Portal do Dog >> Você e seu Amigo >> Pastor Alemão

Pastor Alemão

Esse cão muito inteligente tem aptidão particular para a obediência
Grupo 1
Robusto, musculoso, mas flexível e equilibrado. Ele dá a impressão ao mesmo tempo de força e de elegância.
Também conhecido como: German Shepherd Dog, Alsatian.
[+] Ver mais

INFORMAÇÕES GERAIS

A nobreza do Pastor Alemão é perceptível de longe na sua figura majestosa e beleza encantadora. Não é à toa que os cães desta raça em particular se tornam heróis frequentes de vários filmes e séries de TV.

Vamos tentar descobrir como manter adequadamente um animal de estimação tão grande em casa, que tipo de disposição um pastor alemão tem, quais traços de caráter são inerentes a ele e as principais curiosidades.

Característica do Pastor Alemão

Os cinologistas afirmam que os pastores alemães são cães altamente inteligentes, com resistência e calma.

É claro que os filhotes de pastor alemão podem ser rebeldes excêntricos, mas todas essas inclinações teimosas podem ser controladas com a ajuda de um treinamento competente.

Personalidade do Pastor Alemão

Infelizmente, o Pastor Alemão herdou uma imagem de raça agressiva, apesar de ser tão brilhante no papel pacífico de salvador na montanha. Pode-se, sem nenhum problema, confiar a ele a guarda de todo um rebanho.

O Pastor Alemão é esperto, tem temperamento firme e equilibrado. Ele precisa de um dono capaz de fazê-lo obedecer. De modo geral seu adestramento é fácil.

O adestramento vai condicionar todo o comportamento do animal, para o melhor ou para o pior. Assim, após o estágio com um adestrador profissional, o Pastor Alemão pode se tornar uma temível e mesmo perigosa arma de ataque e de defesa que somente o dono poderá controlar.

Mas ele pode também se tornar um cão afetuoso com toda a família, doce e paciente com crianças, com as quais se mostra em geral muito protetor.

Hábitos do Pastor Alemão

Esses cães são caracterizados por uma incrível nobreza e lealdade. Eles não toleram a preguiça e estão sempre dispostos a passar o tempo de forma útil, satisfazendo seu mestre.

Nos olhos desse cachorro você não verá agressividade, eles não gostam de entrar em conflito, tanto com as pessoas quanto com outros animais.

Sua reação a qualquer situação é sempre adequada e a mais racional. Sentindo que o dono está sendo ameaçado por algo ou alguém, o pastor não espera por comandos, mas reage com a velocidade da luz para protegê-lo.

Esses cães bem-educados e graciosos não gostam da solidão e ficam muito entediados se o dono se ausentar por muito tempo.

Os especialistas asseguram que a psique dos cães pastores é estável, os nervos são de aço e o caráter é equilibrado e não conflitante.

Esses cães são chamados não apenas de intelectuais, porque são excepcionalmente inteligentes e extremamente inteligentes, mas também de verdadeiros intelectuais, porque suas boas maneiras e perseverança podem ser invejadas.

Estatisticas

Expectativa de vida

10 anos
Expectativa
Mínima
14 anos
Expectativa
Máxima

Altura

55
cm
Altura
Minima
65
cm
Altura
Máxima

Peso

22
kg
Peso
Minimo
40
kg
Peso
Máximo

caracteristicas

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Pastor Alemão

País: Alemanha

Cientistas-arqueólogos descobriram que os ancestrais dos pastores alemães habitavam as extensões da Europa Ocidental há cerca de quatro mil anos. Restos de cães, semelhantes em parâmetros aos antigos lobos indianos, foram encontrados na Áustria.

Os cientistas acreditam que esses lobos são os ancestrais dos cães pastores, que eram mais comuns na Idade Média, e os conhecidos cães pastores alemães se originaram deles.

O nome da raça indica que os cães guardavam os rebanhos ovinos, tendo-se adicionado o adjetivo “Alemão” devido ao facto de no século XVIII a Alemanha ter se tornado o centro de criação de cães desta raça.

