O temperamento do Poodle é um dos pontos mais cruciais de entender na hora de adotar um cãozinho novo para o lar. Há quem acredite que adotar um cão é, na verdade, simplesmente mantê-lo alimentado e confortável. Mas, na verdade, é muito mais do que isso.

Criar um cão é, acima de tudo, um ato de amor. Afinal, você precisará dedicar muito tempo de sua vida para prover qualidade de vida ao animal. Seja para levá-lo ao veterinário, fazer os passeios necessários, fornecer uma ração premium ou alimentação natural para cães, entre outros critérios.

E, além de tudo isso, é preciso saber entender o animal. Um Poodle requer não só estes cuidados físicos. Mas também, requer cuidados mentais, relacionados principalmente ao temperamento e comportamento. O Poodle é um animal dócil. Mas é preciso entendê-lo para que tudo flua com mais naturalidade.

Segundo Stanley Coren, em seu livro sobre a inteligência dos cães, o Poodle aparece como uma das raças mais inteligentes do mundo. E isto é positivo e negativo ao mesmo tempo. Afinal, caso não haja um controle do tutor, esta inteligência pode facilmente ser usada para desobediência, agressividade, etc.

Mas, que tal entender tudo sobre o assunto? Para isso, acompanhe o texto!

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

O Temperamento do Poodle – Guia Completo

Como entender o temperamento do Poodle? Pois bem, poderíamos resumi-lo em apenas algumas palavras: carinhoso, atento e defensor. Porém, tudo isso ficaria um pouco vago demais. Afinal, sabemos que um animal corresponde a muito mais do que simples características.

Tudo dependerá de uma série de fatores para que o comportamento de qualquer cãozinho seja moldado. O Poodle, por exemplo, é um cachorro extremamente inteligente. E não é a toa que ele era usado em circos para shows, uma vez que fixava facilmente todo o processo treinado.

Estes aspectos, somados a saúde mental do cão, estão muito relacionados em como ele vai moldar sua personalidade. Mas, assim como qualquer humano, os cães também não são uma “ciência exata”. O ambiente influencia, o tutor influencia, o adestramento influencia. Sim, tudo influencia para que o seu Poodle desenvolva um comportamento ou outro.

Mas, logicamente, assim como todas as raças possuem peculiaridades e particularidades em comum, com o Poodle não é diferente. O objetivo deste texto não é dizer como seu Poodle vai ou não se comportar através do temperamento. Mas sim, alertar você, tutor, para o que esta raça pode desenvolver ao longo da constituição da personalidade.

Siga o texto para entender tudo.

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

O Poodle está entre os cães mais inteligentes do mundo

Sim, o Poodle está entre os cães mais inteligentes do mundo. E você pode, neste momento, estar se gabando por isso. Afinal, ter um cão inteligente é motivo de muito orgulho para os tutores, certo? Bom, mais ou menos. Conforme mencionamos na introdução deste texto sobre o temperamento do Poodle, a inteligência pode ser positiva ou negativa.

Positiva, pois o cão facilmente entenderá o que ele deve ou não fazer ou como agir. Negativa, pois, caso não haja este preparo para o cão entender o que ele pode ou não fazer, ele poderá simplesmente se condicionar automaticamente para temperamentos ruins.

Imagine um cão super inteligente. Agora, imagine um cão super inteligente sem limites dentro de casa. O que você imagina que pode acontecer? Se você imaginou que o cão se tornará possessivo, agressivo e desobediente, acertou. E, acredite: para reverter a situação será muito difícil. Afinal, ele teria que passar por um processo doloroso de recondicionamento mental.

Por isso, o primeiro aspecto que precisa ficar claro sobre o temperamento do Poodle, é: use a inteligência dele a favor dele mesmo e, claro, a favor de você. É preciso fazê-lo entender os limites do convívio para que a relação entre cão e tutor seja saudável. Sempre leve isto em consideração.

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

Ele é um animal que pode latir bastante

Um cão latindo sempre significa alguma coisa. Inclusive, pode significar nada. E com o Poodle, isto pode ser ainda mais evidente, uma vez que ele é um cão que adora latir para qualquer situação. Se você quer condicionar seu cão para uma vida menos estressante, é fundamental que você ensine-o que nem tudo é motivo para latir.

Porém, como isto é um fator relacionado ao instinto dele, é preciso agir com calma. Simplesmente fazer com que ele pare de latir é inviável, pois ele ainda é um cão. Mas, fazer com que ele condicione algumas situações pode ajudar a manter um ambiente mais calmo e menos estressante.

O seu Poodle pode latir facilmente para vizinhos, outros cães, pessoas estranhas ou mesmo quando ele quer chamar sua atenção para algo. É a forma dele se comunicar e de mostrar que ele, afinal, está no ambiente. Porém, isto muitas vezes pode sair do controle e você, tutor, pode começar a não gostar.

