O Borador, também conhecido como Border Lab ou como Border Collie Lab, é uma raça de cachorros que surgiu a partir do cruzamento entre o Labrador e o Border Collie. 

A raça combina as melhores características dos Border Collie e dos Labradores, como simpatia, lealdade, carisma, agilidade e inteligência. Todos esses aspectos fazem com que o Borador seja um cachorro para a família. 

Ficou interessado? Então confira um artigo completo sobre o Borador!

cropped-cane-corso-3.jpg

Cachorro com olho amarelo. Foto Freepik

Quem é o Borador? 

Como mencionado, o Borador é um cãozinho de porte médio-grande, fruto do cruzamento de um Border Collie com um Labrador. Esses cães são extremamente ágeis, inteligentes, atentos e carinhosos. 

Se você quer um cachorro para a família, talvez o Borador seja a melhor opção para você e os seus familiares. Isso porque, os cães dessa raça tendem a se dar muito bem com todos os membros da casa e também com outros pequenos animais, até mesmo gatos. 

O Borador é também um cachorro muito leal e que está sempre pronto para ficar ao lado de seu dono em todas as situações. Além disso, ele é também muito brincalhão e alegre, sendo perfeito para famílias com crianças. 

História 

Para entendermos a história e a origem do Borador, precisamos antes descobrir um pouco mais sobre as origens dos cães que tornaram possível o surgimento desta raça: o Labrador e o Border Collie. 

O Labrador Retriever é um cachorro que surgiu no Reino Unido a partir de cães de pesca canadenses importados. A raça foi estabelecida oficialmente na década de 1880 e tem sido uma das raças de cães mais populares no mundo ocidental desde então.

Sua natureza amigável, inteligência e vontade de agradar os donos tornam os cães dessa raça excelentes cachorros de trabalho ideais: é por isso que muitas vezes você verá Labradores em funções de cães de serviço, como assistência a pessoas com algum tipo de deficiência. O seu tronco robusto torna o Borador um cão ideal para acompanhar seus donos em espaços públicos. 

O Border Collie, por sua vez,  é um cão de pastoreio que foi desenvolvido ao longo da fronteira anglo-escocesa. Ele foi oficialmente reconhecido como uma raça em 1915. Essa raça é muito inteligente e atlética, que a tornou favorita como cães esportivos.

O Borador, por sua vez, surgiu na década de 2000, quando os primeiros cruzadores norte-americanos passaram a fazer cruzamentos entre o Border Collie e o Labrador. 

O principal objetivo dos donos desses cachorros com o experimento era criar um cachorro ideal para famílias, combinando as melhores características das duas raças mencionadas. 

Embora existam todos os tipos de misturas de Borador, o cruzamento mais popular desde as origens da raça acontece entre entre labradores pretos e border collies, originando cães pretos de aparência distinta com detalhes em branco: os Borador. 

Aspecto geral do Borador

Cada cãozinho da raça Borador é diferente do outro. Porém, eles também compartilham algumas características em comum. Em geral, podemos ver a influência das duas raças progenitoras nos cachorros Borador.

Os padrões de cores do Borador são muito parecidos com aqueles do Border Collie. A estrutura do corpo dos Borador, por sua vez, é mais parecida com a dos Labradores. Eles têm a cabeça robusta e a cauda longa, com o focinho estreito. As orelhas, por sua vez, são caídas. 

Tamanho 

O tamanho médio dos Borador vadia de 38 a 51 centímetros. A raça é considerada de porte médio-grande e as fêmeas são, em geral, menores que os machos. 

Quando ao peso, os cachorros dessa raça costumam pesar de 16 a 28 quilos. 

Porém, você deve ter em mente que, apesar de os cachorros Borador não serem muito grandes, isso não significa que sejam adequados para viver em apartamentos. Esses cachorrinhos precisam de muito exercício, principalmente ao ar livre.

Pelagem 

Os Boradores são, no geral, pretos com algumas manchas brancas no rosto e no peito. A quantidade de pêlo branco varia: alguns cães podem ser quase totalmente pretos, enquanto outros têm várias manchas brancas.

