As raças de cães possuem variedades que muitas vezes confundem curiosos mais leigos. Como muitas raças, o Samoieda possui características únicas, como a sua cor especificamente branca ou creme.

São cachorros amorosos e apegados à sua família e a seus donos, sendo um tanto teimosos e cheios de energia.

Os Samoiedas são cães brancos, com uma pelagem espessa, amáveis e inteligentes, embora sejam teimosos. Sua aparência atrai curiosos e amantes da raça. Para quem gosta de cães que se parecem com lobos, a raça samoieda é uma excelente opção.

samoieda

samoieda – Foto: Freepik

Em muitos aspectos se assemelham aos lobos, inclusive seu temperamento de gostar de andar em bando, além de seus aspectos físicos parecerem com lobos polares.

Seu corpo é bem definido, como o de um atleta. Sua musculatura permite que os samoiedas consigam se movimentar de forma rápida, possuindo força para escalar montanhas de forma mais eficaz.

São cães ágeis, fortes e costumam gostar de esportes. Por causa de sua pelagem espessa, os samoiedas não se adaptam muito em ambientes quentes, além do que necessitam de espaços grandes para manter seu porte atlético e fazer suas brincadeiras.

Costumam brincar com outros cães e crianças, são conhecidos por seu temperamento amigável, e não costumam ser agressivos.

Características físicas

Os Samoiedas possuem uma pelagem branca e espessa que os tornam resistentes ao frio, não se adaptando aos locais mais quentes como em algumas localidades brasileiras.

samoieda sorrindo

samoieda sorrindo – Foto: Freepik

Suas cores são brancas, porém podem se apresentar com cores creme, que também são aceitas pelas entidades responsáveis pelas raças de cães.

Sua mordedura é em forma de tesoura, possuem o focinho um pouco mais longo e as narinas possuem a cor preta ou marrom. A cauda possui pelos longos, macios e espessos, além de se apresentarem em forma de caracol.

Tamanho e Peso

Seu tamanho varia entre 46 e 56 cm, e são considerados cães de médio e grande porte, dependendo de sua altura e seu peso. Pesam entre 23 a 30 kg, dependendo do tipo de alimentação que consomem.

Quanto ao peso dos samoiedas, os cães que possuem uma rotina de atividade física costumam ter o peso mais baixo, porém o metabolismo do cachorro interfere diretamente em seu peso e seu tamanho.

samoieda

samoieda – Foto: Freepik

Sua aparência é semelhante a ursos de pelúcia, e por esse motivo são bastante procurados por pessoas de todas as partes do mundo.

Os Samoiedas pretos existem, porém não são aceitos como cães da raça samoieda, e acredita-se que sua cor preta se deve à uma mutação genética ainda não explicada, e por esse motivo ainda não foram oficializados.

Temperamento

Os cachorros da raça Samoieda são cães muito apegados a seus donos, e por esse motivo ficam emotivos quando são deixados sozinhos em casa.

São amantes das crianças e costumam se dar bem com outros cães, sendo uma boa opção para quem quer ter um samoieda em casa mas já possui outros cães no local.

samoieda

samoieda – Foto: Freepik

São cães altamente energéticos, sendo por muitas vezes brincalhões e desastrados, precisando afastar objetos que possam feri-los sempre que se apresentarem inquietos e agitados.

Ao serem deixados sozinhos ou serem estressados, costumam roer os objetos dos familiares da casa e tendem a latir.

Inteligência

São cães teimosos e não muito obedientes, e são constantemente indicados para adestramento profissional. Não são cães de fácil adestramento por causa de seu temperamento independente, porém com certos esforços é possível adestrá-los.

Embora sua teimosia seja um grande problema, os samoiedas possuem inteligência mediana, o que pode ser mudado através de sua criação.

São pouco territorialistas, e acabam sendo carinhosos com estranhos se acostumados a receberem visitas e carinho de pessoas que não vivem na casa.

Samoieda e as Crianças

Para quem tem crianças em casa, os samoiedas são uma excelente opção. Eles possuem uma tendência a se apegarem às crianças, principalmente as de sua família por conviverem com elas, e gostam de brincadeiras.

samoieda e criança

samoieda e criança – Foto: Freepik

As crianças costumam gostar de cães dóceis e fofos, como os cachorros da raça samoieda, pela sua aparência de pelúcia e seu carisma que logo contagia a qualquer criança ou adulto por quem sejam vistos.

