As características do Jack Russell são conhecidas pela maioria dos tutores que resolvem adotar essa raça. No entanto, os mais desavisados podem ter surpresas ao adotar um Jack Russell sem saber como ele se comporta.

Portanto, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre as características do Jack Russell e como esse doguinho é incrível. Ele pode ser extremamente amoroso com seu tutor, desde que o ambiente esteja propício para isso.

Caso o Jack Russell se sinta preso ou esquecido, ele pode ser um dog triste, ansioso e estressado. A sua personalidade brincalhona e de um cão absolutamente enérgico são os “pontos altos” desse dog.

Continue lendo e saiba mais sobre as características do Jack Russell.

Como são as características do Jack Russell

características do jack russell

Um filhote de Jack Russell – Foto: Freepik

As características do Jack Russell são de um cão absolutamente enérgico, enérgico e enérgico! Sim, esse é um dos dogs mais incríveis do mundo do ponto de vista de energia e o tutor precisa estar preparado para isso.

Ou seja, é muito comum que o seu Jack Russell tenha necessidades específicas de comportamentos no dia a dia. Por exemplo: sair para brincar. O tutor deve atender essas necessidades pontualmente e, assim, criar um dog saudável.

No entanto, é preciso observar outras questões que envolvem a personalidade desse dog. Como a higiene, comportamento com outros cães e pessoas e também o adestramento.

Veja uma lista de características do Jack Russell:

  • A energia é o seu ponto alto.
  • Ele precisa de muito acompanhamento do tutor.
  • Pode perder o interesse rápido nas coisas.
  • Precisa de muito gasto de energia.
  • Pouca demanda na higiene.
  • Cuidado especial com as orelhas.
  • Pode ser criado em apartamento (com ressalvas).
  • Um ótimo cão de guarda.
  • Não gosta muito de outros cães.

A seguir, entenda mais sobre as características do Jack Russel e veja se esse dog é realmente pra você.

A energia é o seu ponto alto

Se tem uma coisa que o Jack Russell é “bom”, é em ser enérgico. Esse é um dos cães mais enérgicos do mundo e a energia é, sem sombra de dúvidas, a sua característica mais marcante e que mais vai estar presente na relação entre dog e tutor.

Por isso, se você quer adotar um Jack Russell, é importantíssimo entender que ele tem necessidades específicas. Você não pode deixá-lo refém de passeios esporádicos ou brincadeiras aleatórias no dia a dia.

É preciso criar uma rotina adequada, saudável e bem definida para o seu dog. Assim ele poderá se sentir confortável e vai perceber que você, tutor, está presente em vários momentos – algo importantíssimo para esse dog.

Entenda mais sobre isso a seguir.

características do jack russell

Jack Russell no sofá – Foto: Freepik

Ele precisa de muito acompanhamento do tutor

Se você é um tutor que não está muito presente ou que passa boa parte do tempo fora de casa, então o Jack Russell não é pra você. Afinal de contas, esse é um dog que precisa muito da presença do tutor.

Uma das características do Jack Russell é justamente fazer parte de uma rotina próxima, de amor e carinho. Os cães dessa raça precisam entender que o tutor é, de fato, o seu melhor amigo. E por isso, a presença constante é bem importante.

Não são raras as vezes em que você vai ver o seu Jack Russell buscando um colinho ou mesmo um aconchego no sofá perto de você. Afinal, esses dogs são realmente muito próximos do seu tutor e são apaixonantes!

Cuidado com a síndrome da ansiedade por separação. Não deixe que seu dog se acostume do jeito errado com a sua presença!

Pode perder o interesse rápido nas coisas

O Jack Russell é muito ativo. E por isso, não são raras as vezes em que o tutor vai perceber uma falta de interesse em determinadas situações. No começo, o cão se interessa. Mas depois, enjoa.

Isso faz parte da rotina de cuidados com o Jack Russell, uma vez que esse dog tem uma energia muito acima da média e só vai ficar entretido naquilo que realmente corresponda as expectativas dele.

E por isso, aqui vai uma dica importante: quando você estiver adestrando o seu dog, é importantíssimo criar uma rotina com bons exercícios. Caso contrário, o dog poderá facilmente perder o interesse e não vai mais querer participar.

Nesse caso, reconquistar o dog pode ser difícil. Por isso, não sature ele com o mesmo exercício a todo tempo.

Precisa de muito gasto de energia

Sim, o Jack Russell precisa de muito gasto de energia – e isso talvez tenha ficado claro em todas as descrições desse incrível doguinho até aqui, não é mesmo?

