A Mistura de Rottweiler e Poodle é uma das mais improváveis que poderiam existir, não é mesmo? Pode ser que você nunca nem tenha imaginado que ela fosse possível.

Mas sim, qualquer mistura entre animais da mesma espécie (cães) é possível. E tem mais, por mais que essa cruza pareça impossível, ela acontece e gera animais super fofos.

A vantagem é que as duas raças parecem se equilibrar de certa forma, resultando em um cãozinho mais tranquilo e fofinho.

Por mais que seja difícil saber com quais características exatas os cachorrinhos vão nascer, a maioria tem tamanho médio e uma pelagem um pouco mais longa e encaracolada.

Ademais, muitos vêm com uma pelagem hipoalergênica, que é característica do Poodle. Por isso, esta é uma ótima opção para quem reage aos pelos.

As cores, por sua vez, são as mais variadas possíveis, misturando tons de marrom, preto e branco. As vezes também surgem animais com pelagem mesclada.

Ficou curioso para saber mais sobre a mistura de Rottweiler e Poodle? Continue lendo este post para saber mais.

Mistura de Rottweiler e Poodle: Rottie-poo e Rottle

A mistura de Rottweiler e Poodle não pode ser considerada exatamente uma raça, mas ela tem vários nomes bem estabelecidos, como: Rottle, Rottiepoo ou Rottweiler Poodle mix.

Por mais que isso pareça bem estranho para algumas pessoas, essa mistura é muito popular e, realmente parece equilibrar super bem as características das duas raças.

Felicidade constante, uma boa relação com os humanos e uma vontade incrível de agradar o tutor fazem com que este possa ser um ótimo cachorrinho de estimação para quase qualquer humano.

O bom equilíbrio da personalidade do pet também o torna um bom companheiro para outros animais.

Além dessas questões, a pelagem também é um dos pontos que chamam a atenção nesse cãozinho.

Assim como acontece com o Poodle, a mistura de Rottweiler e Poodle também costuma nascer com uma pelagem hipoalergênica, que não se solta facilmente.

Assim, as pessoas alérgicas não precisam se preocupar com espirros e, nem com ficar varrendo a casa o dia inteiro.

Em geral a pelagem vem um pouco mais longa e encaracolada, parecida com a do Poodle. Por isso, este cãozinho se parece com um ursinho de pelúcia.

Diversidade de características

Quando se fala em qualquer tipo de cruzamento, as pessoas devem ter em mente que os animais podem nascer com características bem variadas.

Diferentemente do que acontece com um animal de raça pura, os cães que são fruto de cruzamento podem ter uma série de características, sejam elas físicas ou de personalidade.

Então, se prepare para uma grande variedade de tamanhos, cores e tipos de pelagens que possam surgir, ok?

Mas isso vai ser o que menos vai importar quando você tiver um cachorro incrível e companheiro, que te ame incondicionalmente.

O que é um cão Rottie-poo?

O Rottie-poo é a mistura de Rottweiler e Poodle, que são duas raças extremamente populares e, que são muito diferentes, seja fisicamente ou em questão de personalidade.

O Rottie-poo é a mesma coisa que Rottle e é um dos maiores doodle que existem, sendo cães fortes e robustos,que podem proteger facilmente os ambientes e os seus tutores.

Também são ótimas companhias para as suas atividades ao ar livre e caminhadas. Ou seja, com um cão desses você nunca vai se sentir sozinho e não vai faltar diversão.

Mistura de Rottweiler e Poodle

Rottie-poo e Rottle – Foto: Instagram – duke_the_rottiepoo

Origem do Rottie-poo

A origem exata da mistura de Rottweiler e Poodle não é determinada, mas ao que se sabe sobre a criação mais específica, é que ela é recente.

Provavelmente ocorreu por volta dos anos 2000. O que se tem certeza é que a ideia de criar um cão Doodle partiu de Wally Conron.

Na década de 1980, ele tentou criar um Labradoodle para um homem que precisava de um cão guia, mas que tinha alergia ao pelo do Labrador.

O resultado foi um cachorro bastante equilibrado, inteligente, fácil de treinar e, que tinha um temperamento tranquilo.

