Você sabe quais são as principais doenças do Beagle? Esta é uma raça que não possui muitos “requisitos mínimos” para ter uma boa qualidade de vida. Porém, é preciso muita atenção para que a saúde não passe despercebida. Afinal, é muito comum alguns problemas nem serem notados pelos tutores. E isto é grave.

Um cachorro doente geralmente vai dar alguns sinais, como repousos constantes, respiração pesada, falta de ânimo e de apetite, etc. Porém, algumas situações não são tão notáveis, visto que podem surgir com o tempo e de forma silenciosa. Por isso, o melhor “remédio” é entender tudo sobre a raça em questão. E, obviamente, fazer acompanhamentos veterinários de perto.

As principais doenças do Beagle estão relacionadas aos olhos do animal, a audição e também a pele. Nos olhos, eles podem desenvolver catarata e até glaucoma. Na pele, algumas sarnas e dermatites podem aparecer com o tempo. E, devido suas orelhas grandes, os problemas de audição também acontecem.

Para saber mais, acompanhe o texto.

principais doenças do beagle

Foto: Freepik

Principais doenças do Beagle

Conforme mencionamos anteriormente, as principais doenças do Beagle estão relacionadas ao fator auditivo, da pele e dos olhos. Você poderá encontrar cães com situações agravadas devido ao conhecimento dos tutores. E isto pode ser um problema. Afinal, remediar um problema é sempre mais difícil do que evitá-lo, não é mesmo?

Desde a higiene bucal do cão, até cuidados mais simples como cortar as unhas, são essenciais para proporcionar uma qualidade de vida superior ao animal. Ou seja: tudo precisa ser acompanhado de perto. E, como você sabe, cada animal é único e precisa de cuidados específicos. E com o Beagle, não é diferente.

Veja algumas das principais doenças que podem atingir seu cãozinho.

Microftalmia

A microftalmia é um problema que ocorre devido ao olho do animal ser extremamente pequeno. Pode acontecer em apenas um olho ou pode acontecer em mais de um. Por isso, toda atenção é necessária para que o animal não sofra com isso. Fazer exames recorrentes e levar o animal para um veterinário constantemente é fundamental.

Este problema pode afetar seriamente a qualidade de vida do animal. Afinal, com um olho mais pequeno do que o normal, o cão passa a não enxergar o ambiente. E, com um campo de visão comprometido, ele não conseguirá viver feliz e alegre, pois estará a todo momento com medo e inseguro.

Cuidar do olho do cachorro é fundamental!

principais doenças do beagle

Foto: Freepik

Catarata

A catarata é outro problema seríssimo que acomete os cães Beagle. Infelizmente, esta raça de cachorro está disposta a desenvolver este tipo de doença de forma muito agressiva. A catarata, basicamente, faz com que o seu cão fique cego com o passar do tempo, pois a lente ocular começa a ficar opaca, com uma camada grossa que dificulta a visão.

A catarata em cães pode causar muito desconforto e muito estresse nos animais. Não só nos Beagles. Afinal, imagine o quão ruim é conviver com este problema, uma vez que há dificuldade para realizar qualquer atividade recorrente do dia a dia! Torna-se difícil comer, caminhar, descansar e, claro, brincar.

Atrofia progressiva da retina

A atrofia progressiva da retina é uma das principais doenças do Beagle. Basicamente, o que acontece é o seguinte: o cão começa a perder a visão noturna, devido a retina estar completamente atrofiada. E isto, por sua vez, poderá causar a cegueira completa do animal.

E adivinhe: sim, este é um problema difícil de ser constatado. Infelizmente, não há sinais claros de quando o olho do seu cão começa a ficar defasado. Por isso, é fundamental que você visite um veterinário frequentemente se você tiver um Beagle. Somente ele poderá identificar possíveis atrofias e, desta forma, tratar.

principais doenças do beagle

Foto: Freepik

Glaucoma

Ainda um dos problemas mais comuns de qualquer Beagle, é o glaucoma. Como você pode ver, eles possuem sérios problemas de visão. Que podem ou não se manifestar. E o glaucoma é um deles. Assim como em nós, humanos, o glaucoma nada mais é do que o aumento da pressão ocular. E, claro, pode causar cegueira se não tratado.

