O Pastor de Shetland filhote certamente é um dos cães mais fofos do mundo. Afinal, a sua pelagem é muito macia e, quando adulto, pode ser um cão extremamente esperto e perspicaz.

Todas essas características fazem com que os tutores do Sheltie, apelido carinhoso do Pastor de Shetland, seja absolutamente adorado e desejado.

Assim sendo, neste artigo o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o Pastor de Shetland filhote. Veja como ele pode ser um cão absolutamente incrível para você.

Continue lendo!

pastor de shetland filhote

Sheltie – Foto: Freepik

Como cuidar de um Pastor de Shetland filhote

Para cuidar de um Pastor de Shetland filhote você precisa preparar a sua casa e também a sua rotina. Afinal, o Sheltie demanda uma série de coisas de você e, por isso, você precisa se preparar.

Isto é, não pense que ao adotar um Sheltie você não terá trabalho nenhum por ele ser um cão pequeno e muito esperto. Muito pelo contrário! Toda essa inteligência e autonomia faz com que o dog saiba o que quer e seja determinado.

Portanto, ainda na fase de filhote, você precisa investir muito em adestramento e socialização. Caso contrário, pode ser que o seu doguinho seja triste, ansioso e até estressado!

Não são raros os tutores que têm um Sheltie em casa e que precisam trocar de chinelo ou consertar as almofadas com frequência. Afinal, os Shelties fazem isso pois precisam gastar energia e precisam de uma rotina equilibrada e metódica.

Ao adotar um Pastor de Shetland filhote, você precisa administrar todas as doses de vacina. Para saber quais são, veja este artigo completo sobre o tema: Vacinas para o Cachorro: Quais tomar? Aprenda!

Além disso, você precisa preparar o ambiente da sua casa para que o lar seja confortável e seguro.

Mas não se preocupe. Afinal, a seguir você vai entender mais sobre como cuidar de um Pastor de Shetland filhote.

Continue lendo.

Como é o comportamento do Pastor de Shetland depois que ele cresce

Para adotar um Pastor de Shetland filhote, você precisa considerar que o dog vai crescer e se desenvolver. Logo, isso significa que o dog vai ter uma outra rotina e dia a dia diferente com o passar das fases de vida dele.

Depois que cresce, o Pastor de Shetland começa a ter o seu desenvolvimento pautado em sua ancestralidade. Isto é, ele é um cão de pastoreio, demanda um gasto de energia adequado e estímulos interativos e inteligentes.

Inclusive, por ser um cão de pastoreio, ele pode facilmente desenvolver alguns comportamentos inadequados com visitas e pessoas estranhas.

A seguir, veja alguns comportamentos do seu Pastor de Shetland filhote depois que começa a crescer e se desenvolver:

  • É um cão de pastoreio.
  • Pode latir bastante.
  • Precisa de socialização desde filhote.
  • Precisa de um gasto de energia muito grande.
  • Ele aprende rápido – desde que ensinado adequadamente.
pastor de shetland filhote

Cachorro correndo – Foto: Freepik

É um cão de pastoreio

Antes de mais nada, você precisa entender que o Pastor de Shetland filhote é um cão de pastoreio. A sua essência é pastorear grandes terrenos e tomar conta de determinadas situações.

Por isso, ao adotar um Pastor de Shetland, saiba que você estará adotando um cão muito inteligente, autêntico e com muita personalidade. Ele sabe o que quer e você deve ser um tutor muito rígido no sentido de ensiná-lo e adestrá-lo.

Os cães de pastoreio podem ter inúmeros tipos de características com relação ao seu comportamento. Tudo vai depender de como o tutor trata essa questão.

Pode latir bastante

Outra característica que pode ficar marcante no seu Pastor de Shetland filhote ou adulto, é a necessidade de latir. Afinal, o seu dog vai latir muito em determinadas situações, caso não haja o controle e o gasto de energia.

Desta forma, o ato de latir faz com que o seu Pastor de Shetland se comunique com a situação que ele está presenciando. Ele pode latir para qualquer coisa, pessoa ou movimento.

Uma das recomendações para lidar com isso, é: entenda que o dog vai latir e não tente ir contra o instinto dele. Depois, você pode trabalhar para criar situações e ambientes de gasto de energia.

Como por exemplo, as brincadeiras interativas: elas são ótimas para fazer o cão ficar focado e não ter estímulos negativos para latidos.

Pastor de shetland filhote – Precisa de socialização desde filhote

Os cães precisam de socialização. Não há como fugir disso e você precisa, necessariamente, socializar o seu Pastor de Shetland filhote ou adulto. Mas preferencialmente, na fase filhote.