Este foi o primeiro tipo de cão Doodle e, depois que a experiência deu certo, se começou a cruzar várias raças com o Poodle.

Assim, a mistura de Rottweiler e Poodle é apenas uma entre tantas opções.

História do Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro grande, proveniente da Alemanha e, que é uma das raças mais antigas de que se tem notícia.

Ao que parece, animais da raça já eram usados no exército romano, devido à sua força e resistência física.

Os Rottweilers eram originalmente chamados de Rottweiler Metzgerhound, que significava o “cão de açougueiro Rottweiler”, uma vez que em mercados na Alemanha o animal costumava ajudar a puxar carrinhos cheios de carne pelo mercado.

Também houve um tempo em que esses animais de trabalho eram usados no pastoreio e, também na caça de aves, inclusive aquáticas.

O reconhecimento da raça propriamente dita aconteceu em 1935 e, de lá para cá, muitos criadores vêm se dedicando à criação desses gigantes.

Mistura de Rottweiler e Poodle: a história do poodle

A primeira aparição de um cão Poodle data do século 15. Se trata de uma obra de arte de u, músico alemão, que retratou o futuro do mundo, incluindo Poodles.

Daquela época até os dias de hoje, a raça realmente evoluiu muito, passando de um cão de caça e agricultura, para um animal completamente domesticado.

Com uma pelagem que flutua e um corpinho habilidoso, esses animais ajudavam os seus tutores a retirarem os animais da água depois de eles serem caçados.

A sua personalidade também é incrível e, isso faz do Poodle um dos animais de estimação mais queridos atualmente.

Ademais, existem vários tamanhos e cores diferentes, possibilitando assim diversos cruzamentos.

Mistura de Rottweiler Poodle é ótimo cão de estimação

A mistura de Rottweiler Poodle não poderia ser nada menos do que excepcional, uma vez que as duas raças são ótimas na convivência com humanos e outros animais.

Hoje em dia este é um cruzamento bastante conhecido e popular, mas o AKC ainda não fez o reconhecimento, uma vez que ainda não é uma raça pura.

Ou seja, não existe nada que regulamente a criação ou que estabeleça as características desejáveis.

Isso permite que ainda mais tipos de características surjam aleatoriamente. Ou seja, ainda é uma surpresa saber como serão os filhotes provenientes de um cruzamento assim.

Variedade de tamanhos

Quando se fala em cruzamentos, é quase impossível determinar exatamente as características dos filhotes.

Na mistura de Rottweiler Poodle isso é ainda mais complicado, uma vez que o Poodle pode ter tamanhos bem variados.

Falaremos a seguir de algumas dessas possibilidades:

Tamanho Mini Rottle

Este é i menor porte possível, que alguns criadores buscam para os seus animais. Por causa do porte do Rottweiler, o cão não será tão pequeno.

Sendo assim, para um mini Rottie-poo o peso varia entre 13 a 20 quilos. Sendo assim, “mini” não seria exatamente a melhor denominação.

Tamanho Padrão da mistura de Rottweiler Poodle

Como já foi dito, não existe exatamente um padrão para o cruzamento, mas há um peso médio, característico para a maioria dos indivíduos.

A maioria fica com um peso entre 23 e 41 quilos na fase adulta. Mas pode ser que o animal passe dos 45 quilo, dependendo da sua herança genética.

Cores do Rottie-poo

O Poodle pode ter mais de 10 padrões de cores distintos e, por isso, é fácil imaginar o porquê a mistura de Rottweiler Poodle leva ao aparecimento de animais tão diversificados.

Apesar disso, existem algumas que são mais comuns, que são o preto sólido e, o preto com marrom, seguindo mais ou menos o padrão do Rottweiler.

Cuidados com o Rottie-poo

O Rottie-poo em geral vem com a pelagem hipoalergênica, o que significa que é fácil de se manter.

Basicamente, é preciso escovar o cão apenas uma vez por semana, para remover os pelos mortos e evitar em embolem.

Dependendo do padrão de crescimento dos pelos, pode ser necessário levar o animal a um tosador a cada 6 a 12 semanas.

