Uma das raças mais antigas, com uma origem que remete a mais de 3000 anos a.C. O Pharaoh Hound é o cão ideal para quem procura um cachorro primitivo, mas com uma personalidade gentil e companheira. 

Conheça o Pharaoh Hound, um cão que até chora e possui um sorriso que vai encantar qualquer amante dos cães. 

Origem do Pharaoh Hound 

pharaoh hound

pharaoh hound – Foto: Pixabay

O Pharaoh Houn é um cão com uma origem bastante antiga e que foi importado para as ilhas Maltas por comerciantes, onde eram usados como cães de caça de pequenas presas. 

A raça tem como ancestrais cães do Antigo Egito, que foram representados em hieróglifos nas tumbas de faraós. O cão possui muita semelhança com uma raça que foi retratada em um artefato datado com 4000 anos a.C. , o que mostra como a raça possui uma origem bem antiga.  

Mesmo sendo uma das raças mais antigas do mundo, o Pharaoh só começou a ser conhecido na Europa em 1930 e na América em 1967. Em 1984 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club, mas continua sendo uma raça rara.  

  • Veja também: Borzoi – Cão grande, de aspecto aristocrático e grande harmonia de formas e movimentos

Característica do Pharaoh Hound 

pharaoh hound

pharaoh hound – Foto: Pixabay

O Pharaoh Hound é um cão de porte médio, com aspectos nobres, mas fortes. Ele é ágil e possui uma expressão alerta. O corpo é mais longo do que alto, devendo ter o tamanho ideal de 56 cm para os machos e 53 cm para as fêmeas.  

O focinho é mais longo do que o crânio, que é longo e fino. As orelhas são inseridas meio altas, são finas e grandes. Os olhos cor âmbar e com uma expressão vivaz.  

A pelagem é curta, brilhante, que varia entre o fino e denso para o ligeiramente duro. A cor permitida é o castanho ou o castanho intenso, sendo permitido manchas brancas na ponta da cauda, no peito, nos dedos e uma faixa no centro do focinho. 

  • Boston Terrier: Adora brincar e passear, mas é preciso cuidado durante os exercícios físicos, pois não tolera atividades intensas

Personalidade

 O Pharaoh é um cão vivaz, amigável, leal e muito brincalhão. Um ótimo cão de companhia, com uma personalidade espirituosa. 

A raça convive bem com crianças e outros animais, sendo bastante amigável com todos os membros da família. Com estranhos, a raça pode ser um pouco tímida, o que pode ser resolvida com uma socialização de forma correta.  

A raça é bem sensível, podendo sofrer bastante ao morar em um lar estressante e desequilibrado. 

Repreensões de forma exaltadas podem afetar o animal, ficar muito tempo sozinho também fazem com que o cão sofra com mudanças comportamentais. 

Para se ter ideia de como essa é uma raça bem emocionada, quando o Pharaoh está feliz ou envergonhado ele cora, fazendo com que o focinho e as orelhas adquirem uma coloração no tom rosa forte. 

Mesmo sendo uma raça ativa e que precisa de uma rotina diária de exercícios, a raça pode sim viver em apartamentos ou casas menores, sendo sempre importante respeitar a necessidade do animal de se exercitar diariamente.  

  • Conheça também: Boxer –  um cachorro é muito inteligente e brincalhão

Problemas de saúde comuns no Pharaoh Hound 

O Pharaoh Hound é uma raça que quando bem cuidada, não costuma apresentar muitos problemas de saúde, mas alguns podem ser recorrentes no cão da raça. Entre os problemas comuns que o Pharaoh Hound pode apresentar estão a alergia, sensibilidade à medicamentos, catarata e hipotireoidismo.  

  • Alergias – A raça Pharaoh Hound pode apresentar diferentes tipos de alergias. É comum que o cão apresente alergias como a alimentar, a de contato e a por inalação. A alimentação é causada por algum fator alérgeno presente na alimentação do animal. O tratamento é feito com o processo de eliminação, até descobrir qual é o causador e excluí-lo da dieta do cachorro. A alergia por contato ocorre quando o cão tem contato com alguma substância, que pode estar presente em produtos de higiene, que precisam ser eliminados no uso no animal ou em locais da casa. A raça também é bastante sensível aos alérgenos presentes no ar, o que faz ser comum que o cão apresente alergias por inalações.  
  • Sensibilidade à medicamentos – O Pharaoh Hound é uma raça sensível aos medicamentos, sendo que algumas doses podem ser até fatais para o cão. É importante nunca medicar o cão sem orientação de um profissional.  
  • Catarata – O cão pode apresentar alguns problemas oftalmológicos como a catarata, que é uma doença caracterizada pelo embranquecimento na coloração do olho do cachorro.  A doença é degenerativa e leva o animal à cegueira. O tratamento é feito com procedimento cirúrgico e tem uma melhor resposta em casos com um diagnóstico precoce.  
  • Hipotireoidismo – É uma doença comum, causada pela desregulação hormonal na tireoide, causando sintomas no cão como fraqueza, ganho de peso, queda de pelo e até depressão. O diagnóstico é feito com exames clínicos e é tratado com reposição hormonal.  

