O cão Pastor de Shetland parece um “collie” miniatura, embora haja muitas diferenças entre as duas raças. O Pastor de Shetland é um cão de trabalho dinâmico, gentil e inteligente, muito dedicado ao seu dono.

O Pastor de Shetland é fortemente apegado à sua família e quer ficar de olho em todos. Como animal de estimação sensível ao clima predominante no ambiente, não é adequado para residências onde há barulho e confusão.

Pastor de Shetland se dá muito bem com crianças. É gentil e tolerante, assim, é um ótimo companheiro para crianças mais velhas que podem brincar com ele. Se houver crianças de vários anos na casa, certifique-se de que elas não perturbem o animal excessivamente, porque, como a maioria dos cães pequenos, eles não gostam de ser perturbados.

Pastor de Shetland fazendo exercício

Pastor de Shetland – Foto: Freepik

O cão Pastor de Shetland é um bom vigia, mas geralmente é muito barulhento. Se não cuidarmos da educação adequada do filhote, ele pode efetivamente piorar a vida da família e dos vizinhos.

O cão pastor de Shetland não se envolve em brigas com seus compatriotas. Assim, pode viver com outros cães e aceita facilmente pequenos animais de estimação. O representante desta raça se adaptará facilmente a qualquer condição.

Ele se sente bem em casa com o jardim e em um pequeno apartamento, mas isso apenas se lhe proporcionarmos ocupação e exercício adequado. Durante as caminhadas, o sheltie geralmente não se afasta do proprietário, mas se surgir a oportunidade, ele perseguirá com prazer um pássaro, bicicleta ou carro; portanto, em locais movimentados, é melhor não deixá-lo solto.

Pastor de Shetland

Saúde de ferro, mas ninhadas reduzidas

O Pastor de Shetland é uma raça de vida longa, bastante resistente a doenças e condições climáticas. Eles se sentem muito bem no inverno, gostam muito de neve e não congelam.

Seu pelo grosso e de camada dupla não fica molhado na chuva, o que não significa, no entanto, que esse cão possa ser mantido fora o tempo todo. A única desvantagem, no que diz respeito a Shetland, é a baixa prolificidade. Ninhadas de três indivíduos são uma norma para esta raça.

Pelos longos e grossos no verão protegem o cão de superaquecimento, razão pela qual o Sheltie tolera o clima quente, embora prefira temperaturas mais baixas.

Filhote de Shetland Sheltie, tem uma tendência a várias doenças típicas da raça. Isso se aplica principalmente a doenças oculares genéticas como:

  • Anomalia ocular de collie
  • Atrofia progressiva da retina
  • Distrofia da córnea
  • Catarata

Ocasionalmente, podem ocorrer displasia do quadril e cotovelo, além de doença renal. Ocasionalmente, cães jovens apresentam necrose asséptica da cabeça do fêmur.

Cães mais velhos podem sofrer alterações degenerativas nas articulações e coluna vertebral. Os cães pastor de Shetland pertencem ao grupo de raças que possuem um gene MDR modificado, o que os torna sensíveis a alguns medicamentos ou agentes antiparasitários.

Nutrição

O Pastor de Shetland tem uma tendência a ganhar peso, portanto, os menos ativos da raça não devem receber alimentos com alto teor de proteínas e gorduras, porque eles rapidamente ganharão peso.

Você pode usar alimentos prontos para raças pequenas de pelos compridos ou pode preparar refeições suplementadas com vitamina C e minerais.

Filhotes durante o período de crescimento intensivo e reposição dentária (até seis meses) precisam de doses maiores de cálcio, o que, por sua vez, pode levar ao endurecimento excessivo da cartilagem (orelhas em pé são um defeito).

Cuidados com o cão Pastor de Shetland

Como regra, o cão pastor de Shetland perde pelo duas vezes por ano. O subpelo que cai não é tão incômodo quanto pode parecer, sai em pequenos pedaços que podem ser facilmente penteados e podem ser facilmente retirados do chão.

Os pelos dos filhotes são muito macios, e é por isso que tendem a emaranhar (isso acontece com menos frequência em cães adultos), especialmente ao redor das orelhas, virilha e cauda.

Filhote de Shetland

Filhote de Shetland – Foto: Freepik

Os filhotes devem ser escovadas com bastante frequência para se acostumar com essa atividade. Um cão adulto geralmente é suficiente pentear uma vez por semana ou a cada duas semanas.

Este cão não precisa de banhos frequentes. Seu pelo é liso e escorregadio, e é por isso que é fácil limpá-lo da lama e da poeira. Use shampoos suaves para cães de pelo comprido e condicionadores para pelos longos e ásperos.

História do cão Pastor de Shetland

Shetland pertence ao grupo de cães pastores. Provém do arquipélago das Ilhas Shetland, a cerca de 200 km a norte da costa da Grã-Bretanha. Esta terra montanhosa tem um clima específico, o verão é curto e úmido e o inverno é longo. Isso não é propício para a vegetação exuberante das plantas e torna os animais que vivem lá, muito menores que seus primos continentais.

Na Shetland, não havia predadores que ameaçassem os animais de fazenda, então os cães não precisavam defender os rebanhos, seu papel era limitado às tarefas de pastoreio.

Shetland preto e branco

Filhote de Shetland

Pensa-se que os ancestrais de Sheltie tenham chegado às ilhas entre 700 e 800, juntamente com os vikings. Quando na segunda metade do século XV, as Ilhas Shetland passaram das mãos dos noruegueses sob o domínio da Escócia, os pastores escoceses que chegaram lá encontraram cães pequenos no tipo de spitz com orelhas eretas e caudas enroladas.

Na virada do século, a moda de animais em miniatura das ilhas Shetland prevaleceu na Grã-Bretanha. Os negociantes de cavalos escoceses que compravam pôneis em miniatura nas ilhas, assim como os marinheiros, começaram a trazer cães pequenos para a Inglaterra e a Escócia.

Eles rapidamente despertaram o interesse de criadores britânicos que decidiram criar uma nova raça. É provável que o Cavalier King Charles, Papillon e Lulu da Pomerania tenham sido usados ​​para criar o sheltie moderno.