Conheça os 10 cachorros trabalhadores para ter em casa. Conheça também o temperamento, origem da raça e demais características que podem fazer você escolher pela companhia do doguinho.

Cachorros trabalhadores para ter em casa – Veja 10 raças

Muita gente acredita que os cães de porte grande são apenas para fazer a guarda da casa. Mas post de hoje é destinado para desmistificar essa crença. Algumas raças de cães grandões também são ótimos amigos e companheiros leais para conviver diariamente.

Confira quais são as raças de cachorros trabalhadoras para ter em casa. Veja 10 opções para escolher como o companheiro peludo de quatro patas.

Cachorros trabalhadores para ter em casam: 1- Boxer 

Cachorros trabalhadores para ter em casa

Boxer – Foto: Freepik

A raça Boxer é ideal para casas com crianças. Eles adoram brincar, correr e gastar energia em um quintal grandão. Assim sendo, esse é um cachorro para conviver dentro de casa. Basta algumas regrinhas de convivência.

A origem do Boxer é alemã. Foi criado como um cão de guarda e para realização de lutas com touros, um esporte bem comum em muitos países da Europa.

O temperamento da raça boxer é de muita energia para brincadeiras e exercícios físicos. É um dogão que sabe se expressar. É curioso e um companheiro leal para toda a família.

Por vezes, pode parecer meio teimoso. No entanto, com paciência e amor é possível educá-lo, pois ele responde bem aos comandos do tutor.

Aliás, se você possui mais cachorros em casa, essa é uma das raças de cachorros trabalhadores para ter em casa que convivem muito bem com outros doguinhos.

2- Husky Siberiano

Cachorros trabalhadores para ter em casa

Husky Siberiano – Foto: Freepik

Os cães trabalhadores da raça Husky Siberiano são de origem Russa. São considerados cachorros de puxar, pois eram muito usados para puxar o trenó.

Esse é um dos cães mais divertidos e aventureiros do grupo dos trabalhadores. Ele é capaz de fazer amizades com estranhos. 

O Husky gosta bastante de brincadeiras, é muito inteligente e, por vezes, pode apresentar comportamentos travessos como roer e cavar jardins. 

Uma das raças mais sociais desse grupo é o Husky. Inclusive, se você possui outros cachorros em casa ele pode se dar muito bem. Assim sendo, inclua na rotina passeios com corridas, principalmente no inverno, que é a época que eles mais gostam.

Cachorros trabalhadores para ter em casa: 3- Rottweiler 

rottweiler

Rottweiler – Foto: Freepik

O cão da raça Rottweiler é conhecido pelos seus comportamentos de vigilância, inteligência e guarda. Com origem alemã, ele era muito usado com cães de pastoreio pelo seu temperamento protetor. Tem comportamento territorialista e grande força.

Hoje ele ainda é considerado um ótimo cão de guarda, pois seu perfil sério intimida qualquer um que queira entrar na residência. Mas saiba que o Rottweiler é um cachorro muito leal a família. É amável com seus tutores e adora uma diversão.

Essa é uma raça que precisa de treinamento e socialização desde filhote. Ele não costuma se dar muito bem com outros cachorros. 

Mesmo não necessitando de exercícios intensos, se você escolher ter um cão trabalhador da raça Rottweiler em casa, tenha um quintal cercado onde ele possa brincar.

Os doguinhos dessa raça não são recomendados para viver dentro de casas ou apartamentos.

4- São Bernardo 

são bernardo

São Bernardo – Foto: Freepik

De origem Suíça, o cachorro da raça São Bernardo era muito usado como cão de resgate, carga e busca. Pelo seu grande tamanho, era ele responsável por salvar vidas. Principalmente em regiões mais frias.

Seu temperamento não envolve muita energia, inclusive para brincadeiras. No entanto, é uma excelente raça para criar em casa com crianças. Ele é um cachorrão muito gentil, paciente e calmo com as pessoas.

Apesar de apresentar comportamentos teimosos, o São Bernardo é bem apegado à família e está sempre disposto a agradar a todos.

Mesmo não possuindo muita energia como o boxer, essa raça precisa de rotinas de exercícios como caminhadas para evitar problemas com obesidade canina, muito comum nessa raça de cão trabalhador.

