Por muito tempo, os gatos foram os favoritos de centenas de milhares de pessoas. Gatos de raça pura, na verdade não representam mais do que 1% do número total de gatos peludos. Mas esse mesmo um por cento inclui mais de cem espécies diferentes. Hoje você aprenderá sobre as raças de gatos mais famosas.

Quais são as raças de gatos?

gato

Gato malhado. Fonte: Freepik

Existe um grande número de raças de gatos. Alguns deles surgiram há vários séculos, e alguns já em nosso século.

Para distinguir entre eles, a organização felinológica internacional decidiu dividir todas as raças nas seguintes categorias:

  • Raças de gatos de pelo comprido: Todos os representantes desta raça precisam de cuidados especiais com sua pelagem longa e fofa. Eles precisam ser penteados e lavados regularmente.
  • Semi-comprido: A pelagem de tais gatos é ligeiramente mais curta do que a dos de pelo comprido. No entanto, eles também precisam de cuidados especiais.
  • Gatos de raça de pelo curto: As raças de gatos de pelo curto são o tipo mais comum de gato de raça pura.
  • Sem pelos: Inclui um pequeno número de raças. Esses gatinhos não tem pelos ou são cobertos por pelos finos e macios, cujo comprimento não excede 2-3 mm.

Raças de gato de acordo com o tamanho

Com base no tamanho, é comum dividir os gatos nos seguintes tipos de raças:

  • Raças de pequenos gatos. Os adultos pesam cerca de 2 kg. Eles são ótimos para pequenos apartamentos.
  • Média. Pesa de 2 a 4 kg (na idade adulta).
  • Raças grandes. Podem atingir 80 cm de comprimento e 12 kg de peso.

Veja também: Tratamento de Gatos: Como eles são tratados nos países do mundo?

Quantas raças de gatos existem no mundo?

gato pequeno

Gato pequeno. Fonte: Freepik

Parece que é muito simples responder à pergunta de quantas raças de gatos existem no mundo moderno. Afinal, muitas organizações em todo o mundo estão estudando as características estruturais e a natureza dos animais de estimação. No entanto, esse é o problema.

O fato é que hoje não há uma, nem duas, ou mesmo três organizações felinológicas. Portanto, as indicações quanto ao número de raças peludas podem variar significativamente.

Em qualquer caso, a organização mais famosa que opera em todo o mundo (WCF) tem cerca de 70 raças de gatos. Já os clubes felinológicos americanos distinguem 40 raças.

O que significa “gato de raça pura”?

gato de pelo bonito

Gato de pelo bonito. Fonte: Freepik

Quando um gato é considerado um gato de raça pura, considera-se que possui um pedigree, que é um documento oficial fornecido pelo clube. O clube deve ser membro de uma das organizações internacionais.

Um gato com pedigree atende a um determinado padrão – tem parâmetros geralmente aceitos (altura, peso, características de aparência, etc.), característicos desta espécie. No entanto, isso muda de tempos em tempos.

Além das características básicas de uma espécie que devem ser atendidas, a norma descreve características desqualificantes. Esta é uma lista das falhas na aparência e na saúde às quais a raça é suscetível.

  • Veja também: Idade do gato: Como calcular pelos padrões humanos

As raças de gatos mais populares do mundo

raças de gatos

Gato lindo. Fonte: Freepik

As associações de felinologia costumam publicar avaliações de suas raças felinas favoritas. Eles podem mudar de ano para ano, mas alguns estão constantemente na tabela de classificação. Os animais de estimação peludos mais populares do mundo são:

1 – Gato persa

raças de gatos

Gato Persa. Fonte: Pixabay

O gato persa é uma das mais belas raças domésticas. Este é uma verdadeira aristocrata que de uma forma incrível combina uma aparência incomparável, inteligência e comportamento com incrível afeto e amor sincero por seu mestre.

Graças a uma combinação tão harmoniosa, o gato persa está confiantemente à frente no índice de popularidade de representantes de outras raças.

O gato persa é um animal exclusivamente doméstico no sentido literal desta definição. Os representantes desta raça perderam a capacidade de caçar, não conseguem correr rápido e dar saltos altos.

Os persas adoram se deitar por muito tempo. Essa falta de mobilidade é típica de todos os representantes da raça e não é um sinal de qualquer doença física.

