Entender se cachorro boxer é bravo é algo que todo tutor deve fazer antes mesmo de adotar um animal dessa raça. Ou, pelo menos, é o que grande parte dos tutores fazem quando estão buscando por uma raça para adoção.

Embora não seja uma exclusividade do boxer, essa dúvida é comum em pessoas que nunca ouviram nada sobre a raça. Afinal, é uma raça de grande porte e, por isso, pode colocar medo em algumas pessoas.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o comportamento da raça boxer e vai entender se cachorro boxer é bravo ou não. Por isso, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

Vamos lá?

cachorro boxer é bravo

Boxer – Foto: Freepik

Cachorro boxer é bravo?

Um cachorro boxer é bravo quando ele sente que precisa ser. Ou seja, quando seus instintos falam mais alto para alguma situação de perigo e desconforto. Mas, fora isso, o boxer não é bravo. Pelo contrário, os cães dessa raça são absolutamente dóceis e cheios de energia para gastar. Por isso, é fundamental que o tutor entenda bem como é o comportamento deles antes mesmo de considerar a adoção.

O boxer é bravo, ou pelo menos costuma ser, quando há situações em que ele se sente desconfortável ou descontente no ambiente. E, para a sua surpresa, isso não muda muito com relação a outros cães, de outras raças. Afinal, todos os cães têm instintos que devem ser respeitados. Eles agem de maneira natural para se defender ou quando estão com medo.

Se você deseja adotar um cão da raça boxer, não se preocupe. Esse tipo de cachorro é extremamente divertido, brincalhão e, quando bem adestrado e socializado, dificilmente vai ser um cão estressado e com situações de braveza. Mas, então, por que as pessoas entendem o boxer como bravo?

Entenda a seguir.

Por que as pessoas acham que o boxer é bravo

Existem muitos fatores que fazem com que as pessoas considerem um boxer como um cão bravo. Porém, nenhuma dessas situações estão necessariamente ligadas ao cão em si. Mas sim, estão ligadas a situações relacionadas ao convívio, dia a dia, comportamentos e também o medo de cachorro de maneira geral.

O boxer é um cão de grande porte e isso faz com que as pessoas que não são acostumadas com cachorros, sejam um pouco mais receosas. No entanto, isso pouco tem a ver com as decisões e reações do cachorro. Afinal, há cães de pequeno porte, como o Pinscher, que são extremamente agitados e até agressivos.

Veja algumas situações práticas que fazem uma pessoa ter medo do boxer e considerá-lo bravo por isso.

cão caminhando

Cão caminhando – Foto: Freepik

Cachorro boxer é bravo – Porte físico avantajado

É muito comum que a gente considere (ou acredite) que um cachorro boxer é bravo, somente pelo fato de ele ser um cão de grande porte. Ou seja, o perfil de cachorro grande, imponente e com porte físico avantajado, faz com que automaticamente o nosso próprio instinto humano fique com “um pé atrás” em relação aos comportamentos do boxer.

Não é incomum que as pessoas, de maneira geral, tenham mais medo de cães de grande porte do que de pequeno porte. E por isso, esse medo lidera a nossa lista de situações que fazem alguém ter medo do boxer. Quando na verdade, muitas vezes, tudo é apenas uma condição de desconforto ao estar perto de um cão de grande porte.

O mesmo acontece com outras raças, como o pitbull, labrador, rottweiler e outras.

Cachorro boxer é bravo – Imponência no olhar

Outro fator que faz a gente ter medo do boxer, é o seu olhar imponente. Afinal, esse é um cão que pode facilmente “penetrar” o seu olhar e nos paralisar, uma vez que o seu grande porte ajuda nisso. Portanto, ao notar um boxer na rua ou mesmo no quintal de alguém, é comum que algumas pessoas sintam medo e desconforto, pois o boxer fica encarando para ver o que você vai/está fazendo.

É claro que, nessa situação, não é recomendado que você encare o cão de volta. Afinal, encarar qualquer cão não é algo recomendável, uma vez que eles podem agir por instinto quando se sentem intimidados. E encará-los nos olhos, claro, é algo que gera intimidação. Portanto, evite isso, ok? Não só com o boxer. Mas com todas as raças.

Cachorro boxer é bravo – Musculatura bem definida

A musculatura bem definida, junto ao perfil imponente e sempre alerta, faz o boxer trazer insegurança para quem não tem muita confiança na raça ou mesmo nunca leu mais sobre ela. E isso entra, novamente, na categoria de medos humanos. Nós ficamos em estado de alerta em situações que nos colocam em “desvantagem”. Isso vale pra tudo, não só para ambientes com cães.

Ou seja, a musculatura bem definida, somando ao grande porte, faz algumas pessoas ficarem desconfortáveis. Portanto, esse desconforto é facilmente convertido em um preconceito com a raça.

cachorro boxer é bravo

Boxer trazendo a bolinha – Foto: Freepik

Muita energia ao correr

Cães têm energia. Muita energia. E o boxer, entra nessa lista de maneira muito evidenciada. Afinal, ele é um cão extremamente enérgico e que pode se movimentar muito rapidamente.

Novamente, essa condição, faz com que a gente se sinta desprotegido no ambiente com um boxer. Afinal, ele é muito rápido e ágil. Algo que nos coloca, novamente, em “desvantagem”. E aí, o cérebro automaticamente instala uma situação de medo.

