Você conhece o temperamento do golden retriever? Pois bem, este é um animal que pode apresentar comportamentos extremamente diferentes de um para o outro. Mas, uma coisa é certa: o golden retriever é um animal extremamente dócil, carinhoso e atencioso. E isto pode ter pontos positivos e negativos, dependendo de como você o cria.

Na verdade, isto é um fato: todos animais possuem semelhanças devido as raças. Mas, ao mesmo tempo, cada um deles vai desenvolver comportamentos diferentes. O que é plenamente normal e natural. Afinal, tudo dependerá do condicionamento que o tutor construir para o cão. Por isso, sempre que possível, recomendamos um adestramento ainda quando filhote. Isto garantirá muita qualidade de vida ao animal.

Como o golden retriever é um cão de grande porte, cuidados diferentes de um cão de pequeno porte, por exemplo, precisam ser levados em consideração. O temperamento de um pinscher vai ser completamente diferente e você não pode pegar a experiência de algum tutor com outro cão, para aplicar no seu. Isto é importante ficar claro para que, desta forma, você trate seu cão como único.

Entendido isso, podemos avançar para as características mais evidentes da raça. Acompanhe!

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

O temperamento do golden retriever – Como é?

Para começarmos a entender um pouco mais sobre o temperamento do golden retriever, precisamos entender como a raça em si é conhecida. Pois bem, esta é uma raça de grande porte, feliz, extremamente brincalhona e com muita energia. Basicamente, a partir destes critérios, poderemos definir algumas das características mais populares do cão.

Afinal, é isto que corresponde a praticamente cem por cento do dia a dia deles. Mas, claro, como todos os cães, não há uma “regra”. Por mais que a raça apresente determinadas características, precisamos sempre nos atentar em como o cão é criado, e não somente em como ele vai se constituir.

Assim sendo, já podemos adiantar que a inteligência do golden retriever é acima da média. Ele é considerado um cachorro extremamente inteligente e isto faz com que qualquer treinamento tenha um ótimo resultado. Basicamente, o temperamento do golden retriever é:

  • Calmo
  • Tranquilo
  • Brincalhão
  • Inteligente
  • Latidos contidos
  • Destruidor em alguns casos
  • Gerador de conflito com outros cães
  • Praticante nato de exercícios
  • A presença do tutor é fundamental

Para saber sobre cada uma destas condições, acompanhe o texto!

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

Um cachorro que precisa de espaço e para correr e brincar

Antes de mais nada, você precisa entender que o temperamento do golden retriever pede que ele tenha espaço para correr e brincar. Isto está no sangue dele. Ele é um cão de grande porte. Logo, o seu gasto de energia também precisa ser “de grande porte”. Como você sabe, é de fundamental importância que todo cão gaste energia. Caso contrário, diversos problemas podem surgir.

E não só problemas físicos. Mas também, problemas mentais! Sim, um cão que não tem um espaço adequado para ser feliz, dificilmente não será um cão depressivo. Por isso, se você é tutor de primeira viagem e está pensando em adotar um cão para fazer uma companhia no dia a dia, saiba que o golden retriever é ótimo. Mas, é preciso suprir as demandas dele! E, uma destas demandas, é ter espaço.

Nem pense em ter um cão desta raça para criá-lo em apartamento, ok? A não ser que seu apartamento tenha espaço e tenha uma área aberta para o cão ficar à vontade.

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

O golden retriever não gosta muito de latir – A menos que precise

O temperamento do golden retriever faz com que ele não queira latir muito. Isto é normal nesta raça. Mas, quando ele sente necessidade, ele vai latir. As necessidades básicas dos latidos do golden retriever, são aquelas mais comuns: outros cães, movimento estranho na casa ou no quintal, etc. Tudo isso é uma forma de “avisar” o tutor de que algo está acontecendo.

Para quem busca um cão tranquilo e contido, esta raça é ótima. O que a torna completamente diferente, por exemplo, de um poodle ou mesmo um pinscher. Estes são cães de médio e pequeno porte e que não medem esforços para esboçar bons e sonoros latidos. É a forma deles de interagir, seja quando algo está estranho, seja quando algo os está fazendo bem.

