Os cães com rugas são produto de uma forte seleção artificial feita pelo homem nos últimos séculos.

Por meio dessa seleção, os humanos deram origem a raças de aparência muito particular que são muito populares hoje. Vamos ver quatro delas.

No total, existem mais de 400 variedades de cães que diferem em sua aparência, caráter e finalidade. Os criadores de cães trabalham ativamente na criação de novas raças de cães.

Cada variedade deve ter suas próprias propriedades, graças às quais o animal é reconhecido entre outras.

Normalmente os cães são divididos não apenas por raças, mas também por grupos. Existe uma categoria de animais que sempre chamou a atenção das pessoas – os cães com rugas.

4 raças de cães com rugas

Muitas pessoas querem ter um cachorro com rugas, mas não sabem como cuidar dele. Antes de comprar, você deve estudar as características do caráter do animal de estimação desejado, as condições para sua manutenção e cuidados.

1. Shar Pei, uma das raças de cães mais populares com rugas

cachorro ciumento

Cachorro com remela no olho – Foto: Freepik

Shar Pei é originário da China. Embora sua aparência no passado fosse bem diferente, a quantidade de rugas é resultado de um grande número de cruzamentos entre espécimes muito próximos, o que também levou ao aparecimento de muitas doenças associadas à consanguinidade.

É um cão de tamanho médio, robusto e com dorso curto. O mais característico, além das rugas, é a semelhança com outro animal, o hipopótamo, devido ao focinho grande e orelhas minúsculas.

No Shar Pei, à medida que ele cresce, a pele estica e as rugas diminuem. São cães calmos e independentes, leais e afetuosos.

2. Pug

cão triste

Pug deitado. Fonte: Freepik

O pug é um cão retratado em várias pinturas junto com reis e príncipes, e viajaram ao redor do mundo em navios envolvidos no comércio internacional.

Ele é um cão pequeno e rechonchudo, cujas rugas mais definidas são as do rosto. O focinho é muito curto: aliás, os problemas respiratórios são frequentes nesta raça. Felizmente, cirurgias preventivas podem ser feitas para corrigir esse problema e ajudá-los a respirar melhor.

3. Cão de Santo Humberto

cachorros mais enrugados

Cão de Santo Humberto. Foto: Freepik

O Cão de Santo Humberto é um cão de caça. Ele tem um olfato apurado, superior a outros cães, o que o torna um cão de primeira classe. Também tem sido usado como cão policial na busca de pessoas desaparecidas.

um cão grande e as suas origens são muito antigas: datam do século VI na Bélgica.

O Cão de Santo Humberto é o maior e melhor dos cães de caça, com um corpo muito grande e alongado, forte e esguio.

As rugas da pele são longas e profundas e caem da cabeça e pescoço, dando-lhe uma aparência enrugada, enquanto os olhos estão profundamente encovados. Todas essas características conferem-lhe um porte nobre e sério.

Apesar de sua aparência imponente, ele é um cão muito manso, calmo e gentil com as pessoas e outros cães. Seus latidos são ameaçadores, mas felizmente ele não é um cachorro que late com frequência.

4. Bulldog Inglês

banheiro para cachorro

Cachorro de língua pra fora – Foto: Freepik

É uma das raças mais antigas da Grã-Bretanha, tanto que pode ser considerada um símbolo inglês. Ele é um cachorro baixo, com um peito largo e maciço, pelo curto e uma expressão feroz.

Como o pug, ele tem um focinho muito curto e frequentemente sofre de problemas respiratórios; é muito comum ouvi-los roncar.

O bulldog tem rugas ao redor da cabeça; eles também caem em torno de sua boca e seus lábios são grossos. Como muitos sabem, esses cães tendem a babar.

Apesar de sua aparência, o bulldog inglês é um cão amoroso e corajoso que não hesitará um momento em proteger as pessoas que ama. Não é por acaso que também é um excelente cão de guarda.

Estas são algumas das mais conhecidas raças de cães com rugas, todos carinhosos e atenciosos com os seus donos. Só saiba que eles exigem muito cuidado para manter a pele saudável e limpa.

5. Mastim inglês

cães com rugas

Mastim inglês – Foto: Freepik

Apesar de suas raízes lutadoras, os mastins tem uma natureza calma e dócil. Eles se dão bem com crianças, mas devido às suas grandes dimensões, não devem ser permitidos perto de bebês e crianças de 1 a 1,5 anos de idade.

Não pertencem à categoria de cães brincalhões, preferem métodos de treino suaves e não aceitam de forma alguma castigos físicos.

Na família, eles desempenham o papel de protetores e nunca deixam um estranho entrar até que se certifiquem da segurança de sua casa. Praticamente não latem, mas “pecam” roncando e babando alto.

6. Bullmastiff

cães com rugas

bullmastiff – Foto: Freepik

São cães obstinados e destemidos, defensores leais e amigos de seus donos. Uma característica importante – o bullmastiff é “ajustado” apenas para proteger as pessoas, não as coisas, então não há nenhum ponto em usá-los como guardas domésticos.

Sua principal tarefa é nunca atacar. Mesmo em situações de força maior, o animal simplesmente derrubará o intruso, mas não morderá. Eles são apegados à família, afetuosos e leais, mas precisam ser treinados desde cedo.

Cães com rugas: como cuidar das dobras

cães com rugas

Cachorro da língua azul – Foto: Freepik

Rugas na pele do seu cão precisam ser cuidadas para prevenir inflamação e infecção. Isso é especialmente verdadeiro para rugas no rosto:

  1. Basta limpar as dobras uma vez por semana. Se você fizer isso com mais frequência, poderá prejudicar a microflora da pele, o que também pode causar doenças.
  2. Para limpar as rugas, use uma loção especial ou lenços umedecidos. Seu PH deve ser neutro.
  3. Não use produtos que contenham álcool, pois ressecam a pele.

Passo a passo para limpar as rugas do cachorro

Limpe as dobras assim:

  1. Primeiramente, levante suavemente a ruga. Limpe-a suavemente com um algodão embebido em loção ou pano úmido. Para pequenas dobras, cotonetes também são adequados.
  2. Repita a ação até que não haja mais sujeira no tecido. Seque a pele. Basta lavar as dobras do corpo, por exemplo, em um Shar Pei, uma vez por mês, durante o banho do cachorro.
  3. Certifique-se de limpar completamente todas as rugas. É necessário enxaguá-lo bem para que não fique nenhum shampoo dentro das rugas, caso contrário, pode aparecer irritação.
  4. Após o banho, seque a pele, incluindo as dobras.