Para evitar qualquer tipo de problema neste sentido, antes mesmo de adotar seu Poodle, você precisa aceitar que ele é assim e que para mudar, somente com um bom adestramento. E, claro, dar um tempo para que o animal entenda é fundamental.

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

O apego com os tutores pode fazê-lo um cão extremamente dependente

Criar um cão independente talvez seja o sonho da maioria dos tutores. O temperamento do Poodle, por si só, faz com que ele seja um animal extremamente próximo dos donos. Parece fofo. E até é! Mas, é preciso muita atenção para que isto não saia do controle e vire uma tremenda dor de cabeça para você e para o Poodle.

O cachorro pode até ser dependente do seu colo e da sua presença. Mas ele precisa entender também que, em alguns momentos, ele precisará ficar sozinho. E é aqui que muitos problemas podem surgir, caso não haja este preparo. O cachorro pode ficar ansioso, ele pode virar um cachorro estressado e pode se constituir com agressividade e outros comportamentos negativos.

Se você pensa em ter um Poodle, saiba que precisará lidar com o excesso de presença. Ele realmente precisará de você para sentir-se seguro e confortável. E, se você não puder prover sua presença por um bom tempo durante o dia, talvez esta não seja a raça indicada para você – embora você possa fazê-lo entender que está tudo bem ficar sozinho e que nada de ruim acontecerá.

Um cachorro dependente não é bom para ninguém. Nem para tutor e muito menos para o cão em si. Por mais que ele possa se sentir mais confiante e seguro com a presença do tutor, isto não significa que é saudável. Pelo contrário! A condição mental dele pode ficar muito comprometida. Por isso, todo cuidado é pouco com a raça.

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

Ciúmes é um dos pontos fracos da raça Poodle

Você sabia que existem cachorros ciumentos? Sim, existem. E o temperamento do Poodle faz com que ele desenvolva este comportamento a qualquer estágio da vida. E este ponto está muito vinculado com o tópico anterior, onde falamos do apego do animal com o tutor.

O ciúmes nada mais é do que uma condição de posse. O cachorro acha que ele é o centro do universo e que nada mudará isto. Até que outro cão chega na família ou, acredite: até mesmo com a chegada de um bebê! Sim, os Poodles são muito propícios a ficarem com ciúmes até mesmo de um bebê, caso você esteja pensando em aumentar a família.

É fundamental que você aceite estas situações para que, somente desta forma, possa tratar para que não vire um problema. O ciúme faz parte do dia a dia do Poodle. Mas, precisa ser controlado. Bem como as questões do apego e dependência de ter o tutor por perto.

E isto pode virar um problema generalizado, visto que a dependência vira ciúme, que vira angústia, que vira ansiedade, que vira distúrbios e acomete até mesmo doenças físicas. Você já ouviu falar da síndrome da ansiedade da separação? Esta pode ser uma das consequências, caso você não ajude seu Poodle a viver mais tranquilamente sem sua presença.

o temperamento do poodle

Foto: Freepik

O temperamento do Poodle pode fazê-lo ser um cão teimoso

A teimosia talvez seja uma das características mais marcantes de um cão Poodle. Da mesma forma que ele é um dos cães mais inteligentes do mundo, ele também pode ser um dos mais teimosos. E isto explica-se por um simples motivo: quanto mais inteligente, mais ele acha que “sabe” das coisas.

Esta “sabedoria” é convertida em manias do cão, dificuldade para entender o que é não e muitas outras coisas. E isto seria o ponto negativo de tanta expertise, pois, caso não haja uma intervenção sua, dificilmente o animal saberá diferenciar o que ele pode e o que ele não pode.

Um cachorro teimoso não significa um cachorro difícil de lidar. Tudo que você precisa fazer, é entender que ele é um animal que precisa de ajuda e, de fato, ajudá-lo. O temperamento do Poodle faz com que ele seja agitado neste sentido, oferecendo resistência para algumas ordens quando não há o condicionamento certo.

Para condicionar o seu animal ao que é certo e ao que você quer que ele faça, novamente, um adestramento será mais do que necessário. Se você fizer isto desde filhotinho, certamente o seu Poodle terá muito mais facilidade para compreender certas situações do dia a dia.

Você pode lidar de diversas formas com a teimosia. Mas, a principal delas, é nunca agir com violência ou palavras de baixo calão. O cão sabe quando você, tutor, está bravo com ele. E isto pode deixá-lo extremamente triste durante alguns dias – ainda mais um cão tão inteligente. Por isso, toda vez que você for corrigi-lo, tente usar palavras curtas e rápidas, como um sonoro “não!”. Com o tempo, ele entenderá.

comportamento animal

Foto: Freepik

Ele tem uma forte tendência a querer dominar espaços e ambientes

Outro ponto muito nítido do temperamento do Poodle, são as questões de dominação. Ele é um cachorro que tende a sentir a necessidade de dominar o território em que habita. Claro, um cão de forma geral vai querer dominar o território, pois isto é instintivo e faz parte da vida do animal.

