Ele é uma raça antiga, mas que ainda é bastante rara pelo mundo. O Ibizan Hound foi desenvolvido para o que sabe fazer de melhor, caçar. 

Mas nos últimos anos, a raça foi ganhando uma nova função como cão de companhia. A raça desenvolvida em Ibiza tem como principais características sua incrível percepção auditiva e sua ótima convivência com humanos. 

Origem do Ibizan Hound 

ibizan hound

ibizan hound – Foto: Pixabay

É uma raça bastante antiga com antepassados no Antigo Egito. Artefatos datados com mais de 4000 a. C, são indícios que a origem deste cão ainda é bastante desconhecida. 

Acredita-se que a raça foi levada por comerciantes para a ilha de Ibiza, onde foi desenvolvida. A raça era usada para a caça de coelhos e outros animais pequenos, tendo como principal ferramenta sua incrível visão e audição. 

A raça com grandes habilidades acabou chamando atenção de criadores americanos, que acabaram importando um par para os Estados Unidos em 1959. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1979. 

Características do Ibizan Hound 

ibizan hound

ibizan hound – Foto: Freepik

O Ibizan Hound é um cão de grande porte com um corpo esguio e elegante. Com o peito profundo e as costelas levemente saltadas. O lombo é ligeiramente arqueado, a garupa um pouco inclinada e a cauda baixa, com posição de foice, anel ou sabre, dependendo de seu humor. As pernas são longas e fortes. 

O pescoço é longo e estreito, mas musculoso, a cabeça é longa e estreita. Os olhos são pequenos, podendo ser na coloração âmbar claro e caramelo. As orelhas são grandes e pontudas, sempre em alerta. 

A raça pode apresentar 3 tipos de pelagem, o de pelo liso, o de pelo longo e o de pelo duro. As cores permitidas são o branco, marrom e castanho, podendo ser unicolor ou uma combinação dessas cores. 

  • Conheça também o Bearded Collie: cão de muita inteligencia, conhecido por pular demais

Personalidade

ibizan hound

ibizan hound – Foto: Freepik

O Ibizan Hound é um cão muito sociável, que vai conviver muito bem com todos os membros da sua família.

Ele é uma raça muito apegada ao tutor, que gosta de receber atenção e carinho. O cão dessa raça é bastante afetuoso e ganhou espaço sendo um ótimo cão de companhia.  

Ele é um cão sensível, que precisa ser repreendido sem ser de forma bruta, mas não deixe de corrigi-lo ou ele pode acabar tornando-se indisciplinado. Mesmo sendo obediente, ele possui sua própria natureza e vai querer ditar como deve seguir. 

A raça não é tímida, mas pode ser reservada na presença de estranhos, o que é uma característica que juntando com sua ótima audição o torna um bom cão de guarda.

Mesmo sendo um cão silencioso, o Ibizan Hound não vai deixar de latir para o que representa um perigo. 

É um cachorro com bastante energia e vai precisar de uma certa rotina de atividades. Ele é uma ótima companhia para caminhadas e até corridas. Mesmo sendo bastante ativo, a raça pode viver em locais menores, desde que tenha sua necessidade de exercícios atendida.  

  • Conheça também o Bedlington Terrier:  Calmo em repouso, mas cheio de coragem quando excitado

Problemas de saúde comuns no Ibizan Hound 

ibizan hound

ibizan hound – Foto: Freepik

Mesmo sendo uma raça saudável, o Ibizan Hound não está imune a alguns problemas que podem afetar sua saúde. Entre esses principais sintomas estão a alergia, catarata, atrofia progressiva da retina e convulsões. 

Isso não quer dizer que todos os cães da raça vão ter algum desses problemas, alguns podem apresentar até mais de uma ou até nenhuma, mas é importante antes de adotar um cão dessa raça, ficar por dentro de como é sua saúde e sobre os seus possíveis problemas de saúde. 

  • Alergias – O Ibizan Hound é um cão com predisposição a problemas alérgicos. Ele pode apresentar alergias alimentares, ou por contato com alguma substância alérgena. Ao notar sintomas como coceira, queda de pelo, manchas vermelhas na pele e diarreia crônica pode ser que seu cão esteja sofrendo de algum tipo de alergia. Procure um veterinário para fazer o diagnóstico corretamente e passar o tratamento adequado para o pet. 
  • Catarata – A catarata é uma doença sem cura e degenerativa, que leva o animal à cegueira. A doença tem fator hereditário e tem como principal característica o embranquecimento do olho atingido. O tratamento é feito com procedimento cirúrgico e quanto mais precoce é o diagnóstico, mais chances são de uma resposta favorável ao tratamento.  
  • Atrofia Progressiva da Retina – Outra doença oftalmológica que causa cegueira no cão. A atrofia progressiva da retina é um desenvolvimento anormal da retina, que causa uma degeneração na visão do animal. Mesmo sem cura, a doença tem tratamentos que retardam a cegueira total do cachorro. 
  • Convulsões – A convulsão ocorre pelos diferentes fatores como envenenamento, hipoglicemia, ou até como sintomas de doenças renais, hepáticas e neurológicas. Os principais sintomas de uma convulsão são tremores pelo corpo, olhar vidrado, perda de consciência e salivação em excesso. É importante buscar ajuda o mais rápido possível quando o cão entra em uma crise de convulsão. Como a convulsão é um sintoma, ela pode indicar outra doença no animal, sendo que o mais comum costuma ser a epilepsia, uma doença que faz com que o cão tenha várias crises de convulsão.  