Afinal, uma das características do Jack Russell é justamente ser um cão altamente enérgico para qualquer atividade. Logo, se essa energia não é canalizada do jeito certo, em brincadeiras e entretenimento, o dog pode desenvolver comportamentos ruins.

O Jack Russell, com energia, é um cão muito dinâmico. Dentro de casa, ele pode carregar chinelos, roer almofadas, tapetes e muitas outras coisas. Ele precisa de um gasto de energia constante e adequado.

Um quintal e um enriquecimento ambiental criativo e dinâmico são as melhores opções. Nunca deixe o seu dog preso em apartamentos ou lugares sem que ele possa gastar energia.

cachorro deitado

Jack Russell deitado – Foto: Freepik

Características do jack russell – Pouca demanda na higiene

Uma das características do Jack Russell é que ele é um cão muito limpinho. Ou seja, você não precisa se preocupar com muitas coisas relacionadas a higiene dele, uma vez que os pelos curtos são bem fáceis de manter limpos.

Para manter os pelos do seu dog limpinhos, uma escovação por semana é suficiente. Assim você elimina sujeiras e pelos mortos que estejam no corpo do dog.

Com relação aos banhos, no máximo uma vez por semana está de bom tamanho. Leve ele ao pet shop para um banho completo a cada trinta dias e o dog não terá problemas com a higiene.

Cuidado especial com as orelhas

As orelhinhas do Jack Russel, por sua vez, precisam de um cuidado extra na higiene. Como elas são caídas, é preciso observar bem a região e mantê-las limpas sempre.

Se você não limpar as orelhas do seu dog com uma certa frequência, ele pode ter otite canina e isso pode ser bastante prejudicial para a saúde do dog.

Principalmente depois dos banhos ou de um passeio em que o dog pegou chuva, é fundamental secar bem as orelhas dele. Levante elas e observe onde há regiões úmidas.

Se você notar alguma coisa estranha nas orelhas do Jack Russell, leve-o até um veterinário para uma verificação adequada. Prevenção e tratamento cedo ajudam demais.

Pode ser criado em apartamento (com ressalvas)

Se você procura um cachorro para apartamento, saiba que o Jack Russell é uma ótima raça para isso. No entanto, não é porque o cão é pequeno que ele precisa de menos espaço. No caso do Jack Russell, muito pelo contrário!

Esse é um cão altamente enérgico, que precisa de muito espaço para correr e brincar. Por isso, você só deve adotar esse dog para o seu apartamento, se você tiver uma área livre para ele correr e brincar.

Além disso, é fundamental que haja saídas constantes para passeios e brincadeiras na rua. O Jack Russell precisa gastar a energia de maneira adequada. Caso contrário, o dog vai simplesmente destruir a sua casa – e ele vai ficar triste e ansioso.

Características do jack russell- Um ótimo cão de guarda

Sim, o Jack Russell é um ótimo cão de guarda. Por isso, se você busca um cão para guardar a sua casa, ele certamente vai te ajudar nesse trabalho.

O Jack Russell é um cão muito ativo, dinâmico e absolutamente inteligente. Ele vai entender quando algo está diferente e prontamente vai avisar o seu tutor, com avisos sonoros bem estridentes (latidos).

Essa é uma das características mais marcantes do Jack Russell. Com pessoas estranhas ou outros dogs, ele pode não ter uma relação muito boa.

cachorro no parque

Brincando no parque – Foto: Freepik

Características do jack russell – Não gosta muito de outros cães

Sim, o Jack Russell não vai muito com a cara de outros dogs. Principalmente se forem dogs que estejam querendo invadir o território dele.

Cães dessa raça são territorialistas e podem facilmente agir para defender esse território. Por isso, ensiná-los e socializá-los desde muito cedo é fundamental.

A socialização canina do Jack Russell ajuda ele a viver melhor em sociedade e ele não ficará ansioso e estressado na presença de outros cães.

Para quem é o Jack Russell

O Jack Russell é um cão para todos os tutores que não se importam em sair muito de casa. Afinal, esse cão demanda um gasto de energia constante e muito grande.

Dentro de casa, ele também precisa (e adora) receber atenção constantemente. Por isso, é um cão para quem realmente tem tempo e disposição para atender todas as demandas.

Assim sendo, adotar um Jack Russell significa adotar um cão muito saudável, feliz, brincalhão e dedicado. Monte o ambiente certo para ele, faça o adestramento desde filhote e vocês certamente serão muito felizes.