Latir é uma forma de manifesto. E o golden retriever a usa para alguns momentos específicos. E talvez isto tenha até influência devido a sua criação que, no passado, era responsável por caçadas. Como você sabe, é preciso de silêncio para caçar.

comportamento do cão

Foto: Freepik

Como o golden retriever se comporta com pessoas estranhas e crianças?

Tranquilo. Esta é a definição mais básica para entender como o temperamento do golden retriever age com pessoas estranhas ou crianças. Como ele é um cão extremamente tranquilo, o primeiro “ato” dele com outras pessoas, será de identificação. O grande porte talvez possa assustar. Mas nada que alguns minutos não sejam suficientes para ambos se acostumarem.

Mas, é claro, todo cuidado é pouco. Por mais que o cão seja muito tranquilo e calmo, ele ainda é um cão. E, como você sabe, um cão é um animal que possui instintos de defesa. Se ele sentir-se encurralado por qualquer motivo, ele poderá atacar. Mas, sempre buscando a defesa. Afinal, ele não possui características de agressividade canina de maneira nenhuma.

Agora, com crianças, talvez o cuidado precise ser um pouco maior. O golden retriever não tem muita paciência para “brincar com calma” com uma criança. Não quer dizer que ele vá atacar. Mas, durante uma brincadeira, ele poderá abusar da força e acabar machucando. Afinal, ele pode acreditar que a criança é um filhote. E os animais geralmente brincam de forma uma pouco mais agressiva com filhotes. A percepção da força não é sentida, neste caso.

comportamento do cão

Foto: Freepik

Ele é um cachorro muito agitado

Sim, talvez até aqui você já tenha percebido. O golden retriever é agitado! Ele é um cão grande, com muita energia e que nem sempre vai ficar “comportado”, quietinho e deitado boa parte do dia. Há cães que poderiam passar o dia assim, quietos e tranquilos. Os famosos cães com temperamento de gato. Sempre guardando energia para atacar uma presa (instintivamente, eles fazem isso). Saiba mais sobre isso lendo o temperamento do chow chow.

Mas, no caso deste cão, isto não acontece. Conforme mencionamos anteriormente, você precisará ter uma boa área útil na sua casa para que o cão se divirta. Seja com algum brinquedo, uma brincadeira em que você estimula o dog ou mesmo algum entretenimento que ele mesmo encontre. O fato é que ele é agitado. E você precisa aceitar e, com o tempo, treiná-lo para que não passe dos limites.

Muitos serão os casos de você estar no sofá, descansando, pensando na vida e o seu cão fazendo algum tipo de barulho em algum lugar da casa. Logo, você já sabe que ele está “aprontando” alguma coisa. É normal. Por isso, é preciso muita paciência e compreensão com o animal.

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

O golden retriever é destruidor?

Sim, ele pode ser destruidor. O temperamento do golden retriever faz com que ele tenha que gastar energia. Se esta necessidade não for canalizada de uma forma positiva, ele pode querer roer e destruir sua casa inteira. Principalmente na fase de filhote! Pois quando eles são filhotes, ainda estão descobrindo a força da boca e estão sentindo os dentes crescerem. Isto gera coceira e faz com que eles queiram, de fato, roer alguma coisa.

Porém, saiba que é controlável. Por mais que o cão queira e precise roer em alguns momentos, você poderá ensiná-lo a fazer isso. Nada que um treinamento não ajude, não é mesmo? Algumas coisas que podem fazer seu cão roer e objetos, além da energia, é o estresse e a ansiedade. Um cachorro estressado ou ansioso busca vias de amenizar o problema. Agora, imagine um cão de grande porte, com muita energia e estressado… pois é, é preciso muita calma!

Porém, vale sempre lembrar de nossa premissa básica: não existe regra! Não quer dizer que seu cão será destruidor, ok? Há vários fatores que contribuem para o comportamento do seu cão. Por mais que hajam tendências da raça, é importante sempre destacar que nada é certo. Afinal, são cães e não robôs, não é mesmo?