Mas o Poodle, com todos os critérios que apresentamos acima, tem ainda mais necessidade disso. Por isso, caso você esteja pensando em ter um Poodle, saiba que precisará lidar com esta situação de forma ativa. O cachorro pode querer que ninguém chegue perto dos brinquedos ou da comida dele. E isto é muito ruim.

Uma das formas de manter isto sob controle, é ser amigo, conversar e demonstrar muito companheirismo. Ele precisa confiar em você, tutor, e perceber que nada de ruim acontecerá caso o ambiente não esteja completamente dominado por ele.

Uma forma de identificar quando seu Poodle está com uma tendência de dominação de território, além de ficar bravo quando alguém chega perto da comida dele, é quando pessoas diferentes entram na sua casa. Se ele quiser dominar o território, ele poderá ficar realmente muito estressado com a presença de pessoas estranhas – e falaremos mais sobre isso em seguida.

comportamento animal

Foto: Freepik

A docilidade muitas vezes pode esconder uma necessidade de defesa

O temperamento do Poodle é a docilidade em evidência. Mas isto não necessariamente é um ponto positivo, a partir do momento que isto pode ser simplesmente uma forma da fuga da realidade. E tudo isto está relacionado com os tópicos acima, onde ele precisa dominar o território e precisa da presença do tutor o tempo inteiro.

Quando tudo está sob controle e dentro do que o cão considera normal, ele será extremamente dócil. Você notará seguidas ondas de carinho fornecidas por ele. Ele demonstrará o quão companheiro ele pode ser com você, deitando no seu colo e buscando um cafuné o tempo inteiro.

Mas, se você não sabe, todo excesso esconde uma grande falta. E, no caso do Poodle, este excesso pode ser uma forma de ele mesmo minimizar o estresse gerado por sentir a necessidade de dominar, latir, depender, etc. Por isso, quando você notar que seu Poodle está mais carinhoso do que o normal, fique atento.

Estes extremos podem indicar que algo está fora do normal. Afinal, imagine um cão que busca se esconder o tempo inteiro. Ele, na verdade, é um cão com medo, não é mesmo? Algo está fora da zona de conforto dele. E o mesmo vale para aquele cão que tende a demonstrar fidelidade o tempo inteiro.

Se você conhece aquela famosa carinha que os cães fazem quando querem algo de você, sabe do que estamos falando!

comportamento animal

Foto: Freepik

Esta é uma raça muito desconfiada de pessoas estranhas

Bom, como você já pode entender, o temperamento do Poodle faz com que ele precise demonstrar a necessidade de dominar território e, com sua inteligência aguçada, condiciona isso rapidamente. Agora, imagine um cão que precise dominar o território e que precisa lidar com pessoas estranhas entrando e saindo. Não funcionaria, não é mesmo?

Pois bem, o Poodle não gosta de pessoas estranhas. Ele realmente sente-se muito irritado quando alguém que não faz parte do círculo social dele, entra em contato com o ambiente. Os latidos em excesso aparecerão. E, junto deles, você notará uma agressividade fora do normal. O cão pode colocar os dentes para fora e ficar em posição de ataque. Além disso, ele pode até mesmo morder as pernas e tornozelos das pessoas que ele, teoricamente, não gosta.

Por mais que ele faça isso instintivamente, há como evitar. Você precisará ajudá-lo entender que nem todas as pessoas são estranhas e que ele não pode simplesmente latir excessivamente e atacá-las. Ele não tem características de um cão de guarda, mas por estas atitudes, bem que ele poderia ser.

comportamental

Foto: Freepik

Um bom adestramento é fundamental para que a vida do Poodle seja mais equilibrada

E por último mas não menos importante, deixamos para falar do adestramento canino. Independente do temperamento do seu cão ou seja qual raça for, um treinamento dedicado a proporcionar mais qualidade de vida ao cão é fundamental. Como você sabe, em um bom treinamento o cão aprende a lidar com as situações da vida.

No caso do Poodle, a inteligência acima da média pode (e deve) ser usada para que ele compreenda situações que possam fazer bem a ele. Por exemplo, você poderá ensinar seu cão a ser menos dramático, menos agressivo, mais paciente, menos ansioso e mais equilibrado.

O processo para os Poodles pode ser bem menos “doloroso” do que para outros animais que precisam de mais repetições para entender algo. E isto é um ponto positivo que você pode levar em consideração. Cuide bem do seu Poodle e proporcione a melhor qualidade de vida possível a ele.

Afinal, amor e carinho não vão faltar por parte dele, e disto você pode ter certeza. Ter um cãozinho é muito mais do que simplesmente tê-lo. Estes bichinhos realmente transformam nossas vidas para melhor e nos ajudam a superar dias difíceis no trabalho e na vida. Por isso, cuide bem deles – e eles cuidarão bem de você.

Leia também: