As raças de cães mais leais e obedientes são aquelas que estão sempre próximas aos tutores, demonstrando amizade e proteção sem limites.

Esses animais são realmente muito amigos e, jamais abandonam os seus donos. Por isso, são ideais para quem busca parceiros para a vida.

Não tem como escolher apenas uma raça mais leal, afinal de contas, os cães são por si muito companheiros.

Mas existem algumas raças de cães mais leais e obedientes. E você conhecerá sete delas nesse texto. Então, continue a leitura para descobrir quais são.

Raças de cães mais leais e obedientes e a estreita relação com os donos

Desde a antiguidade, homens e cães têm uma relação muito próxima. No início, os animais ajudavam em diversos trabalhos e, os humanos lhes davam comida e proteção.

Assim como acontece com os lobos, cachorros também vivem em grupos, também chamados de matilha.

Além de apreciarem a presença de outros animais da mesma espécie, também se adaptaram muito bem à presença dos humanos.

E, no instante em que o cão passa a viver em meio às pessoas, já estabelece uma relação intensa de pertencimento ao grupo.

Dessa forma, passa a compreender toda a hierarquia do grupo, colocando-se exatamente na sua posição, seja ela superior ou inferior aos demais.

No caso dos grupos formados por animais e humanos, os tutores são vistos como superiores na hierarquia.

Além disso, desenvolve-se uma relação muito forte de lealdade em relação ao bando e, sobretudo ao tutor.

Com o passar do tempo, os cães tornaram-se seres totalmente domesticados e, com isso, foram ficando cada vez mais dependentes de companhia, proteção e amizade.

O mesmo aconteceu com as pessoas, que também amam conviver com animais e, de certa forma até são dependentes dessa relação com eles.

Dentro dessa relação mutua, existem trocas para todos os lados e, os animais conquistam cada vez mais espaço dentro da vida dos humanos.

O cão, quando integrado ao bando desenvolve um senso de devoção. Isso faz parte do instinto da espécie.

Apesar disso, algumas raças possuem um senso de lealdade ainda maior. Isso se deve às variações de personalidade e temperamento entre as diferentes raças.

Ademais, deve-se considerar que existem formas diferentes de se demonstrar essa lealdade.

Mas se você está em busca das raças de cães mais leais e obedientes, conheça algumas delas a seguir:

1. Golden Retriever

Golden Retriever

Golden Retriever. Fonte: Freepik

O Golden Retriever é um cão que está cada vez mais popular, por ser carinhoso, tranquilo e desenvolver uma incrível relação de parceria com todo o seu grupo.

Uma das raças de cães mais leais e obedientes, se integra muito bem à família e, consegue conviver bem tanto com os humanos quanto com outros animais.

Como cão de companhia, ele é muito alegre, amistoso e, consegue ser muito amigo de todos. Ele tem inclusive um comportamento de submissão.

cadela

Cadela – Foto: Freepik

Originalmente, a raça foi desenvolvida na Escócia, para suprir a necessidade dos caçadores de recuperar a presa sem danificá-la.

Havia então a necessidade de se chegar a um cão forte, ativo e resistente, que fosse obediente e, que conseguisse pegar a caça.

Além disso, era desejável a habilidade de se locomover tanto na terra quanto na água. O temperamento tranquilo também era desejável nesse caso.

O Golden Retriever ama estar ao lado das pessoas e, é muito fácil de treinar, Justamente por isso, ele está entre as raças mais queridas atualmente. É inclusive escolhido como cão guia e cão de terapia.

Vale salientar aqui que o Labrador Retriever também tem características muito próximas e, por isso também é um excelente companheiro.

2. Pastor Alemão é uma das raças mais leais e obedientes

Pastor Alemão

Pastor Alemão. Fonte: Portal do Dog

O Pastor Alemão está entre as raças mais leais e obedientes que existem atualmente. Por muito tempo eles foram bem populares e, hoje em dia perderam espaço para algumas outras raças.

A raça surgiu primeiramente na Alemanha, por volta de 1800 e, logo se disseminou pelo mundo, tornando-se parte da guarda de vários locais.

Muito forte e cheio de energia, esse é um cão que se propõe a realizar as tarefas que lhe forem conferidas.

erros de tutores novatos

Pastor alemão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Mas ela vai além de tudo isso. O Pastor Alemão é um cão muito leal, afetuoso e companheiro das pessoas da sua família.

Por mais que sejam acostumados com o trabalho, são muito afetuosos. Ademais, são ciumentos e, extremamente territorialistas.

Por isso, o treinamento exige um pouco mais de habilidade e firmeza.

3. Dachshund é um cão pequeno e muito leal

Dachshund

Dachshund. Fonte: Freepik

Entre as raças de cães mais leais e obedientes está o Dachshund. Com porte pequeno, essa é uma raça destemida e, que está sempre ao lado dos tutores.