Os gatos persas são muito calmos e não precisam de grandes espaços.

Os donos de gatos persas notam sua alta inteligência. Eles são bem treinados, executam comandos simples, se acostumam rapidamente com as regras da casa.

2 – Maine Coon

raças de gatos

Cão e gato – Foto: Freepik

Os Maine Coons são gatos de tamanho grande, sábios, bem-humorados, com pelo macio e fofo e engraçados.

Caçadores e estrategistas natos, eles ficam felizes em se envolver em jogos, mas ao mesmo tempo dosam com cuidado a atividade física, alternando períodos de atividade intensa com descanso passivo.

Esses gigantes encantadores tem um intelecto desenvolvido. Eles magistralmente “leem” o humor emocional de uma pessoa por sua voz e expressão facial, de modo que estão sempre cientes de quando e de que lado se aproximar do dono para receber sua porção de afeto.

3 – Scottish Fold uma das raças de gatos mais comuns

O Scottish Fold é um animal cuja principal característica exterior é o formato especial das orelhas. Elas são dobradas para a frente e para baixo.

Devido à sua aparência original, os representantes desta raça são muito populares entre os amantes de gatos em todo o mundo.

Eles são lúdicos e treináveis. Definitivamente não haverá problemas em treinar o gato para a caixa de areia, todos os gatos desta raça são extremamente limpos.

4 – Gato siamês uma das raças de gatos mais comuns

Durante décadas, o gato siamês teve um status especial em sua terra natal e só poderia pertencer a membros da família real ou sacerdotes de alto escalão.

Tendo se mudado da Ásia para o Ocidente, esses gatos com uma cor incomum e olhos azuis brilhantes conquistaram rapidamente os corações de muitas pessoas influentes e populares como políticos, atores, escritores e músicos.

As raças de gatos mais raras

1 – American Curl uma das raças de gatos mais raras

Introduzido nos Estados Unidos em 1981, eles apresentam orelhas curvadas para trás. Existem dois tipos – de pelo curto e semi-comprido. As organizações felinológicas os reconhecem como diferentes. Esses animais de estimação são comuns na América do Norte, mas são bastante raros fora dela.

American Curls tem imunidade surpreendentemente forte para gatos com pedigree.

American Curls são animais de estimação com uma boa organização mental, que amam as pessoas mais do que outros gatos. Eles são discretos e não organizam “oratórios” ensurdecedores se estão com fome ou discordam de alguma coisa.

2- Gato Burmês Europeu uma das raças de gatos mais raras

O gato Burmês Europeu é um verdadeiro cão com corpo felino, que ama o seu dono e está pronto a segui-lo.

Existem dois padrões de raça – americano e europeu, que diferem um do outro na aparência.

O gato Burmês Europeu mantêm sua brincadeira e atividade até uma idade avançada e não desiste de correr atrás de uma bola arremessada.

O animal sente sutilmente o estado de espírito do dono, por isso não se incomodará em dar mais atenção ou, ao contrário, fará todo o possível para animá-lo.

3 – Gato Havana Brown uma das raças de gatos mais raras

Havana Brown é o resultado do cruzamento de um gato siamês com um gato preto doméstico. As suas principais características distintivas são a delicada cor chocolate, o focinho estreito e as orelhas grandes.

Havana é um animal muito inteligente e muito curioso. Os gatos, via de regra, escondem-se dos hóspedes, e Havana, pelo contrário, corre ao seu encontro com todas as suas patas, ultrapassando toda a família.

Havana não se contenta apenas em sentar-se em seus braços, há “espécimes” que precisam subir em seus ombros.

4 – Bobtail americano

O Bobtail americano é uma raça de gatos de cauda curta. Dá a impressão de um animal selvagem, o que contrasta fortemente com seu caráter absolutamente não agressivo e bem-humorado.

Os gatos desta raça são musculosos, fortes, geralmente de tamanho médio, mas também existem indivíduos bastante grandes.

American Bobtails são animais de estimação inteligentes e amantes dos humanos. A raça é dividida em pelo comprido e pelo curto.

A raridade determina o custo – quanto mais difícil for comprar um animal assim, maior será o preço por ele. Algumas raças exóticas com pedigree impressionante podem igualar o preço de um carro ou apartamento novo.