As características do Buldogue Francês estão relacionadas ao comportamento, saúde e modo de lidar com o dog. Afinal, esse é um cão extremamente popular, mas que precisa de alguns cuidados extras para que ele não sofra e esteja sempre saudável.

Se o seu sonho é ter um Buldogue Francês como o seu melhor amigo, é preciso aprender mais sobre como lidar com ele. Embora não seja um cão difícil do ponto de vista comportamental, ele pode ser um pouco teimoso.

Além disso, seus problemas respiratórios precisam ser levados a sério. Caso contrário, o Buldogue Francês pode sofrer e até mesmo ter uma parada cardiorespiratória.

Mas não se preocupe. Com alguns cuidados, você consegue criar um Buldogue Francês saudável e feliz. Continue lendo e veja como.

Características do Buldogue Francês

Características do Buldogue Francês

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

As características do Buldogue Francês podem ser consideradas únicas. Afinal, esse é um cão diferente, que precisa de cuidados diferentes e que muitas vezes pode demonstrar teimosia para aprender alguns comandos.

O Buldogue Francês pode ser considerada uma raça dócil, tranquila de lidar e muito próxima do tutor. Embora ele adore usar a boca para o gasto de energia, ainda assim, isso pode ser controlado para que ele não roa almofadas e objetos.

Alguns Buldogues Franceses podem até mesmo roer a parede caso o tutor não tome os devidos cuidados. E para saber como lidar com o seu melhor amigo, veja uma lista de características do Buldogue Francês:

  • É um cão teimoso e inquieto.
  • O Buldogue Francês pode ter dificuldades para aprender.
  • Cuidado com o sistema respiratório do dog.
  • Ele é muito companheiro e perseguidor.
  • Não late muito.
  • Precisam gastar energia – mas cuidado com a intensidade.
  • Ele não pode ficar muito no calor.
  • Não crie o dog no quintal.
  • É um cão que gosta de usar a boca pra tudo.
  • Precisa de socialização para não se assustar com pessoas.

A seguir, saiba mais sobre cada uma das características do Buldogue Francês da lista acima.

É um cão teimoso e inquieto

O Buldogue Francês é um cão muito teimoso e inquieto. Por mais que o seu corpinho seja pequeno e por mais que ele tenha alguns problemas respiratórios, ainda assim, ele pode ser bastante inquieto.

Afinal, se ele tiver energia para gastar, ele fará isso de maneiras que talvez você não gostaria. Por exemplo, carregar chinelos ou roer objetos dentro de casa.

Para adestrar o seu Buldogue Francês, você vai ter que exercitar a paciência. Afinal, muitos deles precisam de mais de 80 repetições com reforço positivo para entenderem algum comportamento.

O Buldogue Francês pode ter dificuldades para aprender

Sim, o Buldogue Francês pode ter dificuldades para aprender. Não é raro que você tenha que repetir o mesmo exercício por várias vezes. Afinal, muitos Buldogues não conseguem se concentrar de “primeira”.

Portanto, se você quer criar um cão dessa raça, saiba que uma das características do Buldogue Francês é justamente a dificuldade para aprender. Você terá que trabalhar a sua paciência de maneira que isso possa deixar o seu cão tranquilo para aprender.

Não force a barra, não queira adiantar as coisas e não crie situações de estresse para o seu dog. É importante que você entenda a dificuldade do Buldogue Francês e possa deixá-lo a vontade para aprender.

Faça repetições e reforço positivo constantemente.

Características do Buldogue Francês

Cão em pé – Foto: Freepik

Cuidado com o sistema respiratório do dog

Se você quer adotar um Buldogue Francês, é fundamental entender alguns problemas de saúde desse dog. E um deles é justamente a dificuldade de respiração que cães dessa raça vão ter.

Os cães braquicefálicos têm problemas respiratórios graves que, se não controlados, podem levar ao óbito do cachorro. Afinal, eles simplesmente não conseguem respirar e podem morrer por conta disso.

Além disso, a respiração também ajuda a regular a temperatura corporal do cachorro. Logo, com dificuldades e especialmente em dias quentes, o seu Buldogue Francês não pode se esforçar demais ou sentir calor demais.

Ele é muito companheiro e perseguidor

Não é raro que você veja o seu cãozinho te perseguindo dentro de casa. Afinal, uma das características do Buldogue Francês é justamente essa necessidade de ficar perto do seu tutor.

Se você vai até a cozinha, ele vai atrás. Se você vai pra sala, ele vai atrás. E até no banheiro o Buldogue Francês pode perseguir o tutor. É uma mania que eles têm.

Eles fazem isso justamente para se sentirem próximos do tutor. Eles gostam da companhia do tutor e se conectam facilmente com ele. A mania de perseguição, portanto, será uma maneira de ficar sempre por perto.

