É preciso aprender como comprar um cachorro para garantir que você não vai comprar “gato por lebre” e também para garantir que o dog foi cuidado da maneira correta antes de chegar na sua casa.

Afinal, ainda existem por aí os canis clandestinos que podem facilmente burlar o sistema e procriar cachorros de maneira ilegal e irresponsável. Evitar esse tipo de compra é o melhor que você tem a fazer.

Por isso, continue lendo este artigo do Portal do Dog e veja mais dicas de como comprar um cachorro.

como comprar um cachorro

Vários cães juntos – Foto: Freepik

Como comprar um cachorro?

  • Evite as fábricas de filhotes.
  • Não compre através de marketplaces.
  • Busque um canil renomado e registrado.
  • Conheça as instalações do canil.
  • Fale com o dono do canil e faça perguntas estratégicas.
  • Não compre o cão só pela estética.
  • Não dê o cão de presente para alguém.
  • Peça todos os documentos do cão.
  • Estude e entenda as doenças da raça.

Essas dicas de como comprar um cachorro devem ser levadas em consideração hoje e sempre. Afinal, comprar um cachorro de raça e caro. E tudo que estiver abaixo do preço, você precisa desconfiar.

Só que nem sempre é fácil gerar essa desconfiança, uma vez que o nosso lado emocional pode falar mais alto e rapidamente a gente se apaixona pelo dog que está na nossa frente.

Eles são fofos, meigos e não têm culpa da crueldade que muitas vezes um canil clandestino proporciona.

A seguir, entenda na prática como comprar um cachorro de maneira responsável.

Evite as fábricas de filhotes

Antes de mais nada, a nossa primeira dica sobre como comprar um cachorro, seja ele de raça ou não, é: evite as fábricas de filhotes.

Isto é, você precisa evitar a todo custo os canis de fundo de quintal que tem como objetivo somente a procriação de mais e mais filhotes.

Esse tipo de ambiente é bastante irresponsável e proporciona mal estar para os dogs. Além disso, não há cuidado com a saúde dos pets e muito menos com a saúde da cadelinha que está ali como uma máquina de procriação.

Muitas vezes esses canis clandestinos colocam as cadelas para gerar crias mesmo se elas estiverem doentes ou mesmo se acabaram de criar uma ninhada. O que não é nada adequado.

Comprando um cão dessa maneira, esse tipo de “fábrica de filhotes” continua a todo vapor.

dicas para comprar um dog

Vários cães juntos – Foto: Freepik

Não compre através de marketplaces

Outra dica de como comprar um filhote de cachorro é considerando um lugar apropriado para isso. Como por exemplo, um canil responsável, documentado e registrado.

Esses lugares são seguros e você não precisa ficar com um “pé atrás” na hora de comprar o seu melhor amigo.

Por isso, evite compras através de ambientes inseguros e que podem gerar dúvidas, como os marketplaces. A exemplo: Mercado Livre, Facebook, OLX e outros.

Esses ambientes não só propícios para comercializar dogs.

Afinal, você não sabe muito bem quem está vendendo, de onde vem esses dogs, porque o valor é aquele, etc. Além disso, fica mais difícil de gerar um registro e rastreio da cadelinha, pois pode ser que os filhotes estão sendo criados em canis clandestinos.

Desconfie!

Busque um canil renomado e registrado

Uma das melhores maneiras de comprar um cachorro de forma legal e segura, é em um canil autorizado, registrado e adequado.

Esses são os melhores ambientes para compra, pois você tem certeza de que o cão virá da forma certa para dentro da sua casa.

Isto é, existe um tratamento especial para que a cadelinha procrie e gere novas crias. Ela recebe uma alimentação saudável, um cuidado com exercícios, além de uma saúde mental equilibrada e muito carinho.

Os filhotes também: eles são vacinados, bem cuidados e não vão abandonar a mãe antes do prazo mínimo. Até que o cão chegue de fato na sua casa, ele é muito bem cuidado e tratado.

Além disso, você recebe todos os documentos, registros e certidões. Algo que é muito importante para a saúde e bem-estar do animal.

Como comprar um cachorro – Conheça as instalações do canil

A melhor maneira de comprar um cão de forma legalizada é a partir de um canil registrado, conforme você entendeu acima. No entanto, outra dica que você pode considerar é a visita a esse canil.

Isto é, você pode visitar o espaço para saber se o ambiente é confortável, seguro e se os cães são bem cuidados por lá. Não há nada melhor do que conhecer o espaço e então saber se ele é o melhor lugar para comprar um dog.

