As raças de cães brincalhões e travessos são excelentes para as crianças porque eles parecem conseguir acompanhar o ânimo dos pequenos e nunca se cansam.

O jeito amigável dos cachorros é o que as pessoas mais amam neles. E em geral os cães são bastante brincalhões.

Mas existem algumas raças que são bem mais do que outras. Então, se você está em busca de uma raça canina que seja ideal para crianças, dê uma olhada nesse post para descobrir quais são as mais adequadas.

Conheça a seguir as raças de cães mais brincalhões e travessos que as crianças vão amar.

1. Springer Spaniel

nome de springer spaniel

Cachorro Springer Spaniel posando para a foto. Foto: Freepik

O Springer Spaniel é um cão bem legal, que tem várias características legais, como ser um bom farejador e ter bastante energia.

Bons companheiros, esses cães adoram brincar ao lado dos seus familiares e. realmente precisam gastar essa energia.

Quem tem um cão desses precisa se dispor a brincar bastante, incentivando o animal por meio de atividades diversas, como caminhadas, busca de objetos e rastreamentos, por exemplo.

2. West Highland White Terrier

Esse cão até parece ser bem quietinho, dando a sensação de que vai ficar a maior parte do temo dormindo no colo.

Mas não é bem assim. Essa raça é bem agitada, cheia de energia e, é extremamente inteligente. A sua natureza faz com que ele seja um caçador, corredor e escavador.

Para quem tem um cãozinho dessa raça, a regra básica é não deixar que o animal fique entediado.

Se ele não for estimulado adequadamente e não tiver com o que gastar a energia reprimida, poderá apresentar comportamentos inadequados, como escavar todo o quintal ou latir excessivamente para qualquer barulho.

3. Labrador Retriever é um dos cães brincalhões

cão na grama

Existem muitos motivos para se dizer que o Labrador Retriever é uma das raças de cães mais brincalhões e travessos.

De maneira geral, essa é uma raça tipicamente alegre e divertida, que adora o contato com humanos e está sempre bem disposta para fazer diferentes tipos de brincadeiras.

Então, seja para adultos ou para crianças, essa é uma raça muito bacana, que é uma excelente companhia para o dia a dia, viagens e aventuras.

Essa é uma raça dócil, que lida muito bem com as crianças e adora brincar com elas. E o bom é que eles gostam de nadar, buscar objetos, correr e, fazer qualquer coisa desde que esteja acompanhado das pessoas que amam.

4. Papillon

brincadeiras para cachorro

Brincando com o cachorro – Foto: Freepik

O Papillon é um cão muito pequeno, mas cheio de coragem e energia, que está sempre pronto para brincar e se divertir muito.

E melhor ainda se ele estiver acompanhado das pessoas que ama. Inclusive, esse cão se dá muito bem com as crianças e, como é pequeno, pode brincar com as crianças menores sem problemas.

Quem tem um cãozinho desses, deve estar sempre disposto a fazer caminhadas, jogar objetos e inventar outros tipos de brincadeiras que ajudem a estimular o animal.

Mesmo tendo um corpinho pequeno, os animais dessa raça são verdadeiros esportistas e estão sempre prontos para brincar.

5. Beagle é um dos cães brincalhões

cropped-two-beagle-dogs-sniff-each-other-opposite-each-other.jpg

Cachorros brinancando. Foto Freepik

Quem convive ou já teve a oportunidade de conviver com um Beagle, deve saber que esse é um dos cães mais brincalhões e travessos que existem.

Por si esses cãezinhos já se parecem com crianças e, estão sempre explorando o ambiente e fazendo alguma forma de bagunça.

Sempre levado pelo seu faro excelente, esse cãozinho adora buscar objetos e ter a oportunidade de mostrar os seus poderes.

Sendo assim, seja brincando de buscar objetos, procurar coisas escondidas no jardim ou correndo com as crianças no quintal, o Beagle é um ótimo companheiro para qualquer pessoa que consiga acompanhar o seu pique.

Tenha atenção apenas ao fato que em algumas situações essa maneia de seguir odores pode levar o Beagle a ter problemas.

6. Schnauzer é um cão muito brincalhão

um schnauzer

Um Schnauzer – Foto: Freepik

O Schnauzer médio é um cão que faz parte do grupo de animais de trabalho e, por isso a própria genética do cão faz com que ele esteja sempre pronto para agir e precise ser estimulado o tempo todo.