Filhotes

Ao terem filhotes, os samoiedas se apresentam bastantes apegados e protetores. Durante a amamentação costumam se isolar um pouco mais do que costumam para atender às necessidades de seus filhotes e para amamentação.

filhotes de Samoieda

filhotes de Samoieda – Foto: Freepik

Após esse período, os samoiedas acabam deixando que os seus familiares se aproximem de seus filhotes para que os conheçam, e logo são socializados na casa, fazendo-os participarem das brincadeiras e do convívio em geral.

Por causa de seu apego ao dono, quando estes falecem, os samoiedas acabam se entristecendo e podem evoluir para o adoecimento e para a depressão, que se não forem bem tratados podem levá-los à morte prematura.

Nesses casos, é aconselhado que os familiares tentem habituá-los em outras atividades, no intuito de esquecer a dor e a solidão causada pela ausência de seu falecido dono.

Além disso, você sabe qual a raça que parece urso?

Origem do Samoieda

A origem dos Samoiedas, algumas controvérsias surgem, e isso devido à grande incerteza do local exato em que surgiram, e de haver poucos dados documentais.

Porém, acredita-se que eles tiveram sua origem na Alemanha e eram usados para puxar trenós pelas geleiras da Sibéria por caçadores de pequenos vilarejos, além de serem usados para o pastoreio de rebanhos em outras localidades.

Eles são da mesma família dos cães da classe spitz, que é uma classe de cães que descendem de lobos, e se diferenciam por causa de sua cor branca e o focinho que é um pouco mais alongado do que os demais cães da classe Spitz.

Filhote branco da raça Samoieda representa cães no verão

Foto: Freepik

Alguns estudiosos das origens de raças caninas chegam a dizer que os Samoiedas vieram das regiões do norte da Rússia e eram usados para o pastoreio de renas da região.

A raça Samoieda é considerada como sendo uma das raças de cães mais puras do mundo, e por esse motivo, a raça possui sua cor mais homogênea do que os cachorros de outras raças.

Ancestrais: lobos cinzas

Seus ancestrais são os lobos cinzas, que cruzaram com o Husky Siberiano e o Chow Chow, e isso explica suas semelhanças com os lobos.

No século XVII, alguns exploradores de diversas partes do mundo foram para a região da Sibéria para pesquisas e trabalhos nas geleiras e vilarejos locais.

Contudo, ao se depararem com os cães da raça Samoieda, passaram a se interessar por eles, e logo trouxeram seus filhotes para vários países da Europa. 

cachorro comendo abóbora

cachorro comendo abóbora – Foto: Freepik

Os exploradores usavam os cães como companheiros durante suas expedições em regiões de geleiras, e os ajudavam a sobreviver em locais frios através da caça e ajudando no deslocamento.

Os Samoiedas passaram a fazer parte de várias famílias da Europa, inclusive da família Real da Inglaterra. Alguns nobres ingleses adotaram vários cães da raça, levando-os a exposições mundiais, rendendo-lhes muitas premiações em todas as partes do mundo. 

Em 1952, a Federação Cinológica Internacional passou a decretar a padronização e o reconhecimento da raça samoieda, fazendo com que fossem publicados documentos de padronização e especificação da raça para o mundo todo.

Isso se deve porque um casal inglês mostrou os cães samoiedas em uma exposição que ocorreu em 1892 na Inglaterra, tornando-os conhecidos em toda a Europa, e da Europa para o mundo.

Cuidados do Samoieda

Os cachorros da raça Samoieda são cães sensíveis, com tendência a viver no frio. Os cães que vivem no frio não possuem muita afinidade para viver em locais quentes, e isso pode ser prejudicial para os cães da raça samoieda, embora eles consigam viver em outros locais. 

Em locais quentes, os samoiedas acabam soltando pelo por toda a casa, o que não é um bom sinal, já que seus organismos são programados para passar pelo processo de troca de pelagem apenas duas vezes ao ano.