Os cães ganharam grande popularidade na virada do século XVI. Numa época em que não só as pessoas comuns, mas também a nobreza valorizavam suas funções de segurança.

Na documentação da época, constava que os cães pastores são capazes de proteger não só a pessoa (dono), mas também as suas coisas, pertences (bens).

Na Alemanha do século 18, foram criados dois tipos de cães pastores, que diferiam:

  1. Físico grande – tinha pelo comprido vermelho ou preto, orelhas caídas e uma disposição bastante mansa;
  2. Estrutura média – mais ativa, agressiva e tinha uma cor semelhante à de um lobo.

No século 19, o cruzamento de “alemães” e cães pastores começou a ganhar força, então mais e mais tipos diferentes de pastores alemães apareceram.

As pessoas tentaram criar um cão não agressivo com excelentes qualidades de guarda e excelente manejo.

Pastor Alemão nos EUA

Embora Pastores Alemães já tivessem sido levados para os Estados Unidos antes da guerra, somente durante a guerra que a raça se tornou popular entre os recrutas americanos que observaram sua bravura e inteligência. Assim muitos soldados americanos levaram alguns cães para casa quando voltaram da guerra.

Embora os aliados tenham ficado impressionados com os cães alemães, eles não estavam satisfeitos com raízes alemãs do cão.

American Kennel Club (AKC) mudou o nome da raça

Durante a guerra, todas as coisas alemãs foram estigmatizadas, e em 1917, o American Kennel Club (AKC) mudou o nome da raça do cão de pastor.

Na Inglaterra, o cão foi rebatizado de Alsatian Wolf Dog. O AKC voltou a usar o nome original do cão de Pastor Alemão em 1931; o British Kennel Club só voltou ao nome original em 1977.

Antes de qualquer Pastor Alemão se tornar uma raça, precisava passar por inúmeros testes de inteligência, temperamento, capacidade atlética e boa saúde.

A reprodução americana de Pastores Alemães, por outro lado, não teve um controle de qualidade tão cuidadoso.

  • Fato interessante: há evidências de que durante a Grande Guerra Patriótica 60.000 soldados de quatro patas serviram no exército.

Curiosidades sobre o Pastor Alemão

  • – Pastores Alemães foram os cães de busca e salvamento rastejando pelas ruínas do World Trade Center após os ataques terroristas no dia 11 de setembro em 2001, à procura de sobreviventes;
  • – Ele apareceu em dezenas de filmes. O sucesso de Rin Tin Tin salvou a Warner Brothers da falência;
  • A raça é uma das favoritas utilizadas por policiais, sendo muito comum encontrar Pastores Alemães K9;
  • Sua mordida tem uma força de 104 kg, atrás apenas do Rottweiler;
  • – Os nazistas tinham uma escola especial para ensinar os cachorros a se comunicarem com seus mestres.
  • – Blondi (1941 ou 1942 — 30 de abril de 1945) foi uma cadela pastor alemão pertencente a Adolf Hitler, presenteada a ele por Martin Bormann. Blondi permaneceu com Hitler mesmo quando ele se mudou para o bunker subterrâneo em janeiro de 1945.
  • – O presidente Herbert Hoover era dono de um Pastor Alemão chamado King Tut, que foi talvez o primeiro cão a desempenhar um papel bem sucedido em uma campanha presidencial, ajudando Hoover a ter uma imagem de alguém mais acessível.

Cuidados e Bem Estar

Originalmente criados para cuidar de rebanhos durante todo o dia, os Pastores Alemães são cães de ação. Isso significa que ele tem muita energia e precisa gastá-la com exercícios diários.

Se você deixá-lo sozinho por longos períodos sem exercício, espere por problemas.Tédio e inatividade levam a problemas de comportamento –  mastigação, escavação e latidos.

O Pastor Alemão precisa desesperadamente exercitar seu corpo (corrida, jogos e brincadeiras) e sua mente (exercícios de treinamento como obediência).

