Esse fofo cão é uma das raças mais populares e amada no mundo. Mas você sabia que essa raça pode ser encontrada em diferentes tamanhos? O Poodle pode apresentar quatro tamanhos diferentes, o Poodle Gigante, Poodle Médio, Poodle Miniatura e Poodle Toy. Mesmo com tamanhos diferentes, eles pertencem à mesma raça.

Entre os tipos de Poodle, um dos mais papulares é o Mini, que também é conhecido como Poodle miniatura. Por isso, selecionamos tudo o que você precisa conhecer sobre esse tipo de Poodle.

O Poodle miniatura tem origem francesa

poodle miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

O primeiro Poodle, percursor dos demais tamanhos foi o Poodle Gigante. Esse Poodle teve sua origem na Alemanha a partir do cruzamento de Cães D’aguas portugueses e do Bartet.

A raça foi desenvolvida para o pastoreio e caça de aves aquáticas. O Poodle fez bastante sucesso e quando chegou à França os outros tamanhos foram desenvolvidos.

A raça fez muito sucesso e torou-se o queridinho da realeza e dos artistas. No século XVIII os Poodles estamparam vários quadros e tapetes, o que mostra o quanto essa raça era adorada.

Esse tipo de Poodle é um do menores

poodle miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

O Poodle Miniatura é um dos menores tipos da raça. Ele mede em torno de 25 a 25 cm e pesa entre 4 a 7 kg. Por possuir esse porte, o Poodle Miniatura é uma ótima opção para quem procura um cãozinho pequeno, mas cheio de personalidade.

É um cão bastante leal

O Poodle miniatura é um cãozinho dócil, com grande amor e lealdade para com o tutor. É aquele tipo de cachorrinho que passa o dia ao lado do tutor e o vai seguir por todos os lugares.

O Poodle Miniatura é um pet que precisa de muita atenção, não é ideal deixa-lo sozinho sem a companhia de outra pessoa ou outro animal. O cão também é bem sociável e convive com os mais diferentes tipos de famílias.

poodle miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

Esse cãozinho é ótimo para ser criado com crianças, como é bastante brincalhão ele vai fazer a diversão da garotada. A raça também é um companheiro para as pessoas mais idosas.

Poodle Miniatura é um dos cães mais inteligentes

A raça Poodle possui uma incrível capacidade de aprendizagem, o que faz com que seu adestramento seja muito fácil.

A raça é considerada a segunda mais inteligente do mundo de acordo com a lista elaborada por Stanley Coren. Outra coisa que facilita o adestramento é que essa raça é bastante obediente e gosta de agradar o tutor.

A raça pode ser encontrada em diferentes tipos de cores

poodle miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

O Poodle Miniatura é uma raça com diversos tipos de colorações. É possível encontrar o cão nas seguintes cores:

  • preto;
  • branco;
  • abricot;
  • creme;
  • sable;
  • preto e branco;
  • cinzento;
  • marrom;
  • prata;
  • azul;
  • vermelho.

O Poodle Miniatura é hipoalergênico

Uma notícia boa para os que sofrem com alergias é que o Poodle é um ótimo cachorro para quem sofre com esse problema. Mesmo sendo todo peludinho, o Poodle não solta pelo, o que é ótimo para lares com alérgicos.

Os cuidados com o Poodle Miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

A raça precisa de alguns cuidados para garantir o bem-estar do animal.

O Poodle Miniatura não precisa de uma rotina de exercícios de grande intensidade, mas mesmo sendo o cão de pequeno porte, ele precisa ser estimulado para pelo menos uma pequena caminhada diária.

O Poodle também precisa de estímulos mentais, como é uma raça muito inteligente ele pode acabar ficando entediado se não houver atividades e brincadeiras do seu interesse.

Os banhos devem ser ao menos duas vezes por mês. A pelagem deve ser escovada a cada dois dias; como o Poodle possui um pelo encaracolado a falta de escovação faz com que surja nó.

poodle miniatura – Foto: Freepik

Os dentes devem ser escovados diariamente e as unhas aparadas sempre que estiverem incomodando o cachorro. Os produtos para a higienização do animal devem sempre ser para o uso em pets, nunca utilize produtos de humanos no cachorro, algumas substancias podem se tóxicas para ele.

A alimentação do Poodle deve ser de qualidade, então sempre procure por aquela que ofereça uma dieta bem balanceada. Um profissional é o mais indicado para ajudar a escolher o tipo de ração mais adequada para a raça.

Saúde do Poodle Miniatura

poodle miniatura – Foto: Freepik

É importante presta atenção na saúde do pet. Uma das primeiras coisas que se deve fazer ao adotar um cãozinho é passar em um veterinário para avaliar como anda sua saúde.

O Poodle também precisa ser vacinado de acordo com o calendário de vacinação. A vacina além de proteger o pet, também protege as outras pessoas que convivem com ele.

O Poodle é uma raça saudável, mas como qualquer outro cachorro não está imune de apresentar algum problema, sendo que os mais comuns na raça são a otite, catarata e adenite sebácea.

  • Otite – A otite é um problema comum em cachorros com orelhas longas. Esse problema é causado por aparecimento de ácaros, fungos e bactérias, causando coceira, perda de audição e forte odor nos ouvidos. Os ouvidos devem ser mantidos sempre limpos e secos, isso evita o surgimento da otite.
  • Catarata – A catarata é um problema de visão que é mais comum desenvolver na velhice. O cachorro sofre uma perda de células responsáveis de converter a luz em imagem. O olho atingido vai criando uma espécie de pelicular opaca que vai reduzindo a capacidade de enxergar até o animal perder a visão. O tratamento é cirúrgico e quanto mais cedo é feito o diagnostico melhor serão as respostas ao tratamento.
  • Adenite sebácea – É uma doença inflamatória que atinge as glândulas sebáceas, que são responsáveis por produzir um sebo que lubrifica a pele e os pelos do animal. Esse sebo é o que faz com que o pelo do Poodle tenha uma certa impermeabilidade. A adenite sebácea causa o ressecamento da pele, descamação e perda de pelos. O tratamento é feito de acordo com orientação do profissional, que depois do diagnostico deve indicar qual a melhor forma de tratar a adenite sebácea.