Cuidados com a raça 

Cachorro com seu tutor – Foto: Pixabay

O Ibizan Hound é um cão de fácil manutenção, mas que precisa ter todos os cuidados básicos correspondidos. Como qualquer outro cão, o Ibiza vai necessitar de um tempo de seus tutores para mantê-lo bem cuidado. Os cuidados como higiene, alimentação e saúde não podem ser dispensados.  

Higiene 

A frequência dos banhos devem ser somente quando necessário, um pano úmido é uma ótima forma de manter o animal limpo. O pelo deve ser escovado semanalmente, mas em tempo de derramamento essa escovação deve ser mais frequente, isso ajuda a evitar que o cão solte muitos pelos.  

Os dentes precisam ser escovados ao menos 3 vezes ao dia, sendo preferível uma higienização diária, sempre usando produtos próprios para o pet. As unhas são aparadas mensalmente ou quando apresenta um tamanho que acomode o animal. Dependendo do estilo de vida do cão, as unhas podem acabar sendo desgastadas naturalmente.  

Alimentação 

Cachorro olhando pela janela – Foto: Pixabay

O Ibizan Hound deve ser alimentado duas vezes ao dia, sempre seguindo a quantidade recomendada pelo profissional. É um cão esguio e que consome uma média de 400 g a 450 g de ração por dia, mas essa quantidade pode variar de acordo com a idade, o nível de atividades do cão, ou se possui alguma doença.  

Como o Ibiza é um cão com predisposição a alergias alimentares, procure sempre comprar rações de qualidade, elas possuem ingredientes selecionados que correspondem com a necessidade nutricional do cachorro.  

Saúde 

É uma raça saudável, mas que precisa de atendimentos periódicos com um veterinário. É importante que desde filhote, o cão tenha seu desenvolvimento e saúde acompanhado por um profissional da área. A vacinação também é um cuidado indispensável, que deve ser seguido da forma indicada pelo veterinário. 

Outros cuidados 

Cachorro de coleira sentado no sofá – Foto: Pixabay

O Ibiza Hound é um cão caçador e que mesmo sendo criado como um cão de companhia não vai deixar para trás seus instintos de perseguidor. Para evitar acidentes e fugas, nunca passeie com o pet sem coleira. Se o animal é criado em casa com quintal, o local deve ser cercado com ao menos 1,80 m de altura.  

A raça possui pouca tolerância ao frio, então sempre o mantenha aquecido em dias mais frios. Vista com roupinhas e sempre deixe um local com cobertas para o animal se aquecer. Ele também precisa de um lugar confortável para descansar, já que deitar diretamente no chão pode ser bem desconfortável para o cão dessa raça. 

Curiosidades sobre o Ibizan Hound 

  1. É uma raça indicada para crianças? 

O Ibizan Hound é um cão muito sociável, ele adora a companhia humana e não é diferente com as crianças. É um cachorro que não é tímido nem agressivo, mas mesmo com sendo um ótimo cão com crianças, é importante que essas interações com os pequenos sejam sempre supervisionadas por algum adulto, principalmente com crianças menores. 

A raça também convive bem com outros animais, com estranhos tende a ser mais reservado no início, mas depois torna-se bastante amigável. 

  1. O Ibizan Hound late muito? 

Ele é um cão que só late quando necessário, o que faz com que seja bem silencioso. 

  1. A raça é fácil de adestrar? 

O Ibizan Hound é uma raça inteligente e obediente, mas que precisa ser treinado cedo e de forma correta. Exercícios repetitivos podem fazer com que o pet fique entediado. 

  1. Ibizan Hound é um bom cão de guarda? 

Os cães dessa raça possuem um ótimo senso de audição, o que faz com que eles tenham uma maior percepção do que ocorre ao seu redor. Nada vai passar despercebido para o Ibizan Hound, que vai alertar o tutor sobre qualquer coisa fora do normal. 

  1. Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas? 

A raça pode sim se adaptar em viver em apartamentos ou casas menores, mas é necessário que sua necessidade de exercícios físicos seja correspondida.  

  1. A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho? 

Ele é um cão que aprecia a presença do tutor e precisa de atenção, por isso não é uma raça que pode ser deixada sozinha por longas horas.  

  1. Expectativa de vida do Ibizan Hound? 

A raça Ibizan Hound tem um tempo de vida de 10 a 14 anos.