Pastores Alemães gostam de mastigar, e suas mandíbulas poderosas podem destruir a maioria dos materiais.

Se pegar a coisa errada eles podem danificar seus dentes ou engolir algo que pode levar a problemas mais sérios, ou até mesmo sufocar.

Salve seu cão, e seus pertences, dando-lhe brinquedos para mastigar e os ossos (de brinquedo) para que ele possa entreter-se quando você não estiver brincando com ele.

Certifique-se que ele tenha os brinquedos apropriados para mastigação, alguns retiram o acúmulo de tártaro, especialmente sobre os molares posteriores.

Escovar os dentes com uma escova de dentes macia e pasta de dentes apropriada para cães também ajuda a manter as gengivas e dentes em boas condições.

Às vezes jocosamente chamado de “German Shedders” (uma brincadeira a sua queda de pelos exagerada), a raça perde pelo durante todo o ano – e a pelagem muda duas vezes por ano.

Não há nenhuma solução mágica para essa queda de pelos. Aceite isso. No entanto, a escovação duas a três vezes por semana vai ajudar para retirar os pelos soltos que virão presos em uma escova. O uso de um aspirador de pó pode ser uma boa ideia.

Banhar o cão com muita frequência retira do pelo os óleos que o mantêm saudável, por isso, banho apenas se seu cão realmente precisar. O Pastor Alemão tende a ser bastante limpo e inodoro.

As unhas devem ser aparadas uma vez por mês, e os ouvidos verificados uma vez por semana se tem sujeira, vermelhidão, ou um mau odor que pode indicar uma infecção.

Limpe o ouvido semanalmente com uma bola de algodão umedecida com um produto suave e de pH equilibrado.

Na parte de alimentação seja cuidadoso em não deixar comida sobrando na vasilha do seu cão. Isso pode resultar em doenças como a obesidade.

Predisposição à Doenças: Displasia Coxofemoral

Aparência Física

A cabeça cuneiforme, com a testa um pouco protuberante, é iluminada por olhos amendoados, extremamente escuros, com a expressão muito alerta. As orelhas, pontudas, são eretas e implantadas no alto; nos filhotes, elas ficam caídas até o quarto ou sexto mês. O stop, oblíquo e um pouco acentuado, se prolonga pelo focinho em forma de cunha, longo e robusto, com os lábios (beiçada) secos e bem fechados, escondendo a dentição em forma de tesoura. Com pescoço robusto e musculoso, seu peito profundo, seu dorso firme, reto e inclinado para trás, o ventre levemente erguido e os quadris largos e sólidos, o Pastor Alemão tem silhueta das mais harmoniosas. Os membros anteriores devem ser bem retos a partir de qualquer ângulo de visão. Os posteriores, sempre paralelos, são inclinados para trás. As patas fortes e as unhas, sólidas. Bem planado sobre os robustos membros, esse pastor tem uma longa garupa, que se prolonga por uma bela cauda cerrada, densa, levemente mantida em curva e descendente até os jarretes.

Pelagem do Pastor Alemão

Composta por pelo duplo e uma capa interna. O pelo de cobertura, extremamente cerrado, é reto, áspero e bem assentado. O pelo é curto na cabeça e sobre a face anterior dos membros. Ele é mais longo e mais abundante no pescoço e forma culotes na parte traseira das coxas.

Cor da Pelagem

Pode ser preta, com marcas marrom-acaju ou marrom-amarelada, chegando até cinza-claro, ou ela é preta ou cinza uniforme, com o cinza sombreado, cor de carvão.

Filhotes

Alguns cuidados devem ser observados quando você for adquirir um filhote de Pastor Alemão. Cerifique-se do tempo em que a mãe foi separada dos filhotes, que deve ser entre 50 e 55 dias de vida.

Nesta fase, a mãe tem o papel importantíssimo de iniciar a educação dos filhos. É muito comum ver a mãe repreendendo o filhote com mordidas leves na região do pescoço. A interação entre os filhotes também é bem grande.

