O Sheepadoodle é um cachorro conhecido por ser brincalhão, inteligente e ativo. Originalmente, a raça surgiu nos Estados Unidos na década de 1960. 

A raça teve origem a partir de diversos cruzamentos realizados entre indivíduos das raças Poodle e do Old English Sheepdog.

No início, houve a seleção de características referentes ao aspecto da raça como cão policial. Mas conforme o tempo foi passando, os exemplares começaram a ser usados como animais de companhia. 

Você tem ou já pensou em ter um Sheepadoodle? Então, veja a seguir quais são as principais características dessa raça super brincalhona e amigável. 

Sheepadoodle

Cachorro no escritório deitado e de ligua pra fora. Foto Freepik

Temperamento do Sheepadoodle

O Sheepadoodle é conhecido por ser principalmente uma raça extremamente dócil, brincalhona, companheira e leal com as pessoas. 

Sendo assim, esse é um ótimo animal de companhia, que costuma se dar muito bem com o ser humano. 

Além de conseguir interagir com pessoas de todas as idades, a raça é considerada esperta, inteligente e, que consegue desempenhar as atividades propostas com grande facilidade. 

 Como parte disso, a raça é bastante conhecida pela sua obediência e capacidade de atender aos comandos dos seus tutores. 

Dócil e brincalhão, o cão tem um relacionamento excelente com as pessoas da família, independentemente da idade delas. 

Da mesma maneira, a relação do cachorro com outros animais também costuma ser muito boa e, dificilmente um cachorro da raça vai estranhar outro animal que esteja no mesmo ambiente que ele. 

Sheepadoodle personalidade

O Sheepadoodle é considerado um excelente cão de companhia e, isso se deve principalmente à sua docilidade e capacidade de conviver tranquilamente com pessoas e animais. 

No entanto, não se deve esquecer jamais que esse é um cão que inicialmente foi criado como sendo de guarda. 

Por isso, faz parte dos instintos dele se manter sempre bem atento ao que está acontecendo ao seu redor. 

Dessa forma, pode ser que movimentações estranhas deixem o animal agitado e, é preciso ter um pouco de cuidado em relação a essa questão. 

Alterações no ambiente podem deixar o cão bem agitado e, até mesmo provocar modificações indesejadas no seu comportamento. 

Cuidados com o Sheepadoodle

Apesar de poder viver em apartamentos, é indicado que o Sheepadoodle viva em casas maiores, que tenham quintais com espaço para ele correr. 

Pelo menos alguns minutos de manhã e alguns minutos na parte da tarde são fundamentais para que o animal possa se exercitar, se divertir e gastar energia. 

Se o tutor viver em uma casa pequena ou apartamento, é preciso que arrume um lugar onde o cão possa se exercitar. 

Pelo menos meia hora de caminhada diária é fundamental para garantir a saúde física e mental do cão. 

O gasto energético diariamente é muito importante para diminuir os níveis de estresse do animal. 

No entanto, deve-se ter cuidado com os animais da raça porque uma vez que eles possuem instinto de guarda, podem sair correndo e fugir dos seus tutores. 

Por isso, é importante que o quintal seja fechado, de modo que o cão não consiga fugir. Da mesma forma, os passeios na rua devem acontecer com guias resistentes. 

Atividades ao ar livre estimulam o raciocínio 

O Sheepadoodle é um cão inteligente e que tem um alto nível de energia. Por isso, ele precisa de estímulos físicos e mentais. 

É melhor ainda se os dois ocorrerem de forma simultânea, fazendo com que o cão faça uso da sua inteligência e se desenvolva cada vez mais. 

Dessa forma, mesmo que as caminhadas ao ar livre sejam importantíssimas para a saúde física do animal, planeje brincadeiras mais estimulantes. 

Procure estimular o raciocínio do cão e fazer com que ele realmente se interesse por aquilo que lhe foi proposto. 

Cuidados com os filhotes 

O filhote de Sheepadoodle não tem muitas demandas específicas em relação ao animal já adulto. 

No entanto, assim como acontece com qualquer raça, é fundamental que o animal seja vacinado na hora certa. 

A alimentação para os filhotes também é muito importante, uma vez que eles estão em pleno desenvolvimento e necessitam de nutrientes suficientes para isso. 