Cuidados com a raça 

O Pharaoh Hound vai precisar de alguns cuidados básicos que são indispensáveis para o seu bem-estar. O cão possui necessidades como a higiene e alimentação que devem ter a atenção do tutor para corresponder a esses cuidados na forma correta. 

Higiene 

É uma raça que não possui aquele odor característico de muitos cachorros, por isso, os banhos não devem ser frequentes, mas só quando o animal realmente se sujar. 

A limpeza com pano úmido semanalmente é o suficiente para mantê-lo limpo. A escovação do pelo deve ser semanalmente e com uma luva de borracha, para evitar machucar a sensível pele do animal. 

Os dentes devem ser limpos no mínimo 3 vezes por semana, sempre usando os produtos indicados para o cão. 

As unhas devem ser cortadas sempre que estiverem em um tamanho que acomode o cachorro, uma forma de saber se é necessário aparar as unhas é observando se é possível ouvi-las clicando no chão quando o animal anda. 

A raça pode apresentar infecções nos ouvidos, por isso sempre verifique como anda os ouvidos e os mantenha sempre limpos e secos.  

  • Veja também: Buldogue Francês – Frenchies são conhecidos por sua atenção tranquila

Alimentação  

O Pharaoh Hound é uma raça mais esguia, sem ser corpulenta, então não tente fazer com que o cão consuma uma quantidade maior do que a indicada achando que ele está abaixo do peso ideal. 

O certo é alimentá-lo duas vezes ao dia com a quantidade de ração indicada por um profissional.  

Essa raça costuma apresentar alergia alimentar, com isso é importante ter cuidados com o que ele ingere. Procure sempre escolher ração de qualidade, com os nutrientes necessários para a raça.  

  • Leia também: Bull Terrier – Fortemente estruturado e bem proporcional, esse cão ativo move-se com largas passadas

Saúde 

Sendo uma raça muito saudável, o Pharaoh Hound não vai ser aquele cão que vive precisando de atendimento com um veterinário, mas isso não significa que ele não precise de consultas periódicas. Com um acompanhamento com um profissional é possível analisar o desenvolvimento do animal e como anda a saúde dele.  

O cão precisa ser vacinado, seguindo a orientação de um profissional. A vacinação é fundamental para proteger o pet e seus familiares.  

Outros cuidados 

A raça precisa de mais algumas atenções, por possuir um pelo curto, a pele do Pharaoh fica muito exposta ao calor e ao frio, necessitando usar protetor na pele em dias ensolarados e roupinhas nos dias mais frios. A pele também não fica muito protegida, o que acaba sendo comum que o pet acabe com arranhões e irritações sobre a pele. 

Se for criado em quintal, o lugar precisa ser cercado, com no mínimo 2 metros de altura. Ele possui um grande instinto caçador e se encontrar uma possível presa ele vai persegui-la e pode acabar fugindo ou sofrendo algum acidente. 

Curiosidades sobre o Pharaoh Hound 

Pharaoh Hound

Cachorro deitado – Foto: Pixabay

  1. É uma raça indicada para crianças? 

Ele é um cão gentil e afetuoso, ama viver com humanos e é bastante atencioso com crianças. A raça vai conviver muito bem com crianças e outros animais. 

É importante ensinar aos pequenos a respeitar o espaço do animal, pois mesmo sendo uma raça bem perceptível, o Pharaoh Hound também precisa dos seus próprios momentos.  

  1. O Pharaoh Hound late muito? 

Quando bem treinado, o cão da raça Pharaoh Hound pode ser silencioso, mas essa raça tem tendência a latir. 

Ele usa os latidos para alertar o tutor sobre algum perigo, sendo que o cão acaba considerando muitas coisas suspeitas, ele também late quando fica entediado ou quando fica sozinho por um longo período.  

  1. A raça é fácil de adestrar? 

Por ser uma raça que gosta de agradar, o Pharaoh Hound vai acabar facilitando o treinamento. Ele também é inteligente e vai aprender com facilidade vários truques.  

  1. Pharaoh Hound é um bom cão de guarda? 

Mesmo sendo um cão alerta, que late por qualquer coisa suspeita, o Pharaoh Hound é muito amigável e acaba não sendo muito indicado para essa função.  

  1. Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas? 

Ele pode se adaptar bem em viver em apartamentos e casas pequenas, mas é preciso que ele seja exercitado todos os dias para manter-se calmo quando estiver em casa.  

  1. A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho? 

É um cachorro que gosta bastante da companhia de pessoas, ao ficar um longo tempo sozinho, o cão vai acabar desenvolvendo problemas de comportamento como o latido excessivo.  

  1. Expectativa de vida de um Pharaoh Hound? 

Um cão da raça Pharaoh Hound tem uma expectativa de vida de 11 a 14 anos.