Lembre-se que o filhote ainda está em desenvolvimento. Respeite o descanso do filhote, todo filhote precisa dormir bastante tempo.

Evite cansar demasiadamente o filhote. Pode demorar alguns dias para que o filhote acostume-se com a casa. Enquanto isso, faça com que ele se sinta a vontade, evitando sustos ou brincadeiras violentas.

Higiene do filhote de Pastor Alemão

Higienize diariamente o recipiente de água e ração, para evitar o acumulo de sujeira e proliferação de bactérias.

Escove os pelos de 1 a 3 vezes por semana (além da escovação ser saudável para o cachorro, diminui a queda dos pelos pela casa).

Sirva as refeições conforme orientação do veterinário ou criador (pequenas porções distribuídas ao longo do dia e com o passar dos meses diminuindo a quantidade de porções e aumentando a quantidade de ração até chegar na porção definitiva de um adulto). Vermifugue e vacine conforme a orientação veterinária.

Deixe longe do alcance do filhote fios elétricos, pequenos objetos que podem ser engolidos e objetos perigosos cortantes e perfurantes.

Produtos de limpeza, remédios, venenos, material para construção, plantas venenosas e adubo para plantas, sacos plásticos, alimentos que não sejam para cachorros, sapatos e outros objetos que o filhote pode estragar.

Evite que o cachorro fique subindo e descendo escadas (mesmo quando se tornar adulto) isso pode causar problemas nas articulações.

Socialize o filhote colocando-o em um jardim de infância para cachorros. Essa interação com outros cães e pessoas vai ajudar o seu cão a ser mais amigável com animais e pessoas.

Preço

R$ 1.500 a R$ 5.000

Perguntas Frequêntes

O Pastor Alemão pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Esse cão vive muito bem em apartamentos, com a condição de poder correr e gastar energia de maneira suficiente todo dia.

O Pastor Alemão é recomendado para crianças?

Se ele for bem treinado e tiver muita interação com crianças , especialmente quando for filhote, o Pastor Alemão é um grande companheiro para as crianças. Na verdade, alguns dizem que ele é um cruzamento entre uma babá e um policial, ambos gentis e protetores de crianças da sua família.

No entanto, este é um cão grande, capaz de machucar sem querer uma criança pequena. Fiel à sua natureza reservada, ele não é amigável com as crianças que não conhece, mas ele geralmente é confiável.

O Pastor Alemão pode ficar sozinho em casa?

Não é bom deixá-lo sozinho por longos períodos. Sem a companhia que ele precisa, assim como os exercícios, ele fará uso de sua inteligência para arranjar um trabalho – vai torna-se aborrecido e frustrado. Um Pastor Alemão que está sedentário e se sente ignorado por sua família está suscetível a extravasar sua energia reprimida de forma que você não irá gostar, com latidos e mastigando coisas que não deve.

O Pastor Alemão late muito?

Sua tendência a latir é natural da raça e ajuda no trabalho para o qual foi criado. Precisa ser treinado para atender o comando “silêncio” ou “quieto” quando necessário.

O Pastor Alemão solta muito pelo?

Ele solta pelo o ano todo e em grande quantidade. Precisa ser escovado com frequência para diminuir a quantidade de pelos mortos que podem se espalhar pela casa. Um aspirador de pó pode ser muito util nesse caso.

Fotos do Pastor Alemão

Videos do Pastor Alemão

Notícias

Notícias

Ex-combatentes são colocados para adoção

Notícias

Cachorro com nanismo parece um eterno filhote

Notícias

Pastor Alemão Rumour vence o prêmio máximo de melhor do show na Westminster 2017

Notícias

Homem consegue encontrar o paradeiro de seu cachorro roubado na internet

Notícias

Cachorro de três patas recebe uma prótese biônica

Listas

7 Raças caninas que gostam mais de humanos do que de outros cães

Raças similares ao Pastor Alemão

Collie

Affenpinscher

Cocker Spaniel Inglês

Leonberger

Labradoodle

Pastor Australiano

Explore outras raças

ou