Conheça quais são as diferenças entre Pitbull e Rottweiler, duas raças de cães fortes, mas que infelizmente possuem uma fama de cachorro bravo e agressivo.

A forma que você cria seu cachorro influencia muito no comportamento do animal, por isso, os cães que são considerados de guarda recebem uma fama de bravos. Mas a verdade é que algumas raças têm um perfil de protetores e inteligentes, mas também podem ser bem brincalhões no contato com a sua família.

Portanto, se você ama raças de cachorros grandes, saiba aqui as diferenças entre Pitbull e Rottweiler, dois dogs  com cara de mau, mas que podem se tornar bem dóceis para conviver com sua família.

Diferenças entre Pitbull e Rottweiler – Conheça as principais características

diferenças entre Pitbull e Rottweiler

Pitbull observando a bela paisagem – Foto: Freepik

Uma das primeiras diferenças entre Pitbull e Rottweiler é sua origem: um foi criado com a mistura de duas raças e o outro é puro e com um histórico de raça antiga.

O Pitbull surgiu do cruzamento de duas raças: o Buldogue e o antigo Terrier Inglês. Algumas pesquisas apresentam o nome de American Pitt Bull Terriers como padrão da raça. Já o Rottweiler é de origem Alemã, que foi muito usado na antiguidade como cão de guarda.

Infelizmente, em muitos casos essas duas raças são vistas como ferozes, por conta de seu porte físico e cara de mau que influenciam no estereotipo do animal. Contudo, devemos considerar que apesar da força do Rottweiler e Pitbull, essas são raças de cachorros carinhosos, quando criados em um lar de respeito e amor.

Características básicas do Pitbull e Rottweiler

A partir do tamanho dos dois cachorros, já podemos notar algumas características diferentes. Apesar do porte físico médio-grande eles têm diferenças de altura e peso. Confira as principais diferenças das raças Pitbull e Rottweiler logo abaixo.

Características do Pitbull

  • Altura média de 48 cm;
  • Peso médio de 28 kg;
  • Orelhas pontudas;
  • Pelagem em diversas cores, inclusive no vermelho e preto;
  • Expectativa de vida: 14 anos;

Características do Rottweiler

  • Altura média de 58 cm a 68 cm;
  • Peso médio de 50 kg;
  • Orelhas caídas e de cor escura;
  • Pelagem preta, tons avermelhados, castanho ou bronze;
  • Podem ter manchas pelo corpo, focinho, peitoral e até na cauda;
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos.

Apesar de sua pelagem curta, os Rottweilers costumam soltar mais pelos do que os Pitbulls. Contudo, suas características estéticas são padronizadas pela AKC, desde que suas manchas não ultrapassem 10% da coloração dos pelos.

Principais diferenças entre o temperamento e a personalidade das raças

diferenças entre Pitbull e Rottweiler

Rottweiler tranquilo observando seu tutor no quintal – Foto: Freepik

O Rottweiler e o Pitbull são considerados cães muitos fortes, podendo estranhar pessoas que não conhecem, mas nada do que uma socialização canina não possa resolver. As duas raças podem conviver tranquilamente com crianças, precisando ser ensinados desde filhotes a respeitar os seus tutores, inclusive socializar com outros animais.

Apesar disso, saiba que o Pitbull possui mais energia que o Rottweiler, necessitando de um ambiente estimulante para não deixá-lo entediado. No quesito disciplina, o Rottweiler tem mais facilidade para aprender comandos, enquanto o Pitbull, costuma ser mais teimoso, podendo necessitar de um adestramento profissional.

Quando falamos da agressividade do cachorro, devemos considerar que o investimento em disciplina e reforço positivo desde pequenos, pode contribuir para uma vivência em harmonia. Uma curiosidade sobre a raça Pitbull é que eles eram usados como “cachorro babá” nos anos 90, por seu instinto protetor e inteligência para conviver com crianças e idosos.

Cuidados com a saúde dos grandões

Os cães, de maneira geral, necessitam de cuidados diários com sua saúde. E no caso do Rottweiler e do Pitbull esse fator precisa também de atenção em alguns aspectos. Por exemplo, os Rottweiler têm predisposição a desenvolver câncer quando atingem uma certa idade, já os Pitbulls possuem tendências para problemas de pele, como a dermatite e alergia canina.

Sendo assim, é bem importante que o tutor invista em uma boa alimentação, exercícios físicos e consultas frequentes com o veterinário. Afinal, a gente precisa cuidar bem de nossos cãezinhos, de forma que possamos oferecer a eles a melhor qualidade de vida possível, não é mesmo?

Gostou de conhecer as diferenças entre Pitbull e Rottweiler? Deixe aqui nos comentários qual sua opinião sobre essas duas raças de cachorro.