Você já pensou em ter um cachorro orelhudo? Este talvez seja o sonho de muitos tutores, uma vez que os cachorros orelhudos são incrivelmente fofos. No entanto, você sabe quais são as melhores raças para adotar? Ou melhor, você sabe qual é a raça mais indicada para você, dentro das características da sua casa e também da sua rotina? No texto de hoje, vamos conhecer 5 raças muito fofas de cães orelhudos e vamos, também, entender suas principais características.

Acompanhe!

Cachorro orelhudo – Quais são as melhores raças para adotar?

Existem diversas raças de cachorro orelhudo. No entanto, nem todas as raças são indicadas para todos os tutores. Afinal, por mais que elas tenham uma semelhança física (por conta das orelhas), é fundamental entender que cada cachorro é único.

Ou seja, eles vão ter necessidades próprias do ponto de vista físico e mental. Alguns cães vão ser mais bagunceiros, outros vão adorar a prática de exercícios e tem aqueles que só querem ficar de boa em casa. Portanto, no texto de hoje, vamos entender mais sobre estas 5 raças de cachorros orelhudos. Veja:

  1. Cavalier King Charles Spaniel;
  2. Dachshund;
  3. Beagle;
  4. Basset Hound;
  5. Cocker Spaniel;

Cachorro orelhudo: Cavalier King Charles Spaniel

cachorro orelhudo

Cavalier King Charles Spaniel – Foto: Freepik

A primeira raça que resolvemos listara aqui, é a Cavalier King Charles Spaniel. Os cães desta raça são extremamente lindos e fofos. Geralmente, são os mais escolhidos por tutores que querem ter um cachorro diferente e orelhudo. Para quem adora uma companhia fiel e presente, a raça é uma das mais indicadas. Afinal, os Cavaliers Kings adoram passar muito tempo com seu tutor (muito mesmo!).

No entanto, é importante deixar claro que este excesso de parceria pode, sim, trazer sintomas negativos. Para os tutores que não controlarem o excesso de “colo”, a raça pode facilmente desenvolver a síndrome da ansiedade de separação, que é causada a partir do momento que o cachorro já não consegue mais passar nem um minuto sozinho, pois precisa da presença do tutor para se sentir completo.

Isto pode parecer fofo de início. Mas saiba que o cachorro sofre muito, pois ele deixa de comer, de beber, de brincar e de relaxar. Ele se torna um cachorro estressado, ansioso e desenvolve diversas questões que danificam sua saúde mental. Portanto, ame seu Cavalier King Charles Spaniel ao ponto de adestrá-lo para que não sofra com sua ausência.

Cachorro orelhudo: Dachshund

cachorro orelhudo

Cachorro salsicha – Foto: Freepik

Você já ouviu falar da raça Dachshund? Acreditamos que sim. Afinal, esta é a famosa raça “salsicha”, popularmente e carinhosamente conhecida. Sim, os salsichas tem as orelhas grandes e isto os deixa ainda mais fofos. Afinal, seu corpinho bem longo já uma característica bem marcante. Mas as orelhas, claro, acabam agregando ainda mais no quesito estético.

Se você pretende adotar um cão da raça salsicha, saiba que precisará se preparar para receber muito amor e muito carinho. Os cachorros desta raça são extremamente tímidos e isto traz um equilíbrio muito grande em seu comportamento. É bem difícil encontrar um cachorro salsicha que seja agressivo ou com comportamentos extremos.

Cuidar de um cachorro salsicha é uma das coisas mais legais que existem. Afinal, eles são muito fiéis aos seus tutores e isto é incrível. Eles retribuem o carinho, são fáceis de serem adestrados e dificilmente vão procurar problemas, pois adoram passar o dia deitados. Eles não são cães tão enérgicos quanto um Pinscher pode ser, por exemplo.

Cachorro orelhudo: Beagle

Beagle sentado – Foto: Freepik

O Beagle é um dos cachorros mais famosos quando o assunto é orelhas compridas. Ele é lindo, possui uma coloração única e é facilmente reconhecido de longe – mesmo por quem não entende muito de cachorros. Além de ser um cachorro orelhudo, o Beagle é um dos melhores amigos do homem, uma vez que possui muita, mas muita energia.

Portanto, se você pretende ter um Beagle, saiba que você precisará levá-lo para passear e gastar energia de maneira bastante efetiva e comprometida. Caso contrário, o Beagle poderá dissipar e canalizar esta energia em várias coisas negativas durante o dia. Por exemplo, ele poderá querer roer móveis e almofadas. O que é péssimo para o convívio.

Além disso, é fundamental que você tenha bastante controle com a alimentação do Beagle. Afinal, ele adora comer. Embora esta não seja uma característica exclusiva dele, o Beagle dificilmente vai parar de comer antes que a tigela de ração fique plenamente vazia. Beagles gordinhos são fofos. Mas saiba que eles podem sofrer bastante por conta disso. Afinal, a obesidade canina traz vários problemas.

Leia também: O temperamento do Beagle – Saiba tudo sobre a raça

Basset Hound

Basset Hound – Foto: Freepik

Assim como todas as outras raças, nós recomendamos que os tutores que queiram ter um Basset Hound adestre-o desde muito cedo. Afinal, este é um cão que pode ser altamente sociável e, desta forma, você poderá aproveitar o seu melhor amigo de maneira muito mais efetiva.

Este é um cachorro orelhudo que adora a família dele. Ele não vai negar a presença de crianças e até aceita muito bem o convívio com outro amigo cão. Mas para que isto aconteça, é fundamental fazer o animal se adaptar ao lar e adestrá-lo de maneira eficiente e dedicada.

Se você não tem muito tempo disponível na sua agenda, recomendamos que você não tenha um Basset Hound. Afinal, ele adora a presença dos tutores e é assim que ele se sente mais feliz. Dedique-se bastante a ele, ok?

Cocker Spaniel

cão cocker spaniel

Cocker Spaniel – Foto: Freepik

E por fim, vamos falar um pouco mais sobre o Cocker Spaniel. Esta é uma raça que possui orelhas muito grandes e que também é cheia de pelos. Ou seja, este é um fator extra para quem procura por um cachorro lindo, pois os pelos deixam a orelha dele em maior evidência – e fica muito fofo.

Este também é um cãozinho de fácil convívio e você não precisará de muita coisa para mantê-lo feliz e saudável. No entanto, para que isto seja viável, recomendamos que você adestre-o desde novinho. Assim, seu Cocker Spaniel terá muito mais facilidade para adaptação a novos ambientes.