Os cachorros pequenos e dóceis são as primeiras opções para quem procura um bom amigo. Principalmente porque os cães de raças pequenas são mais fáceis de cuidar e não exigem muito espaço.

Mas isso não quer dizer que esses peludinhos não precisam se exercitar. Muito pelo contrário. Afinal, algumas raças de cães pequenos exigem uma rotina de atividades físicas bem intensas para gastar as energias.

Por isso, antes de escolher um cachorro de determinada raça, pesquise sobre seu temperamento. Veja também características e estilo de vida. Afinal, algumas raças de cachorro exigem cuidados especiais que manterão a sua qualidade de vida.

Se você tem interesse em cachorros pequenos e dóceis, está no lugar certo. Afinal, o Portal do Dog listou opções de raças para você conhecer e, quem sabe, adotar.

Afinal, um cachorro é um acréscimo de amor para uma família.

Continue lendo e conheça algumas raças de cachorros pequenos e dóceis!

Cachorros pequenos e dóceis – Conheça as raças mais queridas

Os cachorros pequenos e dóceis podem até ser pequeninos no tamanho. Mas isso não quer dizer que não serão gigantes no amor. 

Assim sendo, muitas personalidades caninas combinam com casas, crianças e outros animais de estimação. Desta forma, criando um lar de harmonia e boas companhias. 

No entanto, cada raça pode exigir cuidados especiais que o tutor precisa conhecer. Só assim essa convivência será benéfica para todos da família.

A lista de cachorros pequenos e dóceis abaixo foi elaborada com muito carinho. Isto é, pensando em uma relação saudável com seu pet para que ele se adapte e você também.

Raça Pug é uma excelente companhia

cachorros pequenos e dóceis - pug

Pug – Foto: Freepik

A raça Pug é uma excelente companhia para crianças e toda a família. Afinal, ela costuma gostar bastante de colo e recebe bem as visitas.

Assim sendo, com no máximo 36 cm, o Pug é uma raça de porte pequena ideal para morar em apartamentos e casas pequenas. Não demanda muito espaço. Mas precisa fazer exercícios (controlados) regularmente.

Os barulhos extremos podem deixar o Pug estressado. Por isso, a ideia é desde cedo acostumar o doguinho com crianças e passeios após o calendário de vacina para filhotes

Cachorros pequenos e dóceis – Shih Tzu adora estar com a família

cachorros pequenos e dóceis - shih tzu

Shih Tzu – Foto: Freepik

Os cães de porte pequeno da raça Shih Tzu adoram estar com a família. Afinal, apegados como são, costumam eleger os tutores e ir como “sombra” para onde eles forem.

Assim sendo, esse não é um cão indicado para quem trabalha o dia todo e não tem tempo de dar amor. Afinal, o Shih Tzu exige doses diárias de carinho e colo do tutor.

É um cão que se adapta a diversos ambientes. Inclusive a crianças e outros animais. No entanto, o tutor precisa acompanhar a sua socialização.

Com uma carinha de ursinho, dá vontade de apertar esse cãozinho doce. Ele adora esse contato de amor com o tutor.

Raça Maltês é um doce companheiro

maltês

Maltês – Foto: Freepik

Outra raça de cão que parece um ursinho de pelúcia é o Maltês. Afinal, é um doce companheiro para pessoas que vivem sozinhas ou em uma grande família.

Assim sendo, essa raça de cachorro pequeno e dócil é muito usada em tratamentos terapêuticos com cães. Afinal, eles possuem bastante paciência, são inteligentes e amáveis com as pessoas.

Desta forma, é recomendado que desde pequeno o Maltês seja acostumado com visitas. Afinal, ele pode apresentar comportamentos agressivos pois é bastante apegado aos tutores.

Lhasa Apso é o “grude” do tutor

lhasa apso

Lhasa Apso – Foto: Freepik

O Lhasa Apso é o “grude” do tutor. Afinal, é um cãozinho dócil de raça pequena. Apesar desse apego ao dono, essa raça não gosta muito de abraços. Mas isso não interfere no seu temperamento dócil e amável.

Assim sendo, os cãezinhos dessa raça costumam se dar bem com crianças. Mas no caso das menores é preciso que esse contato seja supervisionado por um adulto.

Aliás, o Lhasa Apso é indicado para fazer companhia para idosos por causa da sua obediência e fidelidade.

Assim sendo, mesmo com o pelo comprido, saiba que o Lhasa não exige cuidados específicos. Apenas faça tosas e escovações periódicas.