Porém, apesar de essa ser a cor mais comum, nem todos os cachorros dessa raça possuem uma pelagem preta e branca. Alguns possuem manchas  amarelas, marrons e bege também.

Mas, seja qual for a cor da pelagem, o Borador tem sempre uma pelagem lisa e muito brilhante. O pêlo pode ser de comprimento curto a médio, dependendo das características que eles herdaram dos pais (se puxaram dos Border Collie ou dos Labradores). 

A pelagem dupla do Borador o ajuda a lidar com temperaturas extremas, mas também significa que eles liberam uma grande quantidade de pelo durante todo o ano. 

borador

borador. Fonte: Instagram @life_of_amica

Temperamento do Borador

Você precisa saber que os cachorros da raça Borador possuem muita energia para gastar e, dessa forma, tendem a ficar extremamente entediados em lugares pequenos, como apartamentos e kitnets. Assim, é preferível que eles morem em lugares grandes e com grandes áreas externas. 

O Borador é um cachorro muito carinhoso e leal, sendo também muito amigável com todos os membros da casa, estranhos e outros animais. Essas características fazem com que esses cães sejam muito indicados para famílias. 

Ainda, os Boradores adoram brincar e aprender novos truques. Você pode desafiá-los constantemente por meio do treinamento de novas habilidades. 

Porém, ao mesmo tempo em que os cachorros dessa raça são muito indicados para as famílias, eles não são adequados para pessoas que estão longe de casa por longos períodos.

Isso porque, o Borador é um cão muito amoroso e que quer estar ao lado de seus donos o maior tempo possível.  Ficar sozinho muito tempo pode ser muito ruim para o seu Borador e pode fazer com que ele desenvolva ansiedade e comportamentos destrutivos.

O Borador se dá bem com outros animais? 

Sim, a raça convive muito bem com outros animais, até mesmo gatos. Porém, saiba que o Borador é um cão de pastoreio e, dessa forma, ele pode acabar assustando alguns animais. 

O Borador é um cão adequado para famílias? 

É fácil dizer que sim, o Borador é um fantástico cão de família.

Considerando as características compartilhadas entre os seus pais (Border Collie e Labrador), este cruzamento dá origem a um cachorro que será leal e estará sempre ansioso para brincar e interagir com todos os membros da casa. 

Ele também tende a se apegar muito aos seus donos e a oferecer carinho incondicional para os mesmos. 

Cuidados 

Por causa do comprimento da pelagem, os Borador não precisam de muitos cuidados relacionados ao seu pêlo. Os donos de cães dessa raça devem, porém, escovar o pêlo do Borador a cada duas semanas para ajudar a remover os pelos mortos e reduzir a queda. 

O Borador deve tomar banho pelo menos uma vez por mês ou quando necessário. Também não se esqueça de verificar os ouvidos, limpar os dentes semanalmente e cortar as unhas conforme necessário.

Tome cuidado: nunca raspe o pêlo do seu Borador. Isso pode prejudicá-lo de diversas formas. 

Alimentação 

A quantidade de comida que você deve dar ao seu Borador deve ser baseada em fatores como tamanho, idade, nível de atividade e saúde do pet. Um cachorro dessa raça e em idade adulta deve comer cerca de 1 ½ a 2 xícaras de comida por dia, separadas, de preferência, em duas refeições. Os cachorros mais jovens dessa raça precisam de refeições menores, com mais frequência.

Felizmente, os Borador também não sofrem normalmente com alergias alimentares. Além disso, tenha em mente que, por causa do grande nível de energia dessa raça, a ração oferecida ao Borador deve ser rica em proteínas.

Saiba que o Borador é um cão de porte médio-grande e, por isso, precisa de uma boa quantidade de comida para mantê-lo saudável.

A maioria dos especialistas recomenda ração seca como alimento principal. Essa deve conter ingredientes de alta qualidade, como frango, peru ou pato. Também recomenda-se marcas que contenham antioxidantes, probióticos e ácidos graxos.

Necessidade de exercícios 

O Borador precisa de cerca de 2 horas por dia de exercício físico. Esses cãezinhos possuem muita energia e, dessa forma, não são indicados para donos que não gostam de brincar e de se exercitar com os pets.