Além disso, a socialização é importantíssima. Sendo assim, a partir do momento que o cão completar o esquema vacinal, é necessário começar a passear com ele. 

O contato com pessoas e outros animais é fundamental para o cachorrinho crescer confiante, tranquilo e pouco estressado. 

O adestramento também precisa começar logo cedo, para que assim se evite comportamentos inadequados, inclusive aqueles que possam colocar a própria vida do pequeno pet em risco. 

Saúde do Sheepadoodle

O Sheepadoodle é uma raça considerada saudável. Apesar disso, nenhum cão está completamente livre de desenvolver alguma doença uma hora ou outra. 

Existem alguns probleminhas que são bem comuns e que ocorrem com mais frequência, como é o caso da displasia de quadril e catarata. 

Ambos se devem a fatores genéticos e, para evita-los é preciso realizar apenas cruzamentos responsáveis, selecionando muito bem os indivíduos para evitar problemas. 

A catarata geralmente surge nos animais mais velhos e, ocorre quando o cristalino dos olhos se torna opaco. 

Essa coloração toma conta da superfície ocular pouco a pouco, até que chega um momento em que o animal se torna completamente cego. 

Nos cães maiores e mais pesados, é comum observar o aparecimento da displasia de quadril, que é uma doença degenerativa, que acomete os ossos e as articulações.

Essa é uma doença também hereditária, que acomete a articulação do quadril, ocasionando muita dor e dificuldade para a realização dos movimentos. 

Mesmo que não haja uma cura para isso, existem alguns tratamentos que possuem boas respostas na diminuição da dor. 

Além das diferentes intervenções cirúrgicas e terapias com medicamentos, algumas mudanças no próprio ambiente também podem ajudar a dar mais qualidade de vida para o animal. 

Sheepadoodle

Cachorro na neve. Foto Freepik

Principais cuidados com a higiene e saúde 

Quando se fala no Sheepadoodle, deve-se lembrar imediatamente que esse é um cão que tem muitos pelos espalhados pelo corpo. 

Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a sua higiene de forma geral, dando uma atenção ainda mais especial a escovação da pelagem. 

É necessário escovar o animal pelo menos três vezes por semana, para evitar que surjam nós e, também para remover os pelos mortos e sujeiras que fiquem presas na pelagem. 

Não é preciso lavar o cão com muita frequência. Você pode fazer isso uma vez por mês ou até menos. 

É importante nunca lavar o cão em dias mais frescos ou demasiadamente úmidos. Caso você precise muito dar um banho no seu amiguinho, seque-o com um secador para evitar que os pelos e a pele fiquem úmidos. 

A tosa também é um aspecto bem importante para essa raça, uma vez que a pelagem cresce sobre os olhos e é preciso aparar com frequência para evitar problemas de visão. 

Também se pode cortar a pelagem do corpo todo se necessário ou de acordo com as preferências do tutor. 

Higiene das unhas e orelhas 

As unhas dos cães crescem assim como a dos humanos, mas os animais que caminham em terreno áspero costumam gastar as garras. 

No entanto, muitas vezes elas crescem demais, dificultando a locomoção do animal e provocando desconforto. 

Dessa forma, é muito importante aparar as unhas, evitando-se assim problemas. Mas tenha bastante cuidado, uma vez que essa região é bem sensível. 

Então, é ideal levar o cão ao médico veterinário ou pet shop porque o profissional é capacitado para fazer isso sem ferir o animal. 

Por fim, assim como para qualquer cachorro, as orelhas do Sheepadoodle merecem a máxima atenção. 

Pelo menos uma vez por semana você deve examinar a região, para garantir que ela esteja livre de sujeiras, inflamações ou infecções. 

Atenção à alimentação 

O Sheepadoodle merece uma atenção especial em relação à sua alimentação, uma vez que a raça é conhecida por ter uma certa sensibilidade gástrica. 

Dessa forma, é primordial que a qualidade da alimentação seja excelente, evitando-se assim que o animal desenvolva problemas de saúde relacionados a isso. 

O alimento escolhido deve ser capaz de oferecer ao animal todos os nutrientes e vitaminas de que ele necessita para se desenvolver muito bem e manter a saúde plena. 

Além disso, a cada fase da vida do animal, existe um alimento mais adequado, desenvolvido especificamente. 

