O temperamento do Whippet pode ser considerado um dos mais tranquilos para um cão que possui uma energia tão incrível. Afinal, sempre associamos um animal enérgico a um temperamento também enérgico: destruindo lares, rasgando almofadas, roendo móveis ou desrespeitando tutores.

Porém, no caso, o temperamento do Whippet faz com que ele seja um cão calmo, seguro, confiante, amoroso e, ao mesmo tempo, enérgico quando tem que ser. E é justamente por estes motivos que vamos entender um pouco mais sobre esta incrível raça. Afinal, não podemos reduzi-la a uma simples receita de bolo, pois cada cão é único.

Por mais que as raças tenham alguma semelhança entre si, é importante entender que há muitas diferenças ao mesmo tempo. Por isso, entender um comportamento não é simplesmente pré-julgar que isto está relacionado a raça em si. Pois pode estar relacionado ao ambiente, ao convívio, a alimentação e a atenção do tutor.

Entenderemos tudo sobre a raça Whippet e seu temperamento a partir de agora. Vamos lá?

o temperamento do whippet

Um Whippet de pé – Foto: Freepik

O temperamento do Whippet – O que você precisa saber sobre o temperamento da raça?

Antes de mais nada, para que possamos entender o temperamento do Whippet, você precisa entender algumas características da raça. E este entendimento, por si só, já fará você ter uma boa noção do comportamento de forma geral. Este é, na sua essência, um cão de caça. Ele foi criado no Reino Unido com o intuito de reunir algumas das principais características necessárias para um “cão completo”.

Desta forma, é simples entender que ele é um animal enérgico, extremamente veloz, ágil e muito esperto. Há quem considera o Whippet um excelente cão de guarda. Mas, na verdade, outras raças podem fazer este trabalho com mais dedicação e afinco, uma vez que o Whippet não gosta de ficar sozinho. E, convenhamos, um cão de guarda pode passar boa parte do tempo do sua dia, sozinho.

Entre outras circunstâncias relacionadas ao seu temperamento, vamos explorar os seguintes cenários e situações do dia a dia:

  • O temperamento do Whippet com pessoas estranhas e crianças;
  • Este animal pode ser criado em apartamento?;
  • Como são os latidos do Whippet – Calmos, agressivos ou ausentes;
  • Como o animal reage a solidão – É um cão que gosta da presença do dono;
  • Reação a outros animais – Como é?;
  • Um cão enérgico e que ama correr – Esta é sua essência;
  • Adestramento e aprendizados – O cão é inteligente para isso?;

Entenderemos estes pontos de forma detalhada a partir de agora. Acompanhe!

O temperamento do Whippet com pessoas estranhas e crianças

O primeiro ponto que vamos entender sobre o temperamento do Whippet, é seu comportamento com pessoas estranhas e crianças. Afinal, no nosso dia a dia precisamos conviver com pessoas diferentes a todo momento. Seja uma visita, seja em um parque a céu aberto. E quando precisamos conviver com estas pessoas incluíndo nosso cãozinho, é preciso alguns cuidados extras.

O Whippet, desta forma, é ótimo com quem ele considera “fora da família”. Por mais que ele seja enérgico, ele não esboça isso convertendo-se em um cão agressivo ou algo do tipo. Por isso, fique tranquilo que seu Whippet não costuma partir pra cima de pessoas estranhas ou crianças.

Mas, obviamente, todo cuidado é pouco. Ainda estamos falando de um cão. E, como você sabe, cães tem instintos. Eles são guiados por instintos. Caso sintam-se ameaçados, encurralados ou desafiados, podem sim atacar, independente da raça, tamanho, idade ou comportamento no dia a dia. Por isso, esteja sempre atento e na liderança de seu Whippet. Esteja sempre um pouquinho desconfiado de tudo, para garantir a segurança.

Veja aqui como se tornar líder do seu cão.

Este animal pode ser criado em apartamento?

Sim, o Whippet pode ser criado em apartamento. E isto soa estranho, principalmente pelo fato de ele não ser um animal de pequeno porte e tampouco um animal sem energia. Pois bem, neste caso, o temperamento do Whippet se difere um pouco dos demais animais. Ele adora a companhia dos tutores e fará de tudo para chamar atenção e manter a proximidade. Logo, é relativamente simples de ensinar e treinar o dog para acostumar-se com um espaço pequeno.

Mas, é preciso atenção neste aspecto. Por mais que o Whippet seja um bom cachorro para apartamento, não significa que suas tarefas serão apenas alimentá-lo e mantê-lo seguro. Pelo contrário! Você precisará ajudar o animal gastar energia, se sentir vivo e brincar muito. Seja com jogos para cães, seja com brinquedos ou seja com passeios.

Falaremos ainda sobre as questões de gastos energéticos mais a frente no texto. Por isso, continue lendo. E depois, veja nosso guia de como criar um cachorro em apartamento para associar isto com seu Whippet.

o temperamento do whippet

Whippet posando para foto – Foto: Freepik

Como são os latidos do Whippet – Calmos, agressivos ou ausentes

Uma das perguntas que as pessoas mais se fazem quando vão adotar um cãozinho, está relacionada com os latidos. O Whippet late muito? Não. O Whippet não late muito. Na verdade, ele é um cachorro extremamente calmo, tranquilo e equilibrado. Logo, ele não sente a necessidade de “gritar” ou “conversar alto” o tempo todo.