Samoieda comendo milho; Foto Freepik

Durante esse período é necessário que o samoieda tome mais banhos na semana e seja escovada sua pelagem diariamente para ajudar na troca de pelo.

É aconselhável que os samoiedas passem mais períodos em locais frios do que em locais quentes, para evitar o adoecimento e a troca de pelagem excessiva.

Os shampoos para este tipo de cães é específico para pelagem macia e longa, ajudando na escovação dos pelos, evitando o surgimento de nós, que são capazes de causar ferimentos. Além disso, é importante que se mantenha a higiene do samoieda, sendo vermifugados sempre que necessário.

Alimentação

Os cuidados com a alimentação dos samoiedas devem ser indicados de preferência pelo médico-veterinário, pois requer uma certa exclusividade. Porém, basicamente é uma dieta com baixo teor de calorias, para que o cãozinho não desenvolva complicações como diabetes ou a obesidade animal. 

Quanto à obesidade, é importante que o samoieda tenha uma prática rotineira de atividades físicas, pois eles possuem tendências esportivas devido sua ancestralidade que devem ser mantidas ao longo de suas vidas.

Expectativa de vida do Samoieda

Os samoiedas possuem uma expectativa de vida que varia de 10 a 12 anos, e a vida que levam pode alterar essa expectativa para mais ou menos tempo.

samoieda com outro cachorro – Foto: Freepik

Embora eles não vivam tanto quanto cães de outras raças, a sua expectativa de vida está dentro da média padrão de vida que um cãozinho pode ter, e eles não costumam adoecer com muita frequência.

Doenças mais comuns

A raça Samoieda pode desenvolver qualquer tipo de doença, porém algumas delas são mais comuns, como por exemplo o glaucoma, a diabetes e o hipotireoidismo.

É aconselhável que os tutores de cães da raça samoieda se atentem para algumas dessas doenças, que tendem a surgir durante a velhice, mas podem aparecer em qualquer fase da vida.

Adestramento do Samoieda

Para a comodidade de todos os membros da casa, é aconselhável que os cães da raça samoieda passem por um processo de adestramento logo no começo de suas vidas, pois tendem a serem mais teimosos do que cães de outras raças, além de que costumam a aprender de forma mais lenta.

samoieda branco – Foto: Pixabay

Isso se dá por causa do caráter independente que os samoiedas possuem, e reflete em seu comportamento de forma mais intensa. Durante esse processo de adestramento, é importante que todos os membros da família participem, no intuito de acelerar o processo de aprendizagem e também tornar a relação homem-animal ainda mais confiável.

Vacinação

Manter a Vacinação em dias é uma obrigatoriedade para todos os cães da raça samoieda. Sob a responsabilidade do tutor, é importante que o cãozinho seja acompanhado por um veterinário, fazendo exames de rotina e identificando possíveis problemas de saúde com antecedência. 

Além disso, é importante observar mudanças no temperamento do samoieda, que é um forte indício de doença, e nestes casos deve ser levado para consulta médica.

A vacinação animal é uma segurança para o pet, para a família que vive na casa e para toda a vizinhança, uma vez que as doenças contagiosas possam surgir a partir do animal e passar aos humanos, como no caso do calazar.

Curiosidades sobre o Samoieda

  • A raça samoieda é tida por muitos como a raça mais pura entre as raças de cães, e por causa disso, a padronização das cores branca e creme são fortes indicadores da raça samoieda.
  • Eles são muito amorosos, e por assim dizer, acabam se estressando bastante ao serem abandonados. É de suma importância que as pessoas que desejam adotar um samoieda tenham forte convicção de que realmente estão dispostos a cuidar deles até o fim de suas vidas, pois eles não são muito bons em se adaptarem em mais de uma residência.
  • Ao ficarem ansiosos, os samoiedas acabam latindo de forma intensa, além de cavar por todo o terreno em que estiverem.
  • São cães que gostam de caçar, e por isso eles acabam se aventurando muitas vezes, podendo fugir de casa para enfrentarem boas caçadas. Nestes casos, existe uma grande possibilidade dos Samoiedas se perderem, uma vez que estão dispostos a qualquer coisa para atingir seus objetivos.

É importante sempre dar amor e carinho para os cães da raça Samoieda, uma vez que são feitos basicamente para amar e cuidar de suas famílias.