Descubra qual o cachorro que não late e 7 raças de cães silenciosos!

Ao comprar um animal de estimação, não só a sua aparência é levada em consideração, mas também as características comportamentais.

Para muitas pessoas, o barulho do futuro animal de estimação desempenha um papel fundamental – afinal, latidos constantes são muito irritantes e podem atrapalhar os vizinhos.

A única raça de cachorro que não late no mundo é o Basenji. A ausência de latidos deve-se à estrutura específica da faringe, que impede a formação de um som característico.

Apesar desta peculiaridade, não se pode dizer que este cão esteja completamente sem voz. Em vez dos latidos habituais, ela se comunica com a ajuda de estrondos e uivos.

Basenji

erros ao adestrar cachorro

Cachorro com a pata para o alto. Foto: Freepik

Basenji é um cão maravilhoso com uma aparência um pouco “aristocrática”. A raça foi descoberta na África Central, no Vale do Congo. Supõe-se que seus ancestrais vieram do Antigo Egito.

Entre outros, também é chamado de Basenji Congolese Terrier, embora na verdade não tenha nada a ver com terriers.

Basenji é um cão que desconfia de estranhos, atento e independente, embora ao mesmo tempo fortemente apegado aos seus entes queridos.

Esse “cachorro não late”, porque em vez de latir, ele emite outros sons.

Basenji: atitudes

O Basenji ama muito a companhia das pessoas, consegue viver bem em casa e com as crianças. No entanto, eles não toleram a solidão e podem se vingar se deixados sozinhos por muito tempo.

O Basenji precisa manter tudo sob controle e isso o leva a escolher sempre cadeiras altas e poltronas, de onde possa observar todo o contexto.

Essa raça necessita de estimulação constante e reage mal ao tédio.

Aqui está outra peculiaridade desta raça, que a une às raças de cães primitivos. O cão Basenji só entra no cio uma vez por ano, ao contrário das duas vezes típicas da maioria das raças de cães.

Este cão não requer cuidados e atenção especiais: lava-se e limpa a pelagem de forma independente, tal como os gatos. Ele come de tudo e se mantido sob controle pode viver até 10-12 anos.

Cachorro que não late – Raças de cães silenciosos

Existem muitos outros cães que raramente latem. Isso inclui muitas raças de caça. Esses animais de estimação não latem até o último momento que é quando surge uma ameaça real para sua própria vida ou para a vida do dono.

1. Malamute do Alasca

malamute do alasca

Malamute do alasca – Foto: Freepik

O Malamute do Alasca é uma das mais antigas raças de cães nativa do Alasca. Este é um cão lindo e grande, que foi usado pela primeira vez, entre outras coisas, na Rússia para o transporte de cargas pesadas e para a caça (por exemplo, para ursos e focas).

Hoje em dia, ela frequentemente desempenha o papel de um cachorro da família. No entanto, ele só ficará verdadeiramente feliz ao lado de um dono muito ativo, que se envolverá, por exemplo, em andar de bicicleta, correr ou outros esportes que permitirão ao cão usar suficientemente a energia armazenada.

O Malamute do Alasca não é um cachorro que late. No entanto, ele tem seu próprio uivo. Isso definitivamente acontecerá quando ele estiver entediado e incapaz de gastar tempo ativamente.

É um grande quadrúpede que pode causar muitos danos; se deixado sozinho.

Cachorro que não late – 2. Ridgeback tailandês

Este cão é uma raça com várias centenas de anos. Foi criado na Tailândia e foi originalmente concebido para caça e defesa. ,

O Thai Ridgeback é um grande cão de caça, muito valente, inteligente e independente. Ele se apega rápido a seus tutores.

A raça requer orientação experiente, consistente e paciente. Ele não é um cachorro barulhento, mas pode alertá-lo se ocorrerem mudanças alarmantes no ambiente.

O Thai Ridgeback precisa de muito exercício e atividade mental. Embora não sejam os mais fáceis de aprender, os métodos certos podem trazer resultados satisfatórios. O treinamento deve ocorrer em um ambiente amigável.

3. Terra Nova

cachorro raça terra nova

Cachorro da raça Terranova – Foto: Freepik

Terra Nova é um cão de tamanho impressionante e natureza incrivelmente amigável. É um cão versátil que atualmente é utilizado, por exemplo, como cão de resgate. Este fofo urso de quatro patas com a aparência de um urso também funcionará bem como companheiro de família. Ele não é um atleta típico, mas requer exercícios físicos.

O Terra Nova não costuma latir. Ele definitivamente não ficará indiferente se algo o incomodar, mas em geral é um cão quieto e calmo.

Cachorro que não late – 4. Akita Inu

Akita Inu tem um instinto territorial bem desenvolvido e sensibilidade a sons. Esses quietos animais de quatro patas usam sua voz para alertar sobre o perigo e assustar os intrusos que invadem seu território.

5. Shiba inu

cadela com tpm

Menina com filhotes na mão. Foto: Freepik

Shiba Inu é uma cópia em miniatura do Akita Inu. A relação desses animais é geneticamente confirmada, então não se surpreenda com a semelhança de sua aparência e caráter.

Cachorro que não late – 6. Galgo afegão

Outra raça de cão que praticamente não late é o Afghan Hound. Este aristocrata de pelos compridos tem um caráter quieto, mas muito independente. Ele demonstra sua paixão apenas pela caça, e no círculo familiar é quase impossível distingui-lo de um gato.

7. Dogue Alemão

Apesar de seu tamanho impressionante, o Dogue Alemão é o representante mais silencioso, famoso por sua alta inteligência e caráter gentil. Ele raramente late sem um bom motivo.

Se você não está em perigo e não vê nada incomum ao seu lado, o latido do seu animal de estimação indica apenas tédio.