Expectativa de vida do cão mistura de Rottweiler Poodle

Levando em consideração a expectativa dos animais das duas raças, o cão proveniente da mistura de Rottweiler e Poodle pode ultrapassar os 10 anos de vida facilmente.

E vale aqui o comentário de que por serem mestiços, esses animais possuem o que se chama de vigor dos híbridos.

Isso porque a mistura genética costuma beneficiar os animais, uma vez que os cães mestiços têm menos probabilidade de desenvolver uma doença genética.

Por isso, em geral possuem uma expectativa de vida maior.

Mas é interessante perceber também que existem vários cruzamentos, que vão misturando mais ou menos as duas raças.

Ou seja, a hereditariedade tem proporções bem diferentes dependendo do caso. Então, é interessante observar isso também.

Devo comprar uma mistura de Rottweiler e Poodle?

Não tem como dar uma resposta generalizada para essa pergunta, afinal de contas, cada pessoa é diferente e se adapta melhor a algumas raças e tipos de cachorros.

De qualquer forma, se você estiver em busca de um cão Doodle que seja de porte grande, dócil, super inteligente e fácil de treinar, esta parece ser uma ótima opção.

Melhor ainda se você estiver em busca de um cão antialérgico, uma vez que esses animais praticamente não perdem pelo em nenhuma época do ano.

Basta manter a escovação sempre em dia e você não terá nenhum problema com os pelos soltos pela casa te dando vontade de espirrar.

Por outro lado, você deve ser uma pessoa ativa e, que realmente tem tempo para se dedicar ao animal de estimação.

Isso porque a mistura de Rottweiler e Poodle resulta em animais grandes, fortes e muito enérgicos, que estão sempre prontos para uma aventura ou trabalho.

Sendo assim, prepare-se para levar o pet para passear todos os dias, ou ele pode acabar se tornando agressivo e destruidor.

Esses cães são protetores?

A mistura de Rottweiler e Poodle resulta em animais muito fofos, companheiros e leais aos seus tutores.

No entanto, é preciso refletir bem sobre esta característica, uma vez que você precisa realmente estar em busca de um animal com essa característica ou pode acabar não se dando tão bem com o pet.

Em muitos casos, esses animais são tão protetores que podem latir demais quando sentem algum problema.

Também podem ser bem assustadores em algumas situações, sobretudo para pessoas desconhecidas.

Além disso, tem muita gente que acha que essa é uma raça essencialmente agressiva. No entanto, a verdade é que tudo depende da forma de criar o animal.

De maneira geral, na mistura de Rottweiler e Poodle o temperamento do cão é bem equilibrado, mas mesmo assim, ele ainda tende a ser bem protetor.

É importantíssimo criar o animal com carinho e, procurar dar a ele um treinamento adequado desde cedo, além de socializar adequadamente.

Os Rottie Poos são difíceis de treinar?

Os animais derivados da mistura de Rottweiler e Poodle são muito inteligentes e leais ao tutor, o que faz com que sejam bem fáceis de treinar.

Eles têm muita energia e, estão sempre querendo agradar o dono. Por isso, se divertem com os treinamentos e adoram acertar as atividades e receber uma recompensa por isso.

No entanto, é importantíssimo fazer o treinamento do animal desde as suas primeiras semanas de vida. Isso torna o processo mais simples para você e para o cão.

O treinamento é fundamental para ensinar ao animal o que ele pode ou não fazer e, isso é necessário para evitar que ele se torne compulsivo e desobediente.

Além disso, é importantíssimo trabalhar a socialização, evitando assim que o pet fique agressivo com pessoas e outros animais.

Lembre-se de que por mais que os animais tenham sua própria personalidade, a forma de criação é bem mais importante.

Conclusão

A mistura de Rottweiler com Poodle resulta em animais grandes, fortes, corajosos, protetores e, que são extremamente companheiros dos seus tutores.

Eles estão sempre prontos para qualquer atividade e, se mostram muitos dispostos para acompanhar a família.

Mas para ter uma convivência tranquila com o pet, não se esqueça de que o treinamento e a socialização são extremamente importantes desde cedo.