O Pastor Belga Groenendael é reconhecido pelos clubes cinológicos mais importantes do mundo. As variedades derivadas do Pastor Belga são: Groenendael, Malinois, Tervueren e Laekenois. Alguns Kennel Clubs não reconhecem todas as quatro raças, enquanto outros formam um padrão comum para todas as quatro.

Todos os belgas são cães ligeiramente acima do tamanho médio, extremamente inteligentes, com um senso de observação bem desenvolvido, sensível, às vezes um pouco nervoso. O pastor belga Groenendael também é um cão assim! Conheça mais sobre a raça!

O Pastor Belga Groenendael têm um temperamento forte e não gosta de inatividade. Sensíveis e fortemente apegados à família, precisam de contato constante com o proprietário, a quem gostam de acompanhar durante o dia.

Como cães pastores típicos, criados para executar ordens, eles não devem ser deixados sozinhos. No caso de animais jovens, isso pode resultar em nervosismo excessivo futuro, excitabilidade e desejo de dominar.

Groenendael

Groenendael – Foto: Freepik

Suas relações com animais domésticos são boas, mas é improvável que machos estrangeiros com personalidade forte se deem bem.

O Pastor Belga Groenendael são bons como vigias; alertas e são desconfiados por natureza, além disso, possuem fortes instintos territoriais. Eles trabalham latindo e correndo, cercando o intruso e forçando-os a parar.

Habilidades do Pastor Belga Groenendael

A tarefa original dos pastores belgas era ajudar no pastoreio de até 200 animais. O trabalho dos cães consistia em manter as ovelhas em um local adequado no pasto e conduzi-las para a fazenda; às vezes era necessário levar o rebanho ainda mais. O Pastor Belga Groenendael também foi usado para guardar fazendas.

Jack Russel Terrier e Groenendael

Jack Russel Terrier e Groenendael – Foto: Freepik

Atualmente, servem na polícia, são caçadores, socorristas e até guias para cegos. Eles são adequados para treinamento abrangente, são bons em obediência, bem como em tentativas de pastoreio. Eles são mestres no esporte de cães, por exemplo, agilidade, flyball, frisbee e obediência.

Treino e educação do Pastor Belga Groenendael

Os cães da raça Groenendaele são apaixonados pelo trabalho, compreensivos e perspicazes. No entanto, eles também podem usar sua inteligência para evitar exercícios, principalmente quando são monótonos. Você precisa fornecer novas atividades, pois apenas correr atrás da bola não é suficiente para eles.

Eles odeiam coerção, para funcionar bem, eles precisam se divertir. Os filhotes precisam de socialização precoce com pessoas, cães e outros animais; eles também devem aprender sobre diferentes situações incomuns.

Saúde do Pastor Belga Groenendael

São cães resistentes e fortes; eles costumam viver 14-16 anos. Eles podem ter uma predisposição para displasia da anca. O Pastor Belga Groenendael sofre de hipotireoidismo. Epilepsia e alterações alérgicas da pele também são um problema para esta raça. Você também precisa se lembrar da hipersensibilidade à anestesia.

Nutrição e cuidados

Os pastores belgas têm um metabolismo rápido e comem bastante. Eles precisam de alta energia. O mais conveniente é usar alimentos prontos (apenas de empresas conceituadas), mas você também pode preparar suas refeições.

O Pastor Belga Groenendael não requer tratamentos complicados; para pentear pelos, é melhor usar um pente com dentes em rotação.

História

Existem duas teorias sobre a origem dos pastores belgas. De acordo com a primeira, os ancestrais de todas as variedades belgas eram cães-pastor, que apareceram na Europa Central desde a Idade do Bronze. A segunda teoria é sobre um cruzamento entre um mastim local e um cão de caça, trazido pelos monges flamengos da Inglaterra no século XIII.

Pastor Belga Groenendael Preto

Pastor Preto – Foto: Freepik

Cães do tipo de pastores belgas podem ser vistos nas gravuras que representam a corte dos Habsburgos e os Duques da Borgonha. As referências mais antigas aos belgas na literatura são de 1356.

Em 1891, o Clube do Pastor Belga foi fundado. No mesmo ano, foi organizada uma exposição de cães-pastor em Cureghem, com a presença de 117 cães de vários tipos. Começaram os trabalhos sobre o padrão e a padronização da aparência. Os cães foram divididos em três variedades, de acordo com o tipo de pelagem.

O Pastor Belga Groenendael rapidamente ganhou reconhecimento da polícia. Em uma competição em Mechelen, em 1903, um cachorro chamado Satanás surpreendeu seus moradores com suas habilidades. O cão de trabalho mais famoso desse período foi Jules, que quatro vezes (em 1908-1911) venceu a competição em Paris.