Então, dificilmente ele irá na janela de sua casa somente para latir para um cão na rua. Mas, ele poderá latir em outras situações, relacionadas ao convívio com você. Por exemplo, ele poderá chamar você para diversos motivos. E leia-se “chamar” como “latir”, neste caso.

Ele poderá chamá-lo para brincar, para comer, para receber carinho ou para demonstrar que algo está estranho. Lembra que mencionamos a aptidão do Whippet para ser um cão de guarda? Pois é. Ele é extremamente atento a tudo que está ocorrendo e só latirá quando sentir extrema necessidade. Neste caso, procure dar atenção a ele.

Veja aqui como identificar os motivos de um cão latindo.

o temperamento do whippet

Cão Whippet – Foto: Freepik

Como o animal reage a solidão – É um cão que gosta da presença do dono

O temperamento do Whippet relacionado a solidão é algo que precisa ser levado muito a sério. Este é um cão muito dependente de seus tutores. E isto não necessariamente é algo positivo, embora seja romântico. Afinal, é “fofo” de saber que seu cão adora sua presença para tudo e todos os momentos. É sinal de amor!

Mas, cuidado. Isto pode ser muito maléfico no médio e longo prazo. Principalmente quando falamos de uma raça que pode se tornar tão dependente. O Whippet, como já mencionamos, adora sua presença. Ele ama saber que seu tutor está por perto, está garantindo sua segurança e conforto. No entanto, quando você tiver que sair ou deixar o animal sozinho, ele poderá sofrer ao extremo.

Você já ouviu falar da síndrome da ansiedade de separação? Se você já ouviu falar, sabe do que se trata. Se você não sabe o que é, trata-se de uma condição em que o cachorro sente-se tão sozinho a ponto de adoecer devido a solidão. E quando falamos de solidão, não estamos falando de abandono! Estamos falando de algumas horinhas sozinho, quando você for trabalhar ou estudar.

Quando o cachorro sente-se assim, ele pode demonstrar sinais de estresse canino, ansiedade ao extremo, deixando de comer, beber, se divertir e até mesmo respirar corretamente! Colocada esta situação ao longo do tempo, os reflexos podem ser muito negativos, pois o seu cão pode sofrer demais.

Desta forma, recomendamos que você acostume aos poucos o animal entender que ele também precisa ser independente. Veja aqui como criar um cão independente.

cachorro na cama

Um Whippet na cama – Foto: Freepik

Reação a outros animais – Como é?

O temperamento do Whippet com outros animais é um pouco diferente da condição de pessoas estranhas e crianças. Como ele é um animal de caça, entendendo que alguns animais a sua frente podem ser presas, ele tenderá a atacar ou latir muito. Por isso, é fundamental que você cuide do seu Whippet quando ele tiver contato com qualquer outro cão. Por exemplo, nos parques durante passeios.

Ele poderá demonstrar inquietação, principalmente se sentir-se ameaçado. Então, o melhor a fazer é segurar firme na coleira e garantir a segurança dele e do outro animal. Mas, é claro, isto não é uma regra. Pode ser que seu Whippet não demonstre nenhum tipo de receio de outros animais e não demonstre atacar. Por isso, o intuito deste texto é alertar você. E não criar nenhum tipo de sentença, ok?

Em sua “essência”, esta raça de cão adora caçar coelhos, gatinhos e hamsters. Logo, qualquer tipo de animal neste “formato” que aparecer em sua frente, pode ser fatal. Por isso, muita atenção aos lugares que você frequenta para que não ocorram acidentes.

Um cão enérgico e que ama correr – Esta é sua essência

E por falar em “essência”, precisamos fazer com que você entenda aquilo que o Whippet mais gosta de fazer: correr! Sim, este é um cachorro que adora correr principalmente pelo fato de ele ter sido criado para isso. Seus descendentes eram cães de caça e cães de corrida. E o DNA do Whippet, neste caso, não poderia ser diferente.

E é justamente por este motivo que você precisa entender que o gasto energético do animal é um dos pontos mais importantes da vida dele. Ele precisa gastar energia! Principalmente se ele for um cão de apartamento. Neste caso, recomendamos que você saia em caminhadas de 30 minutos todos os dias com o animal. Ou, caso more em um casa com terreno plano, deixe-o correr no quintal durante o dia.

cão brincando no sofá

Whippet brincando no sofá – Foto: Freepik

Adestramento e aprendizados – O cão é inteligente para isso?

E, por último, o adestramento. Este é um dos pontos mais importantes, na verdade. Afinal, um bom adestramento de cachorro parte também deste ponto. Pois todos os cães são dignos de uma vida leve, tranquila e equilibrada. E muitas vezes, isto somente é possível através de treinos e condicionamentos. O Whippet não é o cão mais inteligente do mundo, mas ele se adequa facilmente a qualquer tipo de ensinamento. E, a partir disso, você poderá criar um relacionamento ainda mais incrível com seu pet.

Boa sorte!