Jack Russell Terrier personalidade: se pudesse descrever em uma palavra, seria “energia”. Afinal, o Jack Russell tem uma personalidade muito enérgica e acima da média nesse sentido.

Por isso, ao adotar um Jack Russell Terrier, você precisa entender que esse dog é, também, muito ativo e precisa de estímulos adequados.

Bom, até aqui, nenhuma novidade, não é mesmo? Afinal, todos os cães precisam de estímulos assim para serem cães saudáveis. Mas no caso do Jack Russell, você realmente precisa levar isso a sério!

Se você não quiser um cão destrutivo, bravo e agitado a noite, continue lendo. O Jack Russell Terrier pode ser um cão extremamente amigável e feliz. Mas você precisa fazer a sua parte enquanto tutor.

Jack Russell Terrier personalidade

tutora com seu cão

Tutora com seu Jack Russell – Foto: Freepik

  • Altíssimo nível de energia para gastar.
  • Um cão fácil de adestrar e que vai entender comandos.
  • Instinto protetor da família.
  • Pode estranhar pessoas e outros animais.
  • É um cão absolutamente explorador.
  • Pode ser um cão destrutivo caso não gaste energia.

A personalidade do Jack Russell Terrier é de um cão muito ativo e enérgico. Ele adora brincar e não vai abrir mão de passar horas e mais horas correndo e se divertindo.

Você, enquanto tutor, precisa considerar tudo isso de maneira adequada. Afinal de contas, o Jack Russell precisará de você junto nessa jornada de diversão e entretenimento.

Mas caso você não consiga estar com ele o tempo inteiro, outras alternativas podem ser consideradas. Como por exemplo: você pode ter um dog walker ou mesmo criar um enriquecimento ambiental criativo em casa.

Não se preocupe. Neste artigo você vai entender tudo sobre o tema.

A seguir, entenda mais sobre Jack Russell Terrier personalidade.

Altíssimo nível de energia para gastar

Antes de mais nada, aqui vai a definição mais clara para Jack Russell Terrier personalidade: altíssimo nível de energia para gastar! Isto é, ao adotar um Jack Russell, você terá um cão absolutamente enérgico dentro de casa.

O Jack Russell é um cão que muitas vezes parece ter uma energia infinita. Principalmente naqueles dias em que o tutor está mais cansado do trabalho e não tem o mesmo pique para acompanhar.

Está no sangue do Jack Russell ter essa energia toda e você deverá acompanhá-lo rotineiramente todos os dias para compensar esse acúmulo de energia. Caso contrário, você terá problemas com o dog!

jack russell terrier personalidade

Tutora com seu Jack Russell – Foto: Freepik

Um cão fácil de adestrar e que vai entender comandos

Por mais que o Jack Russell tenha toda esse energia para gastar, ainda assim, ele é um cão concentrado. Isto é, o excesso de energia não tem relação com ele ser um cão mais ou menos focado.

No entanto, o tutor precisa considerar um adestramento desde cedo. Ainda na fase filhote. Somente assim é que o cão poderá, de fato, ter ainda mais qualidade de vida.

Logo na fase de filhote, ensine adestramentos e comandos básicos para o seu dog. Ele não vai chegar nem perto de acumular manias caninas e você pode ter um cão mais saudável mentalmente.

Jack Russell Terrier personalidade – Instinto protetor da família

O Jack Russell é um pequeno valente. Isto é, por mais que o dog tenha porte pequeno, isso não significa que ele não seja corajoso. Pelo contrário: as vezes é até demais!

O instinto protetor da família pode fazer o seu dog ter alguns comportamentos desagradáveis. Como por exemplo, ele pode latir e morder as visitas que forem te visitar em casa.

Por isso, é fundamental que você considere a questão do adestramento e comandos básicos, conforme mencionamos anteriormente. Afinal, quanto mais cedo você ensinar e acostumar o dog, melhor pra ele e para o desenvolvimento dele.

O instinto protetor da família é bom. Mas precisa ser dosado. Caso contrário, o dog pode ter sérios problemas de comportamento. Sem contar que ele fica ansioso e estressado desnecessariamente.

Pode estranhar pessoas e outros animais

Caso o seu Jack Russell não seja treinado e adestrado de maneira adequada, ele pode estranhar pessoas e outros animais. Isto é, ele não vai muito com a cara do que é estranho a ele.

Isso ocorre porque o dog é protetivo e o seu lar é guardado a sete chaves. O Jack Russell é realmente muito desanimado para fazer novas amizades e ser “gente boa” com pessoas estranhas.

Mas não se preocupe, pois isso não é impossível. Só que você precisa adestrar e ensinar comandos básicos para o seu dog desde muito cedo. Desde filhote, ele precisa ter socialização e estímulos positivos.

Caso contrário, o Jack Russell vai ficar estressado e pode latir muito em absolutamente qualquer situação de estranhamento.

jack russell no parque

Jack Russell no parque – Foto: Freepik

Jack Russell Terrier personalidade – É um cão absolutamente explorador

Nos passeios, você vai notar uma característica absolutamente intrínseca ao Jack Russell: ele é muito explorador! Literalmente, ele vai querer entrar em buracos e tocas que encontrar pelo caminho.

Por isso, durante os passeios, você precisa tomar cuidado para que o seu dog não se meta em confusões desse tipo. Evite que ele entre em buracos e tocas para explorar o que tem dentro.

Leve o dog sempre na guia e não deixe ele solto em lugares que você não conhece. Deixe-o solto somente em gramados ou parques fechados e seguros, onde ele não tem com o que se meter.

A mania de exploração do Jack Russell está ligada a sua curiosidade, poder de olfato e busca por segurança. Afinal, ele precisa saber que todos os cantos do ambiente são seguros. Inclusive dentro de tocas e buracos!

Pode ser um cão destrutivo caso não gaste energia

Se você tem amor pelos seus chinelos e almofadas dentro de casa, então é preciso tomar muito cuidado com a rotina do seu Jack Russell. Afinal, ele é um cão que pode facilmente se tornar destrutivo!

Isto é, se você não levá-lo para passear e se divertir (gastar energia), o Jack Russell não vai pensar duas vezes em gastar essa energia em outras coisas. Como por exemplo, destruir coisas e carregar chinelos.

Esse dog pode ficar frustrado e ansioso facilmente se o tutor não criar uma rotina adequada. Esse cachorro precisa de muito desenvolvimento e estímulos para não aprontar dentro de casa.

jack russell terrier personalidade

Tutora e cão – Foto: Freepik

Como cuidar de um Jack Russell da forma certa

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre Jack Russell personalidade, é hora de entender como você pode cuidar dele da maneira certa.

Veja algumas dicas práticas para criar um Jack Russell com segurança e saúde:

  • Adestramento.
  • Socialização.
  • Gasto de energia.
  • Enriquecimento ambiental.

Jack Russell Terrier personalidade – Adestramento

O adestramento é o primeiro passo que você precisa considerar para o seu dog ser feliz, saudável e amigável. Com um bom adestramento, o Jack Russell pode se tornar absolutamente amoroso e amigável!

No entanto, é preciso fazer isso desde cedo. Isto é, desde a fase filhote. Inclusive, esse cachorro é muito inteligente e ele vai aprender rapidinho as coisas que você quer ensinar.

A melhor forma de ensinar o Jack Russell é com reforço positivo. Isto é, toda vez que ele acertar o que você quer, você premia ele com um petisco ou carinho.

Socialização

O segundo passo para cuidar e criar bem um Jack Russell é a socialização. Afinal, conforme você entendeu sobre a personalidade dele, trata-se de um dog absolutamente protetivo.

Ele não vai dar o braço a torcer para outros cachorros (inclusive maiores do que ele) e outras pessoas. Portanto, você precisa socializar o Jack Russell de maneira que isso não se torne um problema na rotina.

Um cão, quando ansioso e estressado por causa de outros cães e pessoas estranhas, pode facilmente ter uma vida nada saudável do ponto de vista mental.

A socialização ajuda e ajuda muito!

Gasto de energia

Gastar a energia do Jack Russell é o passo número zero para que você cuide bem desse dog. Por isso, é fundamental criar uma rotina adequada de exercícios, passeios e estímulos positivos.

Nunca deixe o seu dog preso dentro de um apartamento e com saídas somente para o banheiro ou quando necessário. Você precisa oferecer mais do que isso. O cão pede isso.

Faça brincadeiras em casa, passeios na rua, corridas no parque, etc. Tudo o que ajudar a gastar a energia do dog para ele não se tornar bravo e destruidor, faça.

Mas nunca esqueça da segurança do dog, ok? Nunca faça brincadeiras exageradas ou dê brinquedos perigosos. Observe-o sempre!

Enriquecimento ambiental

E por fim, o enriquecimento ambiental não pode faltar. Ele é útil não só quando você não tem tempo de passear com o dog. Mas também, em outros momentos.

O enriquecimento ambiental ajuda a estimular o dog a várias coisas importantes, como o olfato e o intelecto. Crie brinquedos divertidos e interativos, como os brinquedos de comida.

O tapete de enriquecimento ambiental é também muito atrativo para o dog. Afinal, o Jack Russell pode passar horas e mais horas ali brincando, interagindo, tentando pegar petiscos, cheiros, etc.

Lembre-se de todas as dicas de cuidados com o seu Jack Russell, cuide bem dele e vocês serão melhores amigos por muitos anos!