Cachorros trabalhadores para ter em casa: 5- Terra-nova 

terra nova

Terra Nova – Foto: Freepik

O Terra-Nova é de origem canadense. Era muito usado como cão de resgate de pessoas na água e no transporte de pesadas redes de pesca. Como ele gosta bastante de água, é considerado um bom nadador.

Sua personalidade esbanja gentileza, paciência, calma e muito apego ao dono. Apesar do tamanho (pode chegar a 70 cm) tem uma classificação de energia moderada.

Essa raça de cachorros trabalhadores para ter em casa é ideal para proteger o seu lar. Não gosta muito de calor, por isso, mantenha-o em um local agradável com ar condicionado dentro de casa.

6-  Dobermann

dobermann

Dobermann – Foto: Freepik

O Dobermann é considerado um ótimo cão de guarda por sua inteligência e facilidade de treinamento. Sua história é marcada pela sua principal função: acompanhar o cobrador de impostos chamado Louis Dobermann, o qual influenciou o nome da raça.

Como é um cachorro muito obediente, se adapta muito bem com as regras da família. Está sempre pronto para proteger e dar amor para seus tutores.

Invista em uma rotina diária com exercícios e tenha um espaço cercado para criar essa raça de guarda que também é um ótimo companheiro.

7- Dogue Alemão 

dogue alemão

Dogue Alemão – Foto: Freepik

O Dogue Alemão, como o nome sugere, é de origem alemã. Suas principais atribuições eram trabalhos de guarda e caça de grandes animais. Assim sendo, é um dogão com habilidades de caça, sendo ágil, resistente, com muita força e coragem. 

Pode se adaptar em casas com crianças, mas as brincadeiras precisam ser monitoradas. Afinal, ele pode machucar as crianças mais pequenas.

Apesar disso, a personalidade do dogue alemão envolve muita gentileza, carinho e sensibilidade. Sendo esta uma raça muito companheira. Tem ótimo desempenho para aprender facilmente.

Se você procura um cachorro de porte grande para ter dentro de casa, prepare uma cama grandona para ele se esticar e tenha um parceiro para todas as horas.

8- Fila Brasileiro 

Cachorros trabalhadores para ter em casa

Fila Brasileiro – Foto: Freepik

O Fila brasileiro é um excelente cão de guarda. É muito usado aqui no Brasil para pastorear gado, caça de felinos grandes e auxílio nos trabalhos da polícia.

É um cachorro do grupo trabalhador. Raça considerada bem veloz. É determinado e muito corajoso. 

Essa raça brasileira de cão de grande porte é um ótimo companheiro. Não gosta muito de brincar, tolera casas com crianças, mas não se adapta com pessoas estranhas. 

Sua personalidade dócil e obediente atende muito bem aos comandos, mas precisam ser educados desde cedo. Com apenas 7 meses os cães Fila Brasileiro já apresentam traços de personalidade dos cães de guarda. Tenha pulso firme ao ensinar os cães dessa raça.

9- Bernese Mountain Dog 

Cachorros trabalhadores para ter em casa

Bernese Mountain – Foto: Freepik

O Bernese Mountain Dog ou Boiadeiro Bernês é conhecido como um cachorro do grupo trabalhador com a função de tração, pastoreio e guardador de rebanho. 

Por causa do seu tamanho e pelagem longa, ele adora brincar ao ar livre, principalmente em um clima mais frio. Tem personalidade calma, gosta moderadamente de brincar e convive muito bem com outros cachorros. 

Por isso, é um cachorro ideal para conviver com outros animais dentro de casa e no quintal. Assim sendo, ele é leal e devoto a sua família. 

10- Mastiff

Outro cão de porte grande para ter em casa é o Mastiff. Um cachorro para fazer guarda e para fazer companhia a outros doguinhos. 

Sua origem é inglesa e é uma das raças mais antigas e fluentes. Eram usados como cães gladiadores e soldados de guerra.

O Mastiff tem sua natureza calma, brincalhão e, ao mesmo tempo protetor. Assim sendo, é uma ótima raça para educar em casa. 

Assim como o Rottweiler, ele precisa de espaço para se exercitar. É um amigo leal, inclusive gentil com as crianças.

Os cães do grupo de trabalhadores foram criados para resgatar, guardar e puxar. Por isso, em sua grande maioria, uma das principais características é seu grande porte.