Atualmente existem muitas raças populares de cachorros grandes e fofinhos. Esses grandalhões são apegados aos membros da família e conseguem derreter o coração de qualquer pessoa.

Cãezinhos filhotes geralmente são uma fofura, mas quando eles começam a crescer muitas pessoas acham difícil mantê-los.

Por outro lado, muita gente não abre mão de ter um grandalhão correndo pela casa e pulando no colo sempre que fica alegre.

Os cachorros grandes muitas vezes não têm noção do seu tamanho e, por isso se mostram desengonçados e sem jeito.

Apesar de eles geralmente serem muito carinhosos, antes de adotar um animal de porte grande é preciso considerar que eles comem muito e, também fazem bastante sujeira. Então você precisa estar preparado para lidar com isso.

Então, se você adora cachorros grandes e fofinhos, veja a seguir algumas informações sobre eles e conheça as dez raças mais populares atualmente.

Como é ter cachorros grandes e fofinhos?

Se atualmente você enxerga nos cachorros grandes e fofinhos ótimos companheiros para todas as horas, saiba que antigamente eles eram vistos como força de trabalho.

Na verdade, a maior parte das raças mais antigas surgiu justamente a partir dessa demanda por ajuda. Esses animais eram usados para tracionar carroças, no pastoreio ou como cães de guarda, por exemplo.

Por isso, ao longo do tempo foram sendo selecionados os exemplares mais fortes, resistentes e enérgicos.

Apesar disso atualmente esses cães fazem parte das famílias e participam de muitas atividades junto com os seus tutores.

Eles são ótimos companheiros, que topam qualquer aventura e que estão sempre prontos para rolar no chão, correr, brincar e passear.

A vantagem dos animais de porte grande é que eles são bastante resistentes e aguentam qualquer aventura.

Mas ter um corpo grande também faz com que eles sejam estabanados muitas vezes. Por isso esteja preparado para ter um animal que bata o rabo ou a cabeça nos objetos, derrubando-os.

Apesar de ser uma delícia ter um cachorro grande e fofinho, é preciso falar também em responsabilidades que vão muito além de brincar apenas.

Além de garantir todos os cuidados básicos com a saúde e higiene do animal, você precisa saber que a maioria das raças precisa de pulso firme e boa educação.

Por serem grandes esses animais têm força. Por isso é preciso que você consiga controlar o seu amigão ou terá um grande problema em mãos.

O ideal é que independentemente da raça o animal passe por adestramento ainda durante os primeiros meses de vida.

Isso é necessário para ensinar o cão a andar na coleira, ficar junto ao tutor e não pular nas pessoas, por exemplo.

Apesar dessas questões, os cachorros grandes geralmente são muito carinhosos e possuem personalidade calma.

O gasto com um cão grande é maior

Se você está em busca de um cão de raça grande para ser o seu fiel companheiro, precisa levar em consideração os gastos.

É inegável que os grandalhões exigem mais dinheiro dos seus tutores. E isso vale para praticamente tudo, incluindo:

  • Comida;
  • Medicamentos;
  • Anti-pulgas;
  • Banho e tosa;
  • Transporte em viagens;
  • Cirurgias.

Sim, a maioria dos gastos com animais são baseados no peso dele, por isso um cão grande tende a demandar mais dinheiro dos seus tutores.

Mas se você está certo de que mesmo assim deseja ter um grandalhão na sua casa, vá em frente. Mas não se esqueça de escolher uma raça que realmente combine com o seu perfil e estilo de vida.

Conheça 10 Raças De Cachorros Grandes e Fofinhos

Se você está pesquisando sobre cachorros grandes e fofinhos para escolher o ideal para a sua casa, veio ao lugar certo.

Veja a seguir a lista com as 10 melhores raças de cães companheiros que com certeza vão deixar a sua vida muito mais alegre.

1. Labrador Retriever

labrador cachorro para apartamento

Labrador cachorro para apartamento – Foto: Pixabay

Labrador Retriever é atualmente uma das raças mais populares em todo o mundo. Não é para menos, pois quem já conviveu com um cão dessa raça sabe o quanto eles são carinhosos e fiéis. Inclusive são ótimos companheiros para as crianças.

O Labrador é um cachorro muito alegre, enérgico e que está sempre pronto para brincar com o seu tutor. Eles adoram pegar objetos, correr, saltar e nadar.