Para ele trabalho pode ser qualquer atividade, inclusive recepcionar os visitantes, receber o carteiro ou entreter as crianças em uma tarde de sol.

Ou seja, esse cão pode se sentir muito bem e entretido até mesmo com as atividades mais simples.

Muito inteligente, basta que o tutor comece alguma brincadeira e o animal prontamente irá acompanha-lo.

Por isso, ele é ótimo para as crianças que adoram ter um companheiro canino que esteja ao seu lado o tempo inteiro.

7. Dálmata

cães brincalhões

Dalmata no ombro do seu dono. Foto: Freepik

O Dálmata é um cão grande, que em alguns casos é tido como sendo agressivo. Mas na verdade essa é uma das raças de cães mais brincalhões e travessos.

Durante muito tempo essa raça foi usada como cão de treinamento e artista de circo, justamente por ser um animal cheio de energia e disposição.

Sendo assim, o Dálmata é um cão muito adequado para pessoas que amam praticar atividades físicas.

Inclusive, ele precisa de atividades físicas intensas e frequentes para se sentir bem no dia a dia. Sendo assim, se você não for uma pessoa ativa, esse não é o cão mais adequado.

Justamente por isso a raça é ótima para crianças que amam correr e brincar com os seus cães.

8. Golden Retriever

cães brincalhões

Golden Retriever – Foto: Freepik

O Golden Retriever é um dos cães mais amados e mais populares em todo o mundo atualmente. Isso porque ele é um cão dócil, carinhoso e muito fofo, que ama estar ao lado das pessoas.

O Golden é um cão muito paciente, que adora criança, inclusive as menores. E ele dificilmente se irrita com alguma coisa.

Por isso, pode ser realmente a raça mais adequada para quem tem crianças pequenas em casa. Isso é até bom para o cão, que terá sempre atividades físicas e mentais para praticar no dia a dia.

Além de entreter o cão com brincadeiras, é sempre bom levar o Golden para passear. Ademais, incluir o cão nas atividades familiares é sempre uma ótima ideia.

9. Toy Fox Terrier

O Toy Fox Terrier também está entre as raças de cães mais brincalhões e travessos que existem. E quem admira essa raça costuma afirmar que ele consegue reunir de maneira perfeita as características belíssimas de um terrier, com o tamanho e docilidade de um cão de colo.

Sendo assim, ao mesmo tempo em que esse cãozinho adora passar longas horas no colo, ele também estará sempre pronto para brincar com as pessoas.

Mas é bom mesmo que esse cão tenha uma criança cheia de energia sempre por perto, afinal de contas, se ele não for estimulado, pode ficar muito destrutivo e agitado.

10. Pastor Australiano

cães brincalhões

Pastor Australiano – Foto: Freepik

Inteligente e cheio de energia, o Pastor Australiano precisa de aventura para se manter feliz e estimulado no dia a dia.

A sua vida precisa sempre ser muito agitada ou o cão pode acabar ficando deprimido ou pode se tornar até destrutivo.

O ideal é que o tutor esteja sempre disposto a estimular o animal a direcionar toda a sua energia e vitalidade em atividades físicas e mentais interessantes.

Jogos de busca, agilidade e obediência são muito legais e o cão com certeza vai se sentir feliz em poder agradar ao tutor.

Para crianças, esse animal é bastante adequado porque o alto nível de energia do cão combina com a vitalidade dos pequeninos.

11. Cão de Água Português

cães brincalhões

Cão de Água Português – Foto: Pixabay

Como o próprio nome da raça sugere, os animais dessa raça adoram atividades aquáticas de diversos tipos.

É claro que não obrigatoriamente você precisa de uma piscina, mas esse cão pode se divertir bastante em uma.

Independentemente disso, dá para inventar outros tipos de brincadeiras relacionadas que os cães e crianças definitivamente adoram.

É preciso apenas ter cuidado com crianças menores porque o cão pode acabar machucando-as com alguma brincadeira mais estabanada.

Mas com a supervisão adequada, sem duvidas eles serão ótimos companheiros e vão se divertir muito.

12. Fox Paulistinha é um dos cães brincalhões

Não há duvidas de que o Fox Paulistinha é uma das raças de cães mais brincalhões e travessos que existem.

Bastante popular no Brasil, ele é um cão completo porque consegue ser excelente para companhia e brincadeiras.

