Adotar um cachorro sem pelo é um dos sonhos de muitas pessoas que amam doguinhos. Afinal, muitas vezes estes cães mais “diferentões” podem ser deixados de lado justamente por serem diferentes.

No entanto, são raças igualmente saudáveis, felizes e que merecem e amam um carinho de seus tutores. E justamente por isso, hoje, as raças de cachorro sem pelo estão muito mais em “em alta” do que já estiverem um dia.

Se você quer conhecer algumas delas de pertinho, continue lendo, pois hoje vamos conhecer algumas das mais famosas!

Cachorro sem pelo – Quais são as raças mais conhecidas?

cachorro sem pelo

Cachorro sem pelo – Foto: Freepik

Existem muitas raças de cachorro sem pelo. Algumas delas mais populares, outras nem tanto. Mas o fato é que você não precisa se preocupar quanto a isto, pois todas elas são muito amáveis e igualmente parceiras – sendo verdadeiros melhores amigos do homem! Conheça as características de algumas raças a partir de agora:

Pila argentino

O pila argentino é um cão muito ativo, alegre e dinâmico. Ele é muito recomendado para famílias que são igualmente ativas, pois eles precisam ter um gasto energético muito grande. Caso contrário, podem se tornar cães ansiosos ou estressados, pois vão demandar esta energia para situações negativas na vida – o que é bem ruim.

Ele é um cão argentino, mas que pode ter variações em vários países da América do Sul. Inclusive, falaremos sobre uma variação daqui a pouquinho. Eles adoram brincar o tempo inteiro e não abrem mão de estar perto de seus tutores. O que eles não têm de pelos, tem de energia!

São cachorros que podem viver por até 20 anos, o que é uma longevidade bem grande se comparado com outros cães. Inclusive, já falamos sobre como calcular a idade do cachorro neste artigo aqui, vale a pena conferir: Calculadora para cachorros: Como calcular a idade real?

Cão de crista chinês

Você já ouviu falar do cão da crista chinês? Ele também faz parte da lista de cachorros sem pelos e possui uma personalidade igualmente carismática e agitada, bem como a raça anterior. Ele é elegante e empresta um charme inigualável quando está presente no ambiente. Muitas pessoas até pensam que ele é um cão agressivo, mas isto não é verdade.

No entanto, é fundamental que você faça um adestramento de cachorro o quanto antes, de modo que ele aprenda bons modos e saiba se comportar na presença de outras pessoas. Inclusive, ele precisa aprender a se comportar quando você, tutor, não está em casa, pois ele pode sofrer da síndrome da ansiedade de separação.

Assim como várias raças de cachorro, o crista chinês também tem algumas variações. Você poderá encontrá-lo em uma versão pura, totalmente sem pelos, e outra versão com poucos pelos nas patas, cauda e cabeça.

Cachorro sem pelo – Pelado peruano e mexicano

Outra raça de cachorro sem pelo que faz muito sucesso, é o pelado peruano. Ele é um animal altamente conectado e companheiro de seus tutores. Adora a presença de seus donos e, principalmente, se dá muito bem com pessoas mais velhas. É um bom cachorro para pessoas idosas, inclusive.

Por mais que ele seja um animal um pouco mais contido e quieto (diferente das duas outras raça mencionadas até aqui), ele não é um cachorro agressivo. Ele só prefere estudar o ambiente e entendê-lo perfeitamente, antes de ceder confiança. Faz parte do instinto. Justamente por isso, é bem importante adestrá-lo para conviver com pessoas e outros animais amigavelmente.

Já o pelado mexicano, que também é “parente” do pelado peruano e do pila argentino, é um dos cachorros mais famosos do México. Ele também não possui pelos, mas possui uma importância gigantesca para a cultura Asteca. É, hoje, usado como símbolo do Dia dos Mortos no país da América Central, pois os povos mais antigos acreditavam em uma relação do animal com as pessoas mortas.

Assim como outras raças, estes dogs também podem ter algumas variações em suas pelagens. Alguns com alguns pelinhos, outros sem nada.

cachorro sem pelo

Cachorro sem pelo – Foto: Freepik

Cachorro sem pelo – Terrier americano

E por fim, temos ainda o terrier americano. Este é um dos cachorros mais inteligentes do mundo, pois conseguem entender e captar truques rapidamente. Por isso ele é tão amável, inclusive. Tutores gostam de adotar o terrier americano não apenas pela sua aparência diferenciada, mas pelo seu poder de adaptação.

É um cachorro que consegue ser feliz com pouco. Precisa de exercícios e de uma alimentação balanceada, assim como todos os outros dogs. Ele é ótimo para quem quer apenas ter um cachorro de estimação ou para pessoas alérgicas que querem ter um cachorro que não cause irritações e alergias.

Independentemente de qual cachorro você adotar, lembre-se sempre de levá-lo ao veterinário para check-ups rotineiros, além de vermifugar e vacinar contra todos os tipos de vírus e bactérias que podemos evitar. Cuide do seu doguinho sem pelos!