O cachorro boxer é bravo em situações de estresse. Mas não necessariamente quando ele tem energia pra gastar. Por ele ser de grande porte, o ato de correr solto em um ambiente nos deixa em estado instintivo de insegurança, caso não tenhamos conhecimento prévio sobre aquele dog.

Quando o boxer é bravo?

O cachorro boxer é bravo (ou pode ser) em algumas situações de desconforto e medo. Ou seja: nada muda com relação a outros cães. Afinal, todos eles têm instintos que visam preservar a própria segurança a integridade física. E para que isso aconteça, claro, eles precisam se defender e proteger o território.

Porém, tudo isso pode ser controlado para que essa “proteção” não vá para o caminho da agressividade, ansiedade e estresse. O cão não pode viver em um ambiente descontrolado e cheio de estímulos negativos. Ele vai gastar muita energia com estresse para se sentir confortável em um espaço assim e, consequentemente, pode se tornar um cão bravo.

Veja abaixo algumas situações que podem deixar um boxer bravo.

Pessoas estranhas

Assim como vários outros cães, o cachorro da raça boxer pode ter um pouco de receio de outras pessoas. Ou seja, pessoas estranhas no ambiente. E esse receio, claro, pode facilmente ser convertido em situações de estresse para o cão. Que por sua vez, se transformam em situações de agressividade e pode colocar medo nas pessoas.

Pessoas estranhas devem ser apresentadas previamente ao seu cão boxer. De preferência, ele precisa ser socializado para entender que “está tudo bem” ver outras pessoas no ambiente dele. Caso o cão não seja socializado, ele poderá viver uma vida inteira criando níveis enormes de estresse toda vez que você receber uma visita em casa.

cachorro boxer é bravo

Boxer observando – Foto: Freepik

Situações de conflito e medo

Outra situação que pode deixar um boxer bravo, é o medo e o conflito. Sempre que o cachorro se sentir incomodado com alguma coisa no ambiente, ele poderá demonstrar agressividade. Por isso, você, tutor, precisa trabalhar para construir um ambiente seguro, confortável e sem estímulos negativos.

Apresentar o cão a outros cães de maneira equivocada, fazê-lo ficar em um ambiente desconfortável ou coisas do tipo, vão deixar o cão bastante insatisfeito. O reflexo disso, vai ser um cão bravo.

Falta de socialização adequada

A socialização canina deve ser feita com todas as raças, não só com a raça boxer. Por isso, você precisa considerar esse processo ainda quando o cão é filhote. Caso contrário, ele poderá facilmente “se perder” nos comportamentos e não vai aceitar outras pessoas perto de você e muito menos outros cães.

Fazer socialização canina com o boxer ajuda ele a compreender que ele não é o centro do universo e que outras pessoas e outros animais também vivem no mesmo mudo que ele. Na prática, isso vai fazer o boxer ser muito mais calmo, tranquilo e paciente. O que reflete diretamente no seu comportamento de agressividade ou não.

cão observador

Cão observando – Foto: Freepik

Em ambientes agitados e com estímulos negativos

E por fim, os ambientes agitados e com estímulos negativos são um “prato cheio” para que o cão se transforme em um cão agressivo e bravo. O cachorro boxer é bravo quando sente que precisa ser. E por isso, o ambiente poderá moldá-lo para vários tipos de comportamentos. É dever do tutor criar ambientes saudáveis e equilibrados para o cão.

Mas, o que são estímulos negativos no ambiente?

  • O cão em contato com outros cães o tempo todo;
  • O cão em contato com a rua/portão;
  • Quando o boxer pode comer o quanto quiser a hora que quiser;
  • Quando o cão não sabe seus limites e não tem rotina;
  • Etc.

Evite essas situações ao máximo. Veja esse artigo para te ajudar: Como cuidar de um cachorro? O guia completo e definitivo.

Características de comportamento do cachorro boxer

Se você já sabe que quer adotar um boxer porque acha ele bonito ou qualquer outro motivo, aqui vão mais algumas características sobre o comportamento dele. Veja abaixo.

O boxer precisa de muito gasto de energia

Antes de mais nada, é preciso entender que o boxer precisa de muito gasto de energia. Ele é um cão que acumula muita energia e é dever do tutor criar situações ambientais para que ele gaste essa energia. Passeios, enriquecimento ambiental e exercícios diários são necessários. Caso contrário, o animal pode converter essa energia em comportamentos ruins.

Um cachorro amável e dócil com crianças

O boxer é um cão extremamente amável e dócil com crianças. Ele pode passar boa parte do dia fazendo companhia para os pequenos, de maneira confortável e tranquila. Porém, claro, isso deve ser supervisionado pelo tutor. Além disso, o cão precisa ser adestrado e socializado para estar próximo de crianças.

As crianças também precisam passar por um processo de aprendizado para saber lidar e respeitar o cão. Nunca deixe a criança “fazer o que quiser” com o cão, ok? Isso é bastante maléfico para o animal e, claro, para a crianças. Afinal, o cão pode reagir de modo inesperado (ele tem instintos) e um acidente pode acontecer.

Não exercite seu cão após ele comer

E por fim, aqui vai uma dica de saúde para o seu boxer: nunca alimente-o e saia para brincar com o cão. Essa raça sofre de torção gástrica, que é algo que acontece no sistema digestivo do cão quando ele se alimenta e sai para fazer exercícios pesados. Além disso, você precisa controlar direitinho a quantidade de água e comida que o boxer recebe. Caso contrário, ele poderá ter esse problema também.

Cuide bem do seu cão boxer!