Dessa forma, escolha sempre uma ração que seja adequada para a idade do cão, sobretudo no caso dos filhotes e idosos, que necessitam de uma atenção especial. 

É preciso controlar também as quantidades e, adequar elas ao nível de atividade física do animal, peso dele, entre outras características. 

Se você quiser, pode se basear nas quantidades recomendadas na embalagem da ração, mas é ainda melhor se o calculo for personalizado para o seu pet. 

A quantidade diária recomendada precisa ser dividida entre duas ou três porções, para que o cão ingira quantidades menores de uma só vez. 

Características da raça 

Primeiramente, é importante deixar bem claro que os Sheepadoodles são animais que surgem a partir da mistura de duas raças diferentes. 

Ou seja, esses cães não são puros como os seus pais, que são Old English Sheepdog ou Poodle. Dessa forma, é mais difícil conseguir prever as características deles. 

Como os cruzamentos são recentes, ainda não existe um padrão estabelecido e nem animais que sejam tão puros que gerem descendentes com características fixas. 

No que diz respeito às cores, esses animais apresentam padrões diferentes de coloração preta e branca. 

Alguns exemplares podem nascer completamente pretos, enquanto que outros podem ser cinzas. Tudo depende da genética dos cães, ou seja, das características herdadas dos seus pais. 

Da mesma forma, o tamanho também não é muito previsível. Como a raça é nova, não há ainda um padrão dos cruzamentos. 

Sendo assim, pode-se usar exemplares de Poodle de qualquer tamanho, o que afeta diretamente as medidas dos descendentes. 

Na maioria dos casos, utilizam-se exemplares de Poodle padrão e, nesse caso realmente espera-se que nasçam filhotes de porte médio a grande. 

Sheepadoodle

Fonte: Instagram – zucca.mozza.thedoodlesisters

Personalidade do Sheepadoodle

Quem convive com um Sheepadoodle, geralmente afirma que esse cão é muito adorável e animado na maior parte do tempo. 

Sendo assim, ele adora fazer atividades e brincadeiras junto com o tutor. Por outro lado, é um cão carinhoso e tranquilo, que gosta de deitar no pé do sofá no fim do dia. 

Por terem a genética de um cão de pastoreio, esses animais são muito enérgicos e demandam um pouco de atividade física ao ar livre todos os dias para se sentirem tranquilos. 

Obediência e lealdade são duas das características mais marcantes dessa raça. Mas é importante começar a treinar o filhote desde cedo para garantir a boa convivência. 

O cruzamento leva ao nascimento de animais muito inteligentes e fáceis de treinar. Mas quando filhote, o Sheepadoodle pode ser barulhento e um pouquinho teimoso. 

Apesar dessas características, a raça é conhecida mesmo é pela sua inteligência e capacidade de se conectar ao tutor de maneira incrivelmente profunda. 

Mas isso também faz com que os cães tenham dificuldade de ficar sozinhos em casa por longos períodos. Então, o tutor deve se atentar a essa questão. 

O Sheepadoodle com crianças e outros animais 

Como o Sheepadoodle descende do Old English Sheepdog, a característica mais marcante da raça é o instinto de pastoreio. 

Sendo assim, por mais que eles sejam carinhosos e tranquilos, é preciso monitorar o que fazem em relação a crianças e outros animais porque podem apresentar instinto de perseguição. 

Muito afetuosos e equilibrados, esses animais ficam felizes ao lado de crianças e, adoram brincam com os pequenos, uma vez que esses têm tanta energia. 

No entanto a raça é conhecida por dar pequenos beliscões no calcanhar das crianças, cuidando dos pequenos como se fizessem parte do seu rebanho. 

Obviamente, por mais que a raça seja predominantemente gentil, é importante que as crianças aprendam a como lidar com o cachorro, respeitando os seus limites. 

Em relação a outros animais de estimação o Sheepadoodle costuma ter uma boa tolerância, inclusive em relação a animais de outras espécies, como gatos. 

Para evitar problemas, é fundamental que seja feito um trabalho de socialização desde cedo. 

O Sheepadoodle é um cão alegre, vivaz e, que se dá bem com as pessoas e animais da família. Por isso, ele é adequado para praticamente qualquer pessoa.