Entre as características do Cavalier King Charles Spaniel está sua lealdade e amizade para com o tutor. Ele adora um colinho, requer bastante atenção e é muito inteligente. Está na 44º posição do ranking de cães mais inteligentes do mundo.

A origem da raça vem do Reino Unido. Principalmente, como frequentador da corte européia no século XVII. O cãozinho ganhou conhecimento através dos reis da Inglaterra Charles I e Charles II e da rainha Maria I da Escócia.

Foi a partir da influência do rei Charles II que o nome “King Charles Spaniel” foi acrescentado ao nome Cavalier. Depois disso, o rei acaba enviando um decreto onde os cãezinhos pudessem frequentar os locais públicos e o próprio parlamento.

Assim sendo, com o tempo a raça foi se espalhando em diversos países, sendo reconhecida pelo Kennel Club em 1945. E pelo AKC em 1995, após 43 anos.

Hoje a raça se tornou mais popular. Grandes celebridades possuem esses doguinhos, como é o caso de Courteney Cox, o ex-presidente norte americano Ronald Reagan e Miguel Falabella.

Quer saber mais sobre as características do Cavalier King Charles Spaniel? Então é só continuar a leitura deste post.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

Se você gosta de um companheirinho para todas as horas, uma das características do Cavalier King Charles Spaniel é ser um amigo bem grudento. Afinal, ele gosta de ficar vários momentos na companhia do seu tutor. Essa raça requer a atenção toda para si.

A sua aparência também contribui para isso. Afinal, possui uma pelagem fina e bem fofa para receber vários momentos de carinho.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

Além de ser um doguinho fofo, uma das características do Cavalier King Charles Spaniel é sua energia. Ou seja, está sempre em alerta e vai adorar estar na companhia do tutor em vários momentos do seu dia.

Sua expectativa de vida é 15 anos, sendo uma vida longa para um cachorro de porte pequeno tão destemido.

Falando em raças de porte pequeno, o Cavalier costuma crescer até 33 cm, pesando até 7 quilos de muita fofura.

Uma das características mais marcantes da raça é sua pelagem fina. Ela é longa e bastante sedosa, mas com algumas ondulações nas orelhas, por exemplo. 

Essas ondulações nos pelos das orelhas formam uma espécie de franja, que se torna bem fofa e característica marcante.

Encontre Cavalier King Charles Spaniel nas cores preto, castanho, rubi, blenheim e com efeito tricolor, com variações em branco, preto e castanho.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

Cachorro no quintal – Foto: Freepik

Personalidade e temperamento do cãozinho

Um dos principais destaques da personalidade e temperamento do Cavalier King Charles Spaniel é que ele se adapta muito fácil. Ou seja, pode morar tranquilamente em apartamento por causa do seu porte pequeno que não demanda espaço.  

Ele não late muito e pode viver com crianças, mas não gosta muito de gatos. Porém, com outros cães a raça tende a viver tranquilamente em harmonia. 

Saiba que a personalidade dessa raça é brincalhona, curiosa e seu temperamento é bastante amigável com pessoas e outros cães. Não é considerado um cão de guarda. Porém, é bem fácil de treinar o cãozinho dessa raça.

Socialização e convivência da raça

Um dos destaques das características do Cavalier King Charles Spaniel é sua fácil socialização. Inclusive, com outros cachorros de raças amorosas e sociáveis que existem. 

Afinal, esse é um cãozinho dedicado à família e apegado ao tutor. Assim sendo, você deve ter cuidado para não tornar o cachorro um dependente de atenção. 

As visitas são bem recebidas em uma casa com o cachorro desta raça. Afinal, eles adoram brincadeiras que ajudam a gastar energia.

Porém, quando estão sozinhos, podem se sentir mais tristes e entediados. Por isso a importância de uma companhia humana ou animal para o seu doguinho se distrair.

No caso da socialização do novo integrante da família, procure orientar o Cavalier desde filhote. Afinal, ele precisa ser educado desde o início.

No entanto, mesmo que ele não goste muito de gatos, é possível acostumar o animal com outro pet durante a socialização.

Outra dica é para passeios com seu pet. Ele precisa gastar energia que demanda a sua raça e, por esse motivo, ensine o doguinho desde cedo os horários de passear.

Cuidados especiais do Cavalier King Charles Spaniel

dog sentado

Cão sentado com a língua de fora – Foto: Freepik

Além das características do Cavalier King Charles Spaniel serem importantes, alguns cuidados especiais são exigência da raça. Principalmente no que diz respeito a sua pelagem e importância das consultas veterinárias.

Cuidados com escovação dos pelos

Os pelos do Cavalier King Charles Spaniel são longos, lisos e finos. Assim sendo, nas pontas podem apresentar ondulações, como no caso das orelhas.

As escovações são de extrema importância. Ou seja, elas permitem que os pelos não se enrolem com tanta frequência. 

Faça as escovações dos pelos pelo menos três vezes por semana utilizando uma escova própria para esse tipo de pelagem. Assim sendo, se necessário, apare os pelos da área dos olhos, permitindo que o doguinho enxergue sem obstruções.

Higiene do Cavalier King Charles Spaniel

Essa raça de cão não demanda muitos banhos. Ou seja, você pode fazer a higiene do Cavalier pelo menos uma vez ao mês. Ao invés de tosar, mantenha uma frequência de escovação do pelo que é bem importante para manter a sua beleza.

Na hora de lavar os pelos use produtos específicos para o tipo de pelagem do doguinho. Assim sendo, faça a higiene das orelhas para prevenir infecções. Não esqueça de cortar as unhas!

A escovação dos dentes permite a prevenção de tártaro, que é um problema bem comum nesse tipo de raça de cachorro.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

Cão deitado no sofá – Foto: Freepik

Principais doenças da raça

Apesar de uma das características do Cavalier King Charles Spaniel ser um doguinho saudável, isso não quer dizer que ao longo da vida a raça não apresenta nenhum problema de saúde.

Uma das principais doenças da raça Cavalier King Charles Spaniel é a displasia do quadril. Ou seja, uma doença óssea que compreende uma má formação da articulação coxofemoral que é comum em cãezinhos dessa raça.

Já os cães mais velhos podem sofrer sopro no coração. Por isso, uma forma de prevenir a doença é usar guias de peitoral na hora de passear com o doguinho.

Entre os sintomas do sopro no coração estão a tosse, língua roxa e bastante cansaço que pode ser observado com antecedência, já que uma das características do Cavalier King Charles Spaniel é ser um cachorro enérgico.

Agora que você já conhece bem essa raça de cachorro, compartilhe o artigo com mais um amigo. E se você tem um Cavalier King, deixe nos comentários as características dele!