Mas essas características têm uma boa explicação. A raça foi criada na Alemanha e, teve os indivíduos selecionados com características adequadas para a caça de pequenos animais.

As perninhas curtas e fortes são excelentes para cavar buracos na terra e ajudar a encontrar coelhos e texugos.

Dachshund

Cachorro na calçada. Foto: Pixabay

Essa relação de parceria no trabalho fez a raça se tornar muito companheira dos humanos. Como resultado disso, o Dachshund é um cão muito brincalhão, que adora estar ao lado das pessoas da casa.

Mesmo tendo um corpo pequeno, a sua coragem é de um gigante. Ele está sempre pronto para defender a família de qualquer problema.

Inclusive, ele é muito engraçado e, ideal como companheiro de pessoas que se sentem solitárias.

4. Akita Inu é uma das raças mais leais e obedientes

raças de cães mais leais e obedientes

Akita Inu. Fonte: Freepik

O cão Akita Inu não é tão comum no Brasil, mas ele chama a atenção por onde passa com a sua postura imponente e a pelagem densa.

Essa é uma raça muito antiga, conhecida por ser um guardião no Japão. Ele surgiu há mais ou menos 3.000 anos, com o intuito de proteger a realeza no país.

Os cães dessa raça demonstram inteligência e lealdade, mas eles escolhem um integrante da família ao qual se dedicam plenamente.

raças de cães mais leais e obedientes

Akita e crianças podem ser amigos – Foto: Freepik

Com o escolhido, o Akita desenvolve uma relação quase totalmente inabalável e, é capaz de fazer coisas impressionantes para defender o seu tutor.

Ele já deixa bem claro isso com o seu aspecto físico. É um cão forte, robusto, que tem sempre a postura bem ereta e imponente. E ele é realmente destemido.

No entanto, a raça é territorialista e não tolera bem outros animais em casa.

5. Collie

raças de cães mais leais e obedientes

Collie. Fonte: freepik

O cão Collie é muito bonito, tem uma pelagem esvoaçante está sempre com uma expressão alegre. Em alguns momentos parece que ele está sorrindo.

A raça surgiu originalmente na Escócia, a partir de uma seleção de animais para a obtenção de indivíduos que fossem protetores e, que se dessem bem nos trabalhos de pastoreio.

O resultado disso foi um animal extremamente companheiro e fiel ao tutor, que é extremamente obediente e leal.

Essa natureza de pastoreio faz com que a raça seja extremamente cuidadosa com o bando, além de darem proteção e serem muito leais.

Com pelagem longa e exuberante, esses cães conseguem se adaptar muito bem tato à vida no campo, quanto na cidade. Têm muita energia e disposição para brincar.

Mas eles são muito dependentes de companhia. Por isso, estão entre as raças de cães mais leais e obedientes.

6. Beagle é um pequeno companheiro

raças de cães mais leais e obedientes

Tutora com seu beagle – Foto: Freepik

Beagle está entre as raças de cães mais leais e obedientes porque ama a companhia das pessoas e, está sempre pronto para brincar com o seu tutor.

Eles são adequados para pessoas de qualquer idade, desde crianças até idosos. Adoram dar e receber carinho em qualquer situação.

Os Beagles surgiram originalmente para serem caçadores de lebres e coelho. Eles possuem um faro incrível.

raças de cães mais leais e obedientes

sonhar com cachorros – Foto: Freepik

A história da raça tem divergências. Apesar de serem originários da Grã-Bretanha, pode ser que eles sejam bem mais antigos, vindos da Grécia Antiga.

O faro deles impressiona, mas às vezes eles seguem rastros de odor e, acabam se enfiando em confusão.

Independentemente da bagunça, o Beagle é muito alegre, carinhoso e companheiro. Ele é muito lindinho também e, tem uma carinha muito fofa.

7. Mastim napolitano é um gigante muito leal

raças de cães mais leais e obedientes

Neapolitan Mastiff. Fonte: Freepik

Mastim Napolitano está entre as raças de cães mais leais e obedientes da atualidade, pois é um grande guardião das propriedades e da família da qual faz parte.

Ela surgiu no sul da Itália e, aos poucos se popularizou por todo o mundo. Isso porque esse é ao mesmo tempo um cão de guarda e de companhia excelente.

Por mais que o seu tamanho o torne muito imponente, ele é conhecido como o “gigante gentil”. Ele está sempre ao lado de quem ama e, pronto para protege-los.

Por isso, é muito cauteloso com pessoas desconhecidas. Mas quando ele faz amizade, pode ser um excelente companheiro.

Conclusão

Os animais das raças de cães mais leais e obedientes estão sempre prontos para acompanharem os seus tutores, onde quer que eles estejam.

Depois de ler esse texto você já deve ter escolhido a sua raça de cão mais leal e obediente.