Se o Borador viver com uma família, ele pode se exercitar cada dia com um membro diferente da casa.

Use brinquedos de quebra-cabeça e jogos para mantê-los ocupados e para estimulação mental. Você pode, por exemplo, esconder snacks pela casa ou em uma de suas mãos e esperar que o cão farejador encontre os lanchinhos.

Você também deve mudar a rotina de exercícios regularmente para torná-la mais estimulante para o Borador. Assim, experimente novos parques, faça caminhadas ou ofereça um ambiente com água para o seu cachorro: lembre-se de que o Borador, assim como o Labrador, adora nadar. 

Treinamento 

Treinar um Borador é, na maior parte das vezes, uma tarefa muito fácil. Esses cachorros tendem a aceitar comandos de forma obediente e a aprender novos truques com certa facilidade. 

Porém, de vez em quando, raças inteligentes como essa querem agir de forma independente.  

Para evitar que o seu Borador desenvolva um comportamento desobediente, você precisa mostrar quais são os hábitos e as atitudes que você considera adequados desde o momento em que o seu cão ainda é um filhote. 

Para ajudar no treinamento do seu Borador, é recomendável que você realize um reforço positivo oferecendo snacks e carinhos quando o seu cachorro se comportar da forma esperada. 

Ainda, saiba que ter um cronograma consistente é também muito importante para que o treinamento do seu Borador aconteça de forma eficiente e, de fato, funcione para educá-lo.

Depois de ensinar as boas maneiras para o seu Borador, você pode se divertir ensinando alguns truques ao seu cãozinho. Eles adoram aprender novas tarefas e brincadeiras!

Saúde do Borador 

Um ponto positivo da raça é que ela não tem muitas predisposições a doenças ou enfermidades. Porém, é claro que sempre existem riscos, especialmente relacionados à doenças que o cachorro pode herdar de suas raças parentais (Border Collie e Labrador). 

Por exemplo, Cuidado com o inchaço se o seu cachorro possui o costume de comer mutio rápido. Experimente uma tigela de alimentação lenta e incentive seu Borador a relaxar um pouco após as refeições.

Além disso, o Borador, principalmente quando ele é adulto, pode ter problemas nas articulações, como a artrite e a displasia do quadril.

Saiba também que os Border Collies têm maior probabilidade de desenvolver epilepsia e surdez congênita, então existe a possibilidade de um Borador também apresentar essas condições. Problemas de pele e de visão, como a catarata, também não são incomuns. 

Os Borador também podem desenvolver hipotireoidismo, uma condição na qual a glândula tireóide não é mais capaz de produzir o hormônio tiroxina.

Como a principal função desse hormônio é controlar o metabolismo, os cães que sofrem de hipotireoidismo não conseguem converter alimentos em combustível em uma taxa normal e precisam de acompanhamento veterinário para resolver o problema, garantindo uma maior qualidade de vida para o seu pet. 

Mas, não se desespere: mesmo com esses problemas, os Borador vivem em média de 10 a 15 anos. 

Quanto custa um filhote de Borador?

Um filhote custa entre 200 e 500 dólares (de 1000 a 2500 reais). O valor depende de vários fatores, como o local da compra e os vendedores.

Conclusão 

Concluindo, podemos dizer que o Borador é um cachorro perfeito para quem busca um pet para a família. 

Os cãezinhos dessa raça são muito inteligentes e carinhosos, o que os torna perfeitos para a convivência diária com outros membros da casa, incluindo crianças. 

Esses cães leais e enérgicos são excelentes companheiros para donos ativos e que podem oferecer um espaço adequado para que eles se movam e se exercitem. 

Você precisa ter em mente que esses cães de médio a grande porte podem ficar entediados facilmente e precisam de espaço. Assim, podemos dizer que o Borador tende a se dar melhor em casas com quintais.

A única coisa com a qual você precisa tomar cuidado é o instinto de pastoreio do Borador: ele pode machucar sem querer animais e crianças pequenas. Sempre vigie o seu cachorro para evitar qualquer tipo de acidente. 

Por fim, podemos dizer que se você quer um cão leal, carinhoso e de tamanho médio-grande, o Borador pode ser o cão ideal para você!