O Rottweiler é um cão considerado perigoso, porém, bem treinados são bons cães domésticos, estáveis ​​e muito afetuosos.

Existem três tipos de Rottweiler: o alemão, o americano e o romano. Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre o alemão e o americano.

Os rottweilers alemães são ligeiramente maiores do que os rottweilers americanos. As caudas dos rottweilers americanos são enroladas, enquanto as caudas dos rottweilers alemães não são enroladas.

Os rottweilers alemães são mais fortes e tem uma cabeça mais larga, enquanto os rottweilers americanos são mais fracos do que os rottweilers alemães e tem uma cabeça mais estreita.

rottweiler

Rottweiler americano adulto. Foto – Freepik

História da raça

A Federation Cynologique Internationale (FCI) e o American Kennel Club (AKC) identificam o Rottweiler como uma raça de cães criada na Alemanha. No entanto, as suas origens são antigas, visto que desde o domínio do Império Romano era utilizado como animal de proteção e cão pastor.

À medida que o Império avançava em suas conquistas, o Rottweiler o acompanhava. Desta forma, a raça começou a se espalhar para outras áreas da Europa, onde também foi cruzada com cães nativos sem intervenção humana.

Graças a esses cruzamentos, a raça assumiu a forma que hoje é conhecida. Além disso, levou o nome de região de Rottweiler, onde aparece pela primeira vez com as características que conserva até hoje.

história do rottweiler

Cachorro posando para foto – Foto: Freepik

Sendo um cão de trabalho, o Rottweiler desenvolveu grande musculatura, força e resistência. Depois de séculos se dedicando a pastorear e proteger seus donos, a partir do século 20 passou a atuar como cão policial.

Meu Rottweiler é alemão ou americano?

Se você abordar esse assunto do ponto de vista técnico, então todos os rottweilers são alemães, porque a raça é originária da Alemanha. Portanto, todos os rottweilers que você vê, independentemente de terem nascido na Alemanha, são alemães.

O ADKR ou ‘Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub’ existe desde 1921, o clube alemão é responsável por manter a pureza desta raça.

De acordo com os padrões estabelecidos por esta associação, ele deve medir entre 61 e 68 cm com um peso ideal de 50 kg. Enquanto as fêmeas devem medir entre 52 e 62 cm, o peso ideal é de 43 kg.

A cauda é longa, o focinho é curto, com um corpo forte, robusto e compacto. Seu tamanho é menor que o dos americanos.

Para um Rottweiler ser considerado puramente alemão, não só deve possuir todas essas características, mas o ADKR também é responsável por conduzir investigações para emitir ou não um certificado de pedigree confirmando que não foi cruzado com outras raças.