Lulu da Pomerânia é o cãozinho atencioso

lulu da pomerânia

Lulu da Pomerânia – Foto: Freepik

Mais uma raça de cachorro pequeno e dócil é o Lulu da Pomerânia, o cãozinho atencioso. Além de ser energético e carinhoso.

No entanto, apesar do seu tamanho, essa raça adora brincadeiras. Além disso, se dá bem com crianças e outros animais de estimação.

Assim sendo, é um dos cachorros indicados para quem mora em apartamentos e casas sem quintais. Afinal, a raça não costuma ser travessa destruindo móveis.

No entanto, a socialização da raça de pequeno porte Lulu da Pomerânia é bem importante. Afinal, ela permite que ele não estranhe as visitas e não seja agressivo.

Assim sendo, ele pode ser um pouco teimoso. Mas nada que atitudes firmes e carinho não resolvam essa questão.

Saiba que o Lulu da Pomerânia gosta de latir. É um excelente cão atencioso quando o assunto é alertar sobre situações diferentes no ambiente.

Cachorros pequenos e dóceis – Poodle Toy é inteligente e amigável

poodle

Poodle – Foto: Freepik

O Poodle está na segunda colocação do ranking dos cães mais inteligentes do mundo. E não é para menos. Afinal, o Poodle Toy é inteligente e amigável com todos à sua volta.

Assim sendo, com um tamanho médio de 25 cm, o Poodle Toy só tem pouco tamanho. Mas é um cãozinho pequeno e dócil.

Ele adora brincar com crianças e convive bem com outros animais em casa ou apartamento. Além disso, costuma ser bem querido com as visitas.

Dachshund é uma ótima companhia para crianças

dachshund

Dachshund – Foto: Freepik

O Dachshund é uma ótima companhia para crianças. Afinal, é um cão de raça pequena bastante fiel e brincalhão. Ele convive bem com outros animais e famílias grandes.

Assim sendo, sua personalidade dócil faz com que esse doguinho (que parece uma salsicha) seja uma das raças preferidas pelas famílias com crianças. Porém, esse contato com os pequenos precisa ser monitorado pelo tutor. 

Com espírito aventureiro, ele costuma ser um ótimo caçador. Além disso, gosta de ter autonomia. Ele pode se transformar em cachorro independente facilmente!

Cavalier King Charles Spaniel: o carinhoso

cavalier

Cavalier – Foto: Freepik

O Cavalier King Charles Spaniel é considerado um cão de porte pequeno bem carinhoso. Afinal, ele adora estar cercado de pessoas com diversas personalidades.

Desta forma, assim como o cão da raça Maltês, o Cavalier costuma ser indicado como companhia de idosos e crianças. Assim sendo, sem distinção ele se acostuma facilmente com as pessoas.

Essa raça pode viver tranquilamente em apartamento. Afinal, não tem instinto caçador. Mas é curioso com pequenos insetos, por exemplo.

É um doguinho que gosta de se sentir amado. Porém, pode ficar apegado ao tutor. Portanto, cabe ensinar limites ao Cavalier King Charles Spaniel.

Cachorros pequenos e dóceis – Beagle enérgico e bondoso

beagle

Beagle – Foto: Freepik

Para famílias grandes e que moram em casas, o Beagle é uma raça pequena bastante. Mas é energética e bondosa.

Afinal, seu olhar meigo e temperamento dócil conquistam o coração de toda a família. Assim sendo, eles são conhecidos como cães simpáticos. Inclusive com visitas!

Desta forma, por ter uma personalidade agitada, o Beagle exige atividades físicas e brincadeiras diariamente. Caso contrário, ele pode apresentar comportamentos hiperativos de destruição no ambiente.

Cachorros sem raça definida (SRD)

Cachorros pequenos e dóceis - srd

SRD – Foto: Freepik

Não poderíamos terminar a nossa lista de cachorros pequenos e dóceis sem mencionar os cães sem raça definida (SRD). Isto é, aqueles doguinhos caramelos, que são amados pelo povo brasileiro.

Assim sendo, os cachorros sem raça definida costumam herdar as melhores características das raças. Por isso, em sua grande maioria, podem ser encontrados cães SRD dóceis e ótimos para fazer companhia.

Não importa a raça de cachorro que você escolher. O mais importante é que seja escolhida com amor. 

Assim sendo, busque conhecer mais sobre o temperamento e personalidade do pet. Afinal, isso contribui quando o assunto é trazer harmonia para um lar.

E não importa o tamanho do cachorro. Todos precisam de amor e carinho em sua rotina de cuidados.