É fofo. No entanto, é preciso tomar cuidado com eventuais problemas, como a síndrome da ansiedade por separação.

Não late muito

Uma das características do Buldogue Francês que faz grande parte dos tutores adorarem esse dog, é que ele não late muito. Ou seja, é um cão calmo e ótimo para criar em apartamentos, com vizinhos de porta.

No entanto, isso não quer dizer que o Buldogue Francês seja mudo. Pelo contrário. Ele sempre vai se expressar em situações de “risco” ou de “advertência”.

Por exemplo, se ele notar que uma pessoa estranha está chegando, ele vai latir cerca de 4 ou 5 vezes. Serve apenas como indicativo para o tutor. Ou seja, para avisar o tutor de que algo está errado.

Em poucos minutos, o Buldogue já começa a brincar e se divertir com a visita.

cachorro com a língua de fora

Cão deitado – Foto: Freepik

Precisam gastar energia – mas cuidado com a intensidade

Sim, os Buldogues Franceses precisam gastar energia. Na verdade, todos os cães precisam. Afinal, isso faz parte de uma rotina saudável do ponto de vista físico e mental.

No entanto, aqui você precisa tomar muito cuidado. Afinal, os exercícios exagerados são extremamente perigosos para o Buldogue Francês e você precisa ponderar muito.

Faça apenas exercícios leves, como passeios em lugares planos e sem obstáculos. Evite sair com o cachorro em dias muito quentes ou muito frios. O Buldogue Francês pode ter uma crise respiratória por isso.

Ele não pode ficar muito no calor

Muito calor é muito ruim para o Buldogue Francês. Eles sofrem muito em dias muito quentes e você precisa prover, portanto, um ambiente confortável, tranquilo e muito agradável para o seu Buldogue Francês.

Portanto, não leve o seu cão para passear em dias de muito calor. Prefira sair somente a noite ou em dias mais amenos. E se evitar atividades intensas é importante, é ainda mais em dias de muito calor.

O Buldogue Francês não tem um bom controle de temperatura corporal. A respiração dele prejudica e, portanto, ele pode sofrer muito em dias quentes.

Não crie o dog no quintal

Os Buldogues Franceses não são cães muito animados com o quintal. Além disso, esse é um ambiente que pode proporcionar mudanças bruscas de temperatura e eles não são fãs disso.

Portanto, prefira sempre criar o seu Buldogue Francês dentro de casa. Apartamentos confortáveis, com temperatura amena e agradável é a melhor opção.

um lindo buldogue francês

Cão no colo da tutora – Foto: Freepik

É um cão que gosta de usar a boca pra tudo

Os Buldogues Franceses são cães mordedores. No entanto, isso não significa que eles são cães agressivos ou coisa do tipo. Eles simplesmente gostam de usar a boca pra tudo.

Afinal, eles foram criados justamente para essa finalidade. E por isso, qualquer coisa que estiver ao alcance deles, pode ser tornar um alvo de mordidas.

Chinelos, almofadas e até a parede podem levar mordidas. O gasto de energia física e mental ajuda a controlar isso um pouco. Mas não tente ir contra o instinto do cachorro.

Precisa de socialização para não se assustar com pessoas

Uma das características mais importantes do Buldogue Francês, é a sua necessidade de socialização. Eles precisam se acostumar com pessoas para que saibam lidar com isso.

Pessoas estranhas em contato com um cão não acostumado, pode fazer o dog se assustar e desempenhar atitudes de ansiedade e medo. Portanto, socialização canina desde muito cedo é fundamental.

Como criar um Buldogue Francês com saúde

Para criar um Buldogue Francês com saúde e com todos cuidados necessários é preciso entender sobre a raça. Veja algumas dicas de como cuidar bem do seu melhor amigo:

  • Evite lugares muito quentes.
  • Podem ter otite canina.
  • Não deixe-o perto de piscinas.
  • Não deixe o Buldogue Francês do lado de fora.
  • Cuidado com exercícios físicos.

Características do buldogue francês – Evite lugares muito quentes

Os lugares quentes são muito ruins para os Buldogues Franceses. Por isso, é fundamental evitar esses ambientes. Eles têm dificuldade para respirar e para controlar a temperatura corporal.

Podem ter otite canina

A otite canina é um problema que o Buldogue Francês pode ter. É uma doença de inflamação comum em cães com orelhas caídas.

Características do buldogue francês – Não deixe-o perto de piscinas

Não são cães nadadores. Ou seja, são pesados. E por isso, podem se afogar caso caiam dentro de uma piscina.

Não deixe o Buldogue Francês do lado de fora

Eles preferem ambientes internos. Se sentem mais confortáveis e ficam mais saudáveis.

Características do buldogue francês – Cuidado com exercícios físicos

Regular bem a  quantidade e a intensidade de exercícios físicos com o Buldogue Francês é importante. Cuide bem do seu melhor amigo.