Assim como em todas as demais doenças, é sempre importante procurar um veterinário recorrentemente para que você possa fazer o tratamento e evitar agravamento de quadros. Cuide do seu cão!

Leia também: Dicas para conviver com um cão cego

Astenia

Além dos problemas relacionados aos olhos do animal, você ainda precisa ficar atento para a astenia. Esta é uma das principais doenças do Beagle e está relacionada a pele do cão. Basicamente, há uma anomalia na formação da espessura da derme. E isto, por sua vez, pode causar muitos danos a saúde do cachorro.

A fragilidade das células da pele, neste caso, fazem com que o Beagle possa se machucar facilmente e em qualquer quina de móveis. Atente-se para esta condição para que seu cão possa ter uma boa qualidade de vida.

Alopecia

A alopecia é, em resumo, a queda dos pelos do Beagle. Ela pode acontecer em diversas regiões isoladas ou pode acontecer de forma generalizada, no corpo inteiro do animal. A consequência disso, basicamente, é a irritação das áreas atingidas e o aumento da caspa e coceira excessiva.

Se você notar qualquer alteração na pelagem do animal da noite para o dia, procure um veterinário o quanto antes. Por mais que a queda dos pêlos seja rápida, quanto antes você notar, melhor.

problemas específicos da raça

Foto: Freepik

Pioderma

A pioderma é causada por bactérias bastante agressivas e pode se manifestar em forma de alergia e irritação nas regiões das genitais, entre as patas, cauda e lábios do animal. Os Beagles tendem a sofrer muito com isso, uma vez que o problema causa muito desconforto aos animais. Atente-se para qualquer tipo de alteração na pele ou comportamento do seu cão.

Quanto antes você tratar o problema, menos agressivo ele ficará, pois o cão poderá causar feridas profundas e muito doloridas devido a coceira intermitente.

Leia também: Alergias em cães

Dermatite atópica

Outra das principais doenças do Beagle, é a dermatite atópica. Também pode causar diversos tipos de alergias e irritações na pele. Você notará muita vermelhidão e descamação da pele. E, claro, o animal terá uma tendência enorme em coçar as regiões de forma ininterrupta. Fique atento para que não hajam danos ainda mais sérios.

Sarna

A sarna é um problema generalizado entre diversas raça de cães. E talvez você até saiba disso. No entanto, sempre há aquelas que tem uma tendência maior a desenvolver o problema. E o Beagle está entre elas. Ela acontece principalmente pelo fato do sistema imunológico estar comprometido. E, em um conjunto de diversos fatores, o Beagle pode desenvolver isto facilmente. Fique atento!

problemas específicos da raça

Foto: Freepik

Problemas auditivos também podem ser constantes

Como você sabe, as orelhas dos Beagles são grandes e são um ponto diferente de qualquer outra raça. Por mais que isso seja fofo e deixa o cão ainda mais bonitinho, é também importante saber que isso pode causar sérios problemas na saúde do animal. Devido ao tamanho desproporcional das orelhas, algumas bactérias podem se desenvolver no interior do ouvido, podendo causar até mesmo surdez.

A famosa estenose pulmonar

Além de todas estas principais doenças do Beagle, ainda há uma muito famosa: a estenose pulmonar. Consiste em uma diminuição significativa do canal que liga o pulmão ao coração. Logo, o coraçãozinho do seu Beagle precisa trabalhar com mais força, fazendo-o crescer e desenvolver muitos problemas a partir disso.

Os principais sintomas são os desmaios, fadigas e falta de ar.

Cuide do seu Beagle da forma certa

Cuidar de um Beagle, conforme mencionamos anteriormente, não é difícil. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns pontos específicos para que ele tenha uma boa qualidade de vida. Se você simplesmente deixá-lo viver, sem cuidados e acompanhamentos veterinários, facilmente ele poderá desenvolver doenças.

Por isso, acompanhe a vida dele de perto, dê as vacinas necessárias, faça os exames que mostrarão anomalias e trate tudo com antecedência.