isso lhe dará certas garantias da pureza da raça e da saúde do cão, tanto física quanto mental.

Ao escolher um filhote, os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Idade do cachorro. É melhor levar um Alabai com pelo menos dois meses de idade. A essa altura, o animal já passou pelo curso de vacinação necessário.
  • Idade da mãe é importante. A prole mais saudável vem de cadelas com idades entre dois e oito anos. Nascimentos anteriores devem ter ocorrido há pelo menos um ano.
  • O número de filhotes na ninhada. Especialistas dizem que o número ideal de filhotes é seis.
  • Comportamento do cachorro. Alabai é um animal forte por natureza, um líder de cães. Essas qualidades também devem ser vistas nos filhotes.

Não se esqueça de avaliar a aparência do cão. O filhote saudável é ativo, come com apetite, tem pelagem brilhante e pele clara.

Mas o mais importante é que, antes de comprar um filhote, você deve ter certeza de que precisa de um alabai.

Fatos importantes sobre o Alabai

A raça Alabai manteve suas raízes e sobreviveu até hoje sem grandes mudanças. O tamanho impressionante, força e velocidade tornam os cães protetores ideais. Conheça mais fatos sobre a raça:

  • Alabai são animais independentes, não são influenciados por outros.
  • Os cães desta raça não demonstram agressividade com estranhos, mas estão sempre de guarda, prontos para proteger.
  • A descrição da raça Alabai sugere que os cães são inteligentes: pensam antes de executar comandos, analisam a situação e tomam suas próprias decisões.
  • Para ser produtivo no treinamento, é necessário iniciar o treinamento desde filhote, sem usar métodos violentos. Alabai são por natureza fortes.
  • Faça amizade com o cachorro, mostre cuidado – e ele se tornará o melhor amigo para a vida.
  • Se você não está confiante em suas habilidades, você deve entrar em contato com um especialista. Alabai exige uma atitude séria nos treinos, e os erros podem afetar negativamente o resultado.
  • Os cães não são exigentes quando se trata de comida. Recomenda-se elaborar um programa de alimentação adequado.

Se você cuidar adequadamente do cão, não haverá problemas especiais com sua saúde. A expectativa de vida do Alabai é grande, principalmente para cães de raças gigantes. Muitas vezes, esses cães vivem até 15-17 anos.