As instalações do canil devem ser confortáveis, seguras, com espaço para brincar, cama confortável e alimentação higienizada. Além disso, não pode ter muitos cães juntos e tráfego de pessoas o tempo inteiro.

Veja como encontrar um canil de confiança.

comprar cachorro

Cão com a bolinha na boca – Foto: Freepik

Fale com o dono do canil e faça perguntas estratégicas

Se você quer comprar um cachorro de forma legal, um canil profissional da raça que você quer é a melhor decisão. No entanto, você pode explorar outras situações que vão te deixar confortável na hora da compra.

Como por exemplo, a conversa com o dono do canil. Isto é, você pode fazer perguntas específicas e estratégicas a respeito da raça, do canil, dos documentos, dos registros, das doenças e da cadelinha que está procriando.

Não vai ser difícil entender se o vendedor está querendo te enganar. Afinal, com as perguntas certas, você poderá identificar um potencial golpe.

Por exemplo, se você perguntar sobre a cadela e o vendedor não souber responder, desconfie. Afinal, pode ser que ele está apenas repassando os filhotes.

Perguntas específicas sobre a raça também ajudam, pois o ideal é que você compre cão de raça de canis especializados.

Não compre o cão só pela estética

Muitas pessoas buscam comprar um cão só pela estética. Isto é, pela beleza e estilo do cachorro.

No entanto, isso não é nada recomendado, uma vez que esse e apenas um apelo visual e não diz respeito sobre como o cão vai se comportar.

Para comprar o cachorro certo pra você, é preciso entender mais sobre as características da raça. Entenda os comportamentos e o temperamento. Além disso, você deve conhecer as potenciais doenças da raça.

Comprando só pela estética, pode ser que você tenha surpresas desagradáveis ao longo do tempo. O que acaba gerando uma situação difícil pra você e para o dog.

Cão não se compra pelo visual dele. Mas sim, pelas características do animal, comportamentos em geral e também de acordo com o espaço que você tem em casa.

vários cães

Cachorros juntos – Foto: Freepik

Como comprar um cachorro – Não dê o cão de presente para alguém

É muito comum que os cães virem presentes de aniversário ou outra confraternização. Se for uma criança que está esperando esse tipo de presente, ela certamente ficará feliz. Mas pode ser passageiro.

Afinal, ter um dog é também uma mudança radical na vida. Quem recebe, precisará fazer uma série de adaptações em casa, além de uma mudança de rotina. O que nem sempre vai acontecer como deveria.

Logo, o cachorro pode se sentir sozinho, triste e pode desenvolver comportamentos ruins.

Por isso, nunca dê um cachorro de presente para alguém. Eles são animais e não brinquedos e objetos.

Peça todos os documentos do cão

Outra forma de comprar um cachorro de maneira adequada, é solicitando todos os documentos do cão. Isto é, registros, certidões, comprovante de pedigree e tudo o que você puder ter.

Canis clandestinos automaticamente não vão proporcionar esse tipo de documentação para o tutor. Por isso, antes de comprar, peça esses documentos e saiba se você vai recebê-los.

Se não receber, não tire o cão do canil e não feche negócio. É muito provável que o canil seja clandestino e você esteja comprando um dog de maneira ilegal.

Não pode ser um problema para conseguir a documentação do cachorro.

Como comprar um cachorro – Estude e entenda as doenças da raça

Alguns cães podem ter disposição para algumas doenças caninas. Mas você só vai saber disso caso você estude sobre a raça e entenda, de fato, sobre aquele cão.

Por isso, antes de sair comprando um cachorro, é muito importante que você se aprofunde e entenda mais sobre a raça. Estude-a e saiba mais sobre as doenças que podem acometer o dog.

Isso vai te ajudar a se preparar para oferecer qualidade de vida para o cachorro. Além disso, você saberá o que fazer para prevenir alguns problemas. E se eles acontecerem, você saberá o que fazer em tempo!

Cães de raça custam caro!

Não há como fugir disso: cães de raça custam caro e, se você vai comprar um cão, é preciso entender isso.

Isto é, uma das dicas para comprar um cachorro de forma adequada, é: desconfie de preços baixos e muito fora do padrão. Pode ser que o filhote tenha sido criado de maneira inadequada e insegura.

Um criadouro responsável e profissional vai gerir tudo da melhor maneira possível. E isso tem um custo, que será repassado ao tutor na hora da compra.

Cuide do seu dog!