Além disso são extremamente inteligentes e conseguem compreender rapidamente aquilo que o tutor deseja. A obediência também é um ponto forte dessa raça.

Em contrapartida o Labrador geralmente é bem bagunceiro e destruidor. Por isso é preciso impor limites ao cão.

Gastar a sua energia diariamente com uma boa dose de exercícios físicos também é uma boa ideia para diminuir os comportamentos inadequados.

Com expectativa de vida de aproximadamente 12 anos, os exemplares pesam entre 30 e 40kg e chegam a até 63cm de altura.

2. Golden Retriever

Tirar nó do pelo do cachorro

Cachorro de óculos e Lenço vermelho – Foto: Freepik

O Golden Retriever é mais um dos grandalhões que todo mundo adora. É realmente impossível não se apaixonar pela carinha dócil e os pelos dourados e sedosos dos exemplares da raça.

Mas além da beleza indiscutível os Golden Retriever possuem também características que fazem deles ótimos cães de companhia.

A primeira delas é a sua calma e paciência com os membros da família. Eles são muito dóceis, inclusive com as crianças de qualquer idade, desde que os pequenos respeitem o animal.

Apesar de serem animais calmos, precisam de atividade física frequente para se manterem saudáveis, bem dispostos e felizes.

É importante lembrar também que apesar de lindos, os pelos desse cão exigem cuidados específicos e dão bastante trabalho.

O peso deles gira em torno de 35kg e a altura chega a 61cm. A expectativa de vida é de 12 anos.

3. Bernese ou Boiadeiro de Berna

Homem brincando com Bernese Mountain Dog

Homem brincando com Bernese Mountain Dog – Foto: Freepik

A Suíça é fonte de muitas coisas boas e o Bernese é uma delas. Essa é uma raça que está se popularizando cada vez mais por causa dos seus exemplares calmos, afetuosos e extremamente inteligentes.

Apesar de serem gigantes esses são cachorros grandes e fofinhos capazes de conquistar qualquer pessoa.

Eles adoram estar próximos aos tutores e participar de todas as atividades em família. A alegria e a calma estão presentes nesses cães na medida certa.

Mas além dessas características incríveis o Bernese chama a atenção também pela sua beleza. A pelagem tricolor sedosa e brilhante é um charme e faz com que o animal se pareça com um ursinho de pelúcia.

Esse belo gigante chega a pesar 60kg e medir 70cm. Mas o ponto negativo da raça é a expectativa de vida que gira em torno de 8 anos apenas.

4. Collie

Rough Collie brincando

Rough Collie brincando – Foto: Freepik

A raça Collie se popularizou depois de 1994 quando a cachorra Lessie encantou o mundo com a sua participação no filme que leva o seu nome.

Mas essa popularização não seria possível se o Collie não fosse um dos cachorros grandes e fofinhos mais incríveis.

A sua principal característica é amar estar em liberdade e aproveitar momentos em contato com a natureza.

Mas a sua inteligência e agilidade também são atributos que chamam a atenção das pessoas que querem conhecer a raça mais a fundo.

A lealdade também é outro ponto forte desses cães que em geral são muito calmos. Mas vale salientar que eles também sabem ser agressivos quando a família precisa de proteção.

O Collie é um pouco menor em relação aos cachorros grandes e fofinhos já citados nessa lista. Ele pesa aproximadamente 20kg e alcança 56cm de altura.

5. Dogue Alemão

cachorro para chácara

Cachorro malhado deitado – Foto: Freepk

Se o assunto é cachorros grandes e fofinhos, o gigante Dogue Alemão não poderia ficar fora dessa lista. Um exemplar dessa raça pesa até 90kg e mede até 86cm de altura!

Mas saiba que se você tiver sorte, pode ter um Dogue ainda maior. O recordista mundial foi Zeus, um cão de 111cm de altura.

Apesar do tamanho e do peso os cães da raça são muito calmos e companheiros, sobretudo com as pessoas da família.

Se você quiser levar um animal dessa raça para a sua casa, saiba que eles precisam se espaço para caminhar. Por isso recomenda-se que viva em uma casa grande.

6. Pastor Alemão: um dos cachorros grandes e fofinhos

cachorros grandes e fofinhos

Cachorro deitado na grama – Foto: Freepik

Muito popularizada por ser a mais utilizada pela Polícia em todo o mundo, a raça também é conhecida pelos seus exemplares dóceis e carinhosos.