Isso faz com que ele seja o amigo perfeito das crianças. Super bonzinho e alegre, ele está sempre a postos para sair correndo e brincando por aí.

Esse cãozinho é capaz de brincar por longos períodos sem se cansar e, ao mesmo tempo consegue se acalmar e deitar aos pés do tutor para descansar.

Muito amoroso, esse cão sempre vai se dedicar ao máximo ao seu tutor.

13. Buldogue Inglês é um dos cães brincalhões

cães brincalhões

Buldogue Inglês – Foto: Freepik

O Buldogue inglês é um cão que conquista muita gente com o seu jeitinho fofo brincalhão. Isso vale para as crianças que são apaixonadas por esses pequeninos.

Entre os exemplares da raça, existem diversas variações de personalidade e características. Isso se deve à reprodução descontrolada dos animais ao redor do mundo.

De qualquer maneira, se você escolher um animal de boa procedência e souber treiná-lo e socializa-lo adequadamente, com certeza ele será uma ótima companhia para qualquer pessoa.

Originalmente o Buldogue Inglês é dócil e muito afetuoso, sendo inclusive muito paciente e carinhoso com as crianças.

Ao mesmo tempo, ele é bem agitado e brincalhão. De corpo forte, o buldogue é resistente e também aguenta bem longas sessões de bagunça.

Seja em casa ou apartamento, essa é uma raça que se adapta muito bem aos diferentes estilos de vida e ao dia a dia dos seus tutores.

14. Poodle é um dos cães brincalhões

cães brincalhões

Poodle – Foto: Freepik

Os cães Poodle são excelentes para crianças pequenas, mas é preciso deixar bem claro que os exemplares Toy e Micro Toy não são tão indicados.

Isso porque eles são muito pequenos e delicados, podendo se machucar facilmente durante as brincadeiras.

Por muito tempo o Poodle esteve entre as raças mais amadas do mundo e, mesmo que hoje em dia tenham perdido um pouco de espaço para algumas outras, ainda continuam sendo queridos.

Inteligentes, gentis, elegantes, ativos e, ao mesmo tempo, carinhosos e dedicados, esses cão são ótimos companheiros.

O padrão da raça é de animais tranquilos, simpáticos, pacientes e muito bem humorados. Por isso, ele é uma ótima companhia para os pequeninos.

É interessante dizer ainda que o Poodle não solta muito pelo e, por isso é uma das raças mais indicadas para as crianças e adultos que sofrem de alergia.

15. Pug é um dos cães mais brincalhões e travessos do mundo

cães brincalhões

Pug preto – Foto: Freepik

O Pug é um cãozinho muito engraçado e fofinho, que late pouco e, que não demanda muitos cuidados específicos e nem atividades físicas intensas.

Por isso, ele pode ser perfeito para crianças e, também para a vida em apartamento ou em qualquer outro local.

Em alguns casos, os animais dessa raça são um pouco teimosos, mas quando são bem treinados e socializados conseguem conviver muito bem com as pessoas.

Feliz, amável e carinhoso, ele é ótimo companheiro para as crianças. E como é pequeno, dificilmente vai machucá-la.

Apesar de ser de pequeno porte, o Pug é forte e musculoso, por isso aguenta bem até as brincadeiras mais intensas.

O maior cuidado que se deve ter em relação a essa raça diz respeito ao focinho curto, uma vez que a respiração deles é dificultada. Deve-se evitar calor excessivo e atividades demasiadamente intensas.

16. Shih Tzu é um dos cães brincalhões

cães brincalhões

Cachorrinho na rua posand para a foto. Foto Freepik

O Shih Tzu é um cão adequado para crianças por ser carinhoso, amigável e, por se adaptar facilmente à diferentes situações e estilos de vida.

Muito brincalhão e companheiro, essa é uma raça que adora passar muito tempo ao lado dos seus tutores humanos.

Mas além de se darem muito bem com crianças, esses pequenos cães também conseguem conviver harmoniosamente com animais, sejam eles cães ou de outras espécies.

O Shih Tzu se adapta bem a qualquer espaço e a qualquer pessoa, mas é preciso ter bastante cuidado porque o seu corpo é pequeno e frágil. Assim, ele pode quebrar uma pata ou se machucar facilmente.

Conclusão

Nesse texto você conheceu várias raças de cães brincalhões e travessos que se dão muito bem com crianças.

Agora basta avaliar qual deles mais combina com o estilo da sua casa, família e, com a criança que vai conviver com o animal.