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

Outros animais podem gerar conflitos no ambiente

O temperamento do golden retriever faz com que ele queira dominar o território. Mas isto está longe de ele ser um cão possessivo, ok? Assim como todo e qualquer cachorro, ele apenas vai querer “defender” o território. E isto pode acontecer de diversas formas. Seja com latidos, com ameaças ou com uma cautela extrema semelhante ao que a raça fazia no passado, quando caçava.

Se você quiser acostumar seu novo cão em um ambiente que já tenha um animalzinho, saiba que é preciso tomar alguns cuidados. Leia nosso artigo sobre como acostumar dois cães juntos para saber mais. De forma geral, você precisará inserir o novo animal com muito cuidado e com toda atenção possível. De preferência, quando ainda é filhote. Isto ajuda a condicioná-lo.

Se possível, conte com ajuda de algum profissional especializado para fazer esta aproximação. Pois, dependendo do cão que você já tiver, pode ser que a convivência seja muito difícil no início. Proporcionar qualidade de vida é primordial para todos os cães e você é responsável por isso, ok?

Os exercícios são fundamentais para este cão

O golden retriever é um exímio atleta! Exageros a parte, uma coisa é certa: este é um cão que adora participar de um treino longo, puxado e cansativo. Como você já sabe, ele tem muita energia. E esta energia pode muito bem ser canalizada para que ele acompanhe você em caminhadas diárias, por exemplo. Evite ultrapassar os 20km na semana. Este é um número bem considerável para a prática de exercícios desta raça.

Se você quer um cão para corridas, saiba que poderá contar com o golden retriever. Mas, claro, sempre iniciando com cautela. Não pense que o animal sairá correndo 10km logo na primeira saída. Vá aos poucos e vá acostumando o cão. Lembre-se sempre de fornecer uma alimentação de qualidade e muita hidratação nos casos de exercícios mais longos.

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

Os níveis de obediência do golden retriever podem ser grandes

O golden retriever, como você sabe, é um cão muito inteligente. E isto já rendeu muitos prêmios a cães da raça, considerados extremamente obedientes. Ou seja, tudo que apresentamos até aqui, mesmo os pontos negativos, podem ser controlados por um simples fato: o cão tende a obedecer o tutor.

Mas, claro, isto não acontece da noite para o dia. Demora para que o animal se condicione 100% da forma que você quer. E, quanto mais filhote ele for, melhores serão as aceitações. Pois nesta fase, ele ainda não tem manias que podem dificultar o processo. E se você está pensando em adotar um golden retriever, saiba que as chances de conseguir torná-lo obediente são muito grandes.

Ele é um cão que precisa da companhia do dono – Cuidado com isso

Assim como todos os cães, o golden retriever ama seu tutor. E isto fica evidente em alguns pontos do dia a dia. A principal evidência disso, é o fato de que ele precisa da companhia do dono por boas horas do dia. E isto é positivo e negativo. O lado positivo, é que se você busca um cão confidente e companheiro, ele é o certo.

O lado negativo, é que se você precisar deixar o animal sozinho, ele poderá sofrer muito com sua ausência. Por isso, o equilíbrio é fundamental. Providencie um lar que seja repleto de conforto ao cão e induza ele a situações em que ele não dependa de você. Criar um cão independente é, na verdade, importante para todas as raças. Mas especialmente para o golden retriever.

Caso o cão acostumado com sua presença sinta-se sozinho por muito tempo, ele poderá desenvolver uma condição de síndrome da ansiedade de separação. Quando um cão contrai este problema, ele passa a deixar de comer, beber e relaxar. A ansiedade aumenta e a saúde mental fica muito danificada.

Por isso, muita atenção!

o comportamento do cão

Foto: Freepik

Adestre o seu golden retriever desde filhote para mais qualidade de vida

E por último, aquilo que mencionamos em diversos pontos do texto: adestramento! Adestrar o seu cachorro é uma das melhores formas de provar seu amor pelo bichinho. Afinal, é isto que dará muita qualidade de vida e tranquilidade ao animal. Um adestramento, quando bem feito, condicionará o cão a atitudes benéficas para você, para ele e para todos.

Encontre um profissional especializado e cuide do seu pet com carinho, amor e educação. Ele agradecerá muito!