Afinal, é na fase filhote que o seu dog terá menos manias e teimosia acumulada. Ele ainda não vai ter os seus “princípios” baseados em uma rotina e ensiná-lo a conviver com outros animais e pessoas é muito importante.

Assim sendo, ao socializar o seu dog, ele não vai ter tantos estímulos de pastoreio, caso ele não tivesse acostumado com outros cães, animais e pessoas.

Afinal, sem uma boa socialização o dog pode morder o calcanhar das visitas, entre outros comportamentos ruins.

Precisa de um gasto de energia muito grande

O Pastor de Shetland filhote é um cão que, mesmo depois que cresce, tem seu tamanho limitado. Isto é, ele é um cão e pequeno. No entanto, isso não significa dizer que o dog tem menos energia ou coisa do tipo.

Muito pelo contrário: o Sheltie tem uma energia muito acima da média e você precisa considerar um processo muito rígido de gasto de energia no dia a dia.

A rotina saudável do seu Sheltie depende exclusivamente de determinadas ações que você toma ou deixa de tomar com ele. E o gasto de energia está relacionado a isso.

Leve seu dog para passear, crie atividades interativas dentro de casa em dias de chuva, acostume o dog a se divertir sozinho e por aí vai. Enriquecimento ambiental é fundamental para esse dog!

cão fofo

Cão fofo – Foto: Freepik

Ele aprende rápido – desde que ensinado adequadamente

O Sheltie é extremamente inteligente. Por isso, adotar esse dog é também uma forma de ter ao seu lado um dog muito inteligente, perspicaz e de alto grau de atenção.

No entanto, para que você consiga “aproveitar” ao máximo a inteligência do seu Pastor de Shetland filhote, é fundamental ensiná-lo desde muito cedo e de maneira adequada.

Com adestramentos, ensinamento de comandos básicos e outros fatores de convívio, você terá um Sheltie absolutamente saudável, companheiro e feliz ao seu lado.

Alguns problemas que o Sheltie pode ter

Não podemos deixar de mencionar alguns problemas de saúde que o seu Pastor de Shetland filhote pode ter com o passar dos anos.

Ele pode ter displasia de quadril e problemas no joelho. Ambos problemas podem ocorrer pelo fator genético. Mas também, pelo fator gasto de energia.

Afinal, ele é um cão que ama correr e brincar. Logo, essas atividades de mais impacto podem causar alguns problemas articulares.

Com pisos muito lisos e duros, você já consegue evitar um pouco desses problemas.

No entanto, é fundamental buscar ajuda veterinária para entender o que você pode fazer para prevenir eventuais problemas de saúde no seu Sheltie!

professora com os alunos

Professora com os alunos – Foto: Freepik

Características físicas do Pastor de Shetland filhote

Se você ainda está em dúvida sobre adotar ou não um Pastor de Shetland, saiba que esse dog é realmente incrível! Ele é pequeno, mas com uma energia incrível pra gastar!

Por isso, veja algumas características físicas desse dog:

Pastor de shetland filhote – Um cão pequeno

Se você quer um cão pequeno para ter em casa ou no seu apartamento, saiba que o Pastor de Shetland pode ser uma ótima opção. Afinal, ele pode chegar a no máximo 12kg e 40cm de altura!

No entanto, cuidado para não confundir o tamanho com as necessidades do dog. Afinal, apesar de pequeno, ele tem necessidades específicas e diárias.

Como por exemplo, o gasto de energia!

Ele é muito peludo e fofo

É um cão peludo e fofo que você quer? Então o pastor de Shetland certamente vai ser uma ótima opção! Afinal, ele é peludo, pequeno e elegante.

O Pastor de Shetland vai fazer o maior sucesso dentro de famílias grandes, pequenas, com ou sem crianças.

Pastor de shetland filhote – Atlético e enérgico

Esse dog é atlético e enérgico.

Por isso, você precisa necessariamente considerar uma rotina de gasto de energia com ele. Não pense que, por ser pequeno, o Sheltie não tenha energia.

Muito pelo contrário! Afinal, lembre-se: ele é um cão de pastoreio!

Pode chegar até 12kg quando adulto

Por ser um cão de pequeno porte, você terá um dog de no máximo 12kg quando adulto.

Shelties com peso maior do que 12kg podem estar com sobrepeso. Nunca deixe o seu dog obeso!

Vale a pena ter um pastor de Shetland filhote?

Demais! Principalmente se você busca um cão muito fofo, elegante e com uma energia acima da média.

No entanto, é preciso que haja todos os cuidados no sentido de adestramento e gasto de energia, conforme você entendeu neste artigo.

Caso contrário, o seu Sheltie pode desenvolver problemas graves de convivência e rotina. Além de ficar estressado e ansioso.

Cuide bem do seu dog e vocês serão felizes juntos!