Como têm muita energia, os primeiros exemplares de Pastor Alemão foram selecionados para compor a força de trabalho.

A inteligência, facilidade de aprender e a fidelidade ao dono também são características que contribuíram para isso.

Apesar de serem carinhosos com os membros da família, esses cães são ciumentos e territorialistas. Por isso estão sempre prontos para a defesa do território.

7. Mastiff ou Mastim Inglês: um dos cachorros grandes e fofinhos

cachorros grandes e fofinhos

Mastim inglês – Foto: Freepik

O Mastiff é uma raça que merece estar nessa lista de cachorros grandes e fofinhos. Mas é bom avisar que esses cães também são muito fortes e corajosos.

Eles chegam bem perto das medidas de um Dogue Alemão. A altura gira em torno de 90cm e o peso chega a 100kg. A expectativa do animal fica em torno de 10 anos.

Com todo esse tamanho não é raro que o Mastiff deixe as pessoas ao seu redor assustadas. De fato ele pode ser um excelente cão de guarda porque defende muito bem o seu território.

Apesar disso com os membros da família o cão é dócil, gentil, calmo e companheiro. Ele se dá bem também com as crianças desde que seja socializado desde cedo.

8. Braco Alemão de Pelo Curto: um dos cachorros grandes e fofinhos

cachorros grandes e fofinhos

Cachorro fazendo pose – Foto: Freepik

O Braco Alemão, mais conhecido como cão Perdigueiro ou Pointer é mais um entre os cachorros grandes e fofinhos. Se você conhece a carinha do exemplar dessa raça, é fácil entender o porque disso.

Mas apesar da carinha fofa e os olhos expressivos, o cão foi selecionado para a caça. Por isso apesar de adorar brincar, ele também é extremamente inteligente, forte, ágil e resistente.

Com energia de sobra, esse é o cão ideal para pessoas ativas, que buscam um companheiro para as atividades ao ar livre.

Mas se você não tiver muito jeito com os cães, essa não é a raça ideal. Isso porque o Pointer tende a ter personalidade forte e não obedece ao dono tão facilmente.

O peso do animal é de aproximadamente 31kg, enquanto que a altura gira em torno de 64cm.

9. Terra Nova: um dos cachorros grandes e fofinhos

cachorros grandes e fofinhos

Cachorro preto – Foto: Freepik

O Terra Nova é um cão enorme, que literalmente se assemelha a um urso. Por isso merece estar na lista de cachorros grandes e fofinhos.

Mas não se engane porque a raça foi selecionada para puxar trenós na Escandinávia e, por isso os seus exemplares são fortes e muito resistentes. A raça também está entre as maiores do mundo.

Antes de levar um Terra Nova para casa, saiba que ele exige alguns cuidados específicos. A pelagem precisa de escovações frequentes e o cão precisa se exercitar diariamente para manter a saúde física e mental.

Mas vale a pena se dedicar a um cão tão maravilhoso como o Terra Nova. Ele é uma ótima companhia para adultos e crianças.

10. Old English Sheepdog: dócil e gentil

cachorros grandes e fofinhos

Cachorro deitado na grama – Foto: Freepik

O Sheepdog Inglês ou Old English Sheepdog é uma raça bastante famosa, proveniente da Inglaterra. A sua origem remete aos antigos pastores europeus.

Como o próprio nome sugere, o Sheepdog foi desenvolvido para trabalhar em fazendas de ovelhas e gado.

Mesmo depois de muitos anos e sendo usado apenas como cão de companhia, seus instintos fazem dele um cão independente. Então recomenda-se o adestramento desde cedo.

Apesar dessa característica os animais dessa raça são bastante estáveis, gentis, carinhosos e companheiros dos membros da família.

Mas não se esqueça de que além de ser grande e precisa de espaço, o Sheepdog requer manutenções frequentes na pelagem.

Cachorros grandes e fofinhos são os mais legais do mundo

Se você está em busca dos cachorros grandes e fofinhos mais legais do mundo, depois de ler esse artigo já deve saber qual é o que mais combina com o seu perfil como tutor.

Mas não se esqueça de que independentemente da raça, os cachorros grandes dão mais gastos e também fazem mais sujeira.

Por isso pense bem antes de levar um exemplar para a sua casa para não se arrepender depois. Você também vai precisar de pulso firme para ensinar ao animal como controlar a sua força e instintos